sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dnit anuncia decreto legislativo para construção da ponte sobre o rio Mamoré

O Plenário do Senado Federal, em Brasília, aprovou na última terça-feira (09), projeto de decreto legislativo que ratifica acordo internacional assinado pelo Brasil. Trata-se do acordo entre Brasil e Bolívia para a construção de uma ponte sobre o rio Mamoré, entre as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia e Guaymamerín, na Bolívia. Um importante propósito de impulsionamento e desenvolvimento da infra-estrurura física de integração Sul –Americana.

De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte, Dnit, Miguel de Souza, o processo de licitação da ponte será feita ainda este ano e as obras iniciadas em 2010. O diretor lembrou ainda que esta ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, “Saída para o Pacífico".
A construção da ponte sobre o rio Mamoré constitui compromisso internacional assumido pelo Brasil com a Bolívia há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de 1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de outubro de 1966. Por isso, ficou acordado entre os dois países que o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos, projetos e de engenharia e por fim, a construção da ponte.

Para o estado de Rondônia e para todo o país, a construção desta ponte significa um importante progresso de ligação terrestre entre Brasil e Bolívia; questão importante não só para a população local, mas para a economia brasileira com a intensificação e flexibilidade do comércio regional.