quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Deputados bolivianos fogem para o Brasil durante a madrugada

No final da tarde desta quarta-feira ( 10), um grupo de oito deputados bolivianos foi abordado no aeroporto de Riberalta (BO) por manifestante que pedem a autonomia do departamento do Beni. Os autonomistas , como são chamados os opositores do presidente Evo Morales tiveram que abandonar o avião e empreenderam fuga via terrestre durante a madrugada até o município fronteiriço de Guayara-Mirim.
Contando com a colaboração do consulado brasileiro no país vizinho, os parlamentares bolivianos atravessaram o rio Mamoré durante a madrugada e neste momento se encontram na sede da Polícia Federal em Guajará Mirim, aguardando um avião que está vindo de La paz para resgata-los.
De acordo com o site La Ventana de Riberalta, Membros do Comité Cívico Regional e da União da Juventude Riberalta, armados com pausa e rojões, lançada na véspera de instituições estatais, a realização da expulsão dos funcionários e do fechamento das instituições govenamentais, exigindo o retorno do IDH e reconhecimento para o processo de autonomia. Por volta do meio dia, centenas de sindicalistas e motaxistas, liderada por líderes cívicos, advertiram no aeroporto que, se as aeronaves militares aterrisassem, a população iria reagir imediatamente, expulsando-os. Um grupo ficou de vigilia no aeroporto.. A turba seguiu até as dependências de Migrações, onde o responsável pelo local, Elias Rivera, foi espancado pelos sindicalistas, ficando lesionado no rosto e danos em alguns gabinetes. O presidente da Comissão Civica, Mario Aguilera, exigiu a retirada do Exército e o fechamento dos escritórios de arrecadação de impostos, afim de evitar esses confrontos. Os militares encarregados, retiraram as tropas e fecharam as portas do escritório de impostos, acalmando os animos da multidão.
Por volta de 16 horas, novo ataque foi realizado, que alcançou grande violencia em razão da recusa dos responsáveis pelo fechamento dessas unidades, conforme relatado pelos líderes. Vidros quebrados, prateleiras destruídas, correspondência e equipamentos jogados no chão foram o resultado da passagem de turba.
Outras medidas tomadas pelos sindicalistas, comite civico e mototaxistas foi o fechamento do terminal e ao bloqueio de estradas que se iniciou na parte da tarde, embora vários grupos detêm vigília permanente nas rotas de saida da cidade.
Os parlamentares bolivianos que se encontravam refugiados no Brasil são Bernardo Montenegro, José Pimentel, Antônio Sanches, Edgar Valeriano, Ricardo Aillon, Javier Zabaleta, Arturo Morillo.
Eles foram escoltados por policias militares, policias federais e por cerca de 60 homens do Exercito Brasileiro, está é a segunda vez que autoridades Bolivianas contam com a ajuda da segurança Brasileira, no mês passado foi o Presidente Boliviano Evo Morales que chegou refugiado em território Brasileiro.