quinta-feira, 3 de julho de 2008

Esposas de bombeiros militares fazem protesto na solenidade de 10 anos de criação da companhia no Estado.

Na tarde desta quarta-feira (02) foi realizada uma dupla comemoração no Comando Geral do Corpo de Bombeiro do Estado de Rondônia,em Porto Velho. Através da solenidade que contou com a presença do governador do estado, Ivo Cassol, a companhia comemorou 10 anos de criação no estado e ainda o dia nacional da corporação dos bombeiros militares.
Porém a comemoração acabou sendo marcada pela manifestação das esposas dos bombeiros militares, que fazem parte do Movimento Pacifista das Mulheres dos Bombeiros. As manifestantes apareceram com faixas e flores reenvidicando melhorias de trabalho e reajuste salarial dos maridos.
Em entrevista, o governador Ivo Cassol disse que não pode fazer milagre, pois é praticamente impossível corrigir todos os erros que os gestores antigos deixaram. Mesmo assim, garantiu que nos próximos dias o Governo do Estado irá conversar com a categoria e com oficiais, sargentos, cabos e também com os soldados para tentar fechar um acordo.
“Não precisamos de intermediários para resolver isso”, referiu-se o governador à manifestação das esposas. “O governo paga em dia o salário dos servidores e se eu poder amanhã melhorar a vida de todos eu vou melhorar, agora eu jamais colocarei em risco o pagamento do salário dos demais ”, disse Cassol.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Nunes Pereira, foi até às manifestantes para tentar acalmar os ânimos das mulheres e afirmou que o reajuste salarial está sendo estudado e que o governador informará até o dia 30 deste mês de julho, percentual do reajuste para a classe.
A reportagem tentou entrevistar alguma das mulheres que estavam na manifestação, mas nenhuma quis falar temendo represálias.
Ainda no evento o governador aproveitou para entregar quatro caminhonetes L-200 e cinco motos para a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus).
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades estaduais, tais como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos de Oliveira, o secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, tenente-coronel Evilásio Silva Sena e o alto escalão da Polícia Militar e dos Bombeiros. Os familiares dos bombeiros militares também se fizeram presentes nas homenagens.