sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Guajará Mirim vai ter praia limpa e rio vivo no festival

Projeto praia limpa, rio vivo faz limpeza e conscientização no festival de praia de Guajará Mirim. A partir deste final de semana a educação ambiental da Secretaria estadual do meio ambiente (Sedam) promove gincanas, pit stops, mutirão de limpeza e orienta banhistas para conservação das praias e dos recursos hídricos. O projeto praia limpa, rio vivo esteve nos quatro últimos eventos de praia do estado que tiveram aproximadamente 26 mil pessoas presentes. O trabalho de sensibilização vai ser realizado em todos os festivais e tem como prioridade manter as praias livres de lixos.
Segundo informou a gerente do núcleo de ecologia, Kátia Casula, para a realização dos festivais é necessário ter autorização do órgão ambiental do estado em que às exigências são; proceder de forma adequada ao gerenciamento dos resíduos sólidos e líquidos gerados durante o evento, fazer coleta, transporte e disposição adequada, disponibilizar banheiros químicos, em números suficientes ao público de forma a atender satisfatoriamente a todos os banhistas. A autorização não permite o corte das matas ciliares. Caso as determinações não sejam atendidas, implica em sansões penais.
De acordo com dados das prefeituras foram coletados cerca de 13 mil toneladas de lixos, ao todo, durante os eventos realizados em Jacy – Paraná, Pimenteiras, Monte Negro e Fortaleza do Abunã.
Os próximos eventos que o projeto vai estar são nos festivais de praia do Lago Cujubim (Porto Velho), Costa Marques, Machadinho e Buritis. e começa hoje em Guajará-Mirim, um dos festivais mais esperados, o evento reuni centenas de pessoas no balneário do Célio a cerca de 25 quilometros de Guajará.