sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

90 quilos de cocaína são apreendidos durante "Operação Combate", em Guajará-Mirim

Foram apreendidos 90 quilos de cocaína oxidada (pura) hoje (12), às 00h, em Guajará-Mirim, durante a "Operação Combate". Luiz Amaro Filho, que transportava a droga em um fundo falso da carroceria do veículo e no cilindro de gás, também foi preso.
De acordo com a equipe do Departamento de Narcóticos de Guajará-Mirim, outras sete pessoas estão envolvidas com a quadrilha de tráfico de drogas e estão sendo procuradas pela polícia.
Sob a coordenação do delegado regional de Policia civil Fernando Antônio de Souza Oliveira os policias passaram quase toda a manhã fazendo vistorias no Fiat fiorino furgão de cor branca. De acordo com Dr. Oliveira, a "Operação Combate" é uma determinação do governador Ivo Cassol e do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel PM Evilásio Sena.
A "Operação Combate" foi desencadeada com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade durante o período de festas de fim de ano, em Rondônia e já começa a apresentar seus resultados. No interrogatório Amaro disse que chegou a Guajará-Mirim no domingo e na quarta feira recebeu o carro recheado de cocaína, disse que receberia 3.000 reais pelo transporte da droga que deveria ser entregue na Rodoviária de Porto velho, para dois elementos, a história dele tem muitas contradições inclusive quanto a quantidade da droga, pra quem a cocaína seria entregue.

PROMOTORES DE POLÍCIA COMUNITÁRIA RECEBEM CERTIFICADOS.

A primeira turma de Promotores de Polícia Comunitária formada no mês de outubro no 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim recebeu o certificado de conclusão na manhã de segunda-feira, 10/12. A solenidade de entrega ocorreu no pátio do Batalhão Mamoré, com uma formatura geral, onde os agraciados um a um receberam das mãos do Comandante do Batalhão os referidos certificados.
Os Sargentos: Perez, Santos, Gilberto, Casara e Marques, concluíram o Curso de Promotor de Polícia Comunitária e agora estão com os seus merecidos certificados no curriculum. Os cabos PM: Da Silva, Calmont, Alberto, Henrique, Desmoni, Freitas, Noronha, Evaristo e Soares, também são concludentes do Curso e receberam seus certificados naquela manhã de segunda.
Do Vale, Adrison, Sampaio, Amaral, Suzana, Castro, Cleuber, Ediney, Erik, Mafra, Gilberto, Assis, Jair, Everaldo, Jeane, Moura, Emilson, J. Alves, Leila, Meira, Sales, Furtado e Nascimento, concluíram com êxito as instruções de Policiamento Comunitário e também receberam os certificados de conclusão.
Representantes da sociedade civil organizada também fizeram o Curso e já estão com seus devidos certificados de participação nas instruções de Polícia Comunitária no 6º BPM.
PM Almeida/6º BPM
Fotos: PM Almeida/6º BPM

BATALHÃO MAMORÉ ENTREGA MEDALHA A SARGENTO.

Assim como em anos anteriores a Instituição Polícia Militar de Rondônia, sempre nas atividades de comemoração ao seu aniversário de instalação agracia em todo Estado, seus membros militares com a medalha Forte Príncipe da Beira. Esta é uma das maiores condecorações militar oferecida uma vez por ano aos bravos policiais militares de Rondônia, que estão no comportamento excepcional.
Em Guajará-Mirim o 6º Batalhão de Polícia Militar cumpriu o cronograma estadual de comemoração ao 32º aniversário da PMRO. O Tenente Coronel Derzete, Comandante do Batalhão Mamoré, entregou na manhã de segunda-feira, 10/12, o certificado que corresponde a medalha Forte Príncipe da Beira ao então 1º Sargento PM Wilson Juarez Perez, lotado naquela Unidade Militar da PM na fronteira.
PM Almeida/6º BPM
Fotos PM Almeida/6º BPM


Com mais de um ano de atraso Prefeitura deve apresentar Plano Diretor até dia 18 para votação

Após mais de um ano de atraso, nesta quinta-feira (13), os secretários municipais serão os primeiros a discutirem o projeto piloto do Plano Diretor do Município de Porto Velho. A previsão é que o projeto seja apresentado e votado na Câmara Municipal até o dia 18 de dezembro, quando acontece a última sessão do legislativo municipal, afirmou a assessora especial da Secretaria Municipal do Planejamento e Coordenação (Sempla), engenheira Márcia Luna.
De acordo com o estatuto das Cidades (Lei 10.257/2001), os municípios com mais de 20 mil habitantes tinham o prazo até o dia 10 de outubro de 2006 para estarem com seus Planos Diretores prontos e aprovados pelas Câmaras Municipais.
Após a aprovação do Plano Diretor, para que esta Lei não fique apenas no papel, é necessário que o município forme o seu Conselho Municipal, composto por representantes da sociedade civil. Este Conselho ficará responsável em fiscalizar o fiel cumprimento da legislação.
Caso o Plano não seja aprovado e o Conselho montado, a partir do ano de 2008, o município de Porto Velho ficará impedido de receber verbas federais destinadas a melhorias urbanas, conforme deliberado pela 3ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em novembro deste ano.
Antes de levar o projeto na Câmara para votação, o Núcleo Gestor da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), responsável pela elaboração do Plano irá discutir o projeto também com os vereadores e com integrantes da sociedade civil organizada, ambas respectivamente nos dias 14 e 15 de dezembro e no Ministério Público.
“Nessas reuniões, iremos discutir, rascunhar e fazer as devidas adequações necessárias, finais ao encaminhamento das Leis para votação”, explicou a engenheira civil Márcia Luna.
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
A promotoria do Meio Ambiente, do Ministério Público de Rondônia (MP/RO), chegou a instaurar inquérito civil público para apurar as responsabilidades pelo descumprimento da lei.
De acordo com informações colhidas na assessoria de imprensa do MP, após compromisso firmado pela Prefeitura com a promotora, Aidee Mosea Torquato, até o início de dezembro a prefeitura teria que entregar o relatório final do Plano Diretor.
O referido relatório foi encaminhado na semana passada pela Sempla, para que a promotoria confira se o Plano estaria respeitando o Código Florestal e as Leis ambientais federais.
SOBRE O PLANO DIRETOR
O Plano Diretor de Porto Velho é composto de três Anteprojetos de Lei: O Plano Diretor em si, o Parcelamento do Solo, Uso e Ocupação do Solo. Os principais motivos para os atrasos, segundo a Márcia Luna, foram a discussão e apresentação durante o ano de 2006 às comunidades, sociedade organizada, universidades, entre outros sobre o que é o Plano Diretor e sua importância.
A questão da construção das usinas do Madeira, duplicação da BR 364, a construção da ponte sobre o rio Madeira, a construção de viadutos, a regularização fundiária, também contribuíram para atraso e adequações à finalização do Plano, explicou a assessora.
O Plano Diretor é o instrumento usado para fazer o planejamento urbano das cidades, nele são definidas principalmente as questões de trânsito, transportes, saneamento ambiental (que envolve água, esgotos, lixo, drenagem), urbanização e mapeamento dos equipamentos urbanos (localização e necessidade de inserir escolas municipais e estaduais; creches; postos de saúde; hospitais, etc).
ALGUNS PONTOS ABORDADOS NO PLANO DIRETOR
IPTU PROGRESSIVO:
Márcia Luna explicou que um dos principais focos identificados na elaboração do Plano e que deve ser combatido é a permanência dos vazios urbanos. “Essa especulação imobiliária deve acabar. Se o projeto for aprovado, o município terá o sistema de IPTU progressivo e ao final de cinco anos, se o proprietário, além de não pagar o imposto e não der nenhuma utilidade ao terreno, ficará sem o imóvel”, explicou a engenheira. Porém o projeto vislumbra várias opções para que o titular do imóvel consiga negociar seu imóvel, com o município ou com empresas privadas e pessoas particulares.
CARGA E DESCARGA:
Outro ponto que será combatido é o horário para carga e descarga de mercadorias na avenida 7 de Setembro ou outras vias de grande circulação. O horário definido será das 22h às 5h.
TRÂNSITO PESADO
A proposta de uma Alça Leste, para que os veículos pesados trafeguem até o porto sem que circulem nas áreas urbanas também é apresentado no projeto. Para agilizar o percurso até as obras das hidrelétricas, uma Alça Sul também é sugerida.
FAIXAS DE ÔNIBUS
As faixas exclusivas para ônibus apresentadas no Plano Diretor, irão beneficiar os usuários, pois tornarão o percurso mais rápido e ainda favorecem as empresas, pois sem a necessidade de muitas reduções, o consumo é menor.
SINALIZAÇÃO
Definição das vias e artérias de Porto Velho e a total sinalização. A falta de sinalização é uma das principais causas de acidentes que acontecem na capital. Em uma cidade grande, principalmente em uma capital, os condutores devem saber quando estão ou não nas preferenciais, explicou Márcia Luna.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

BATALHÃO MAMORÉ RECEBE REFORÇO POLICIAL.

Na manhã de segunda-feira, 10/12, o 6º Batalhão de Polícia militar de Guajará-Mirim recebeu trinta novos policiais militares. A PM Serrath sendo a mais antiga pela escala hierárquica foi quem apresentou os novos integrantes do 6º BPM ao tenente Coronel Derzete, Comandante do Batalhão Mamoré.
Esses PM's recém formados, na Diretoria de Ensino da PMRO em Porto Velho, foram destacados para o Batalhão PM de Guajará onde irão servir e proteger especificamente a comunidade de Nova Mamoré e o Distrito de Nova Dimensão. Vinte dos novos servidores público, sendo 8 do sexo feminino e 12 masculino, ficarão lotados na 3ª CIA da PM em Nova Mamoré e os outros 10 PM's estarão prestando serviços de segurança pública à comunidade de Nova Dimensão na Linha 28 do Projeto Sidney Girão.
O Comandante do Batalhão Mamoré, em nome de todos os integrantes daquela Unidade Militar na fronteira, deu as boas vindas aos novos companheiros de farda e que eles possam trilhar o bom caminho na nova profissão.
PM Almeida/6º BPM
Fotos PM Almeida/6º BPM

BATALHÃO MAMORÉ ENTREGA CERTIFICADOS A POLICIAIS MILITARES.

Foi na manhã do dia 10/12, que o 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim, fez a entrega de certificados aos militares daquela Unidade da PMRO. Os contemplados foram os policiais militares que concluíram com êxito a Instrução de nivelamento do conhecimento, promovida pela SENASP/MJ, realizada no estado da Paraíba em 2006.
O major PM Alcântara; os PM's James, J. Batista, Viana e Sgt PM Adão, integrantes do Grupo de Operações Especiais – GOE/6º BPM; o cabo PM Manoel Márcio da 3ª CIA PM em Nova Mamoré; as PM's Elcilene e Jeane; foram os agraciados com os certificados de conclusão das instruções militares na Paraíba. Os contemplados foram chamados um a um e receberam das mãos do Coronel Derzete os referidos certificados.
PM Almeida/6º BPM
Fotos PM Almeida/6º BPM

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

POLÍCIA COMUNITÁRIA FAZENDO A DIFERENÇA EM GUAJARÁ.

Durante dois meses a Base 2 de Policiamento Comunitário, do 6º Batalhão de Polícia Militar, colocou em prática com apoio de parceiros o projeto "Conscientização, Tabagismo, DST/AIDS e Sexualidade". O público alvo, do ousado projeto, foram os alunos da escola estadual de ensino fundamental e médio Rocha Leal.
Segundo o idealizador do projeto, Sargento PM Francisco, os objetivos foram alcançados no decorrer das palestras educativas em sala de aulas, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O graduado da PM em Guajará-Mirim, frisou que, os conteúdos foram apresentados de forma a fornecer mais conhecimentos aos participantes sobre as doenças, seus malefícios, forma de contaminação e principalmente como previní-las. Agora esperamos que os discentes com o conhecimento que foi repassado saibam se cuidar para terem uma vida melhor, disse Francisco.
O instrutor do PROERD, Sargento PM Melo Souza palestrou sobre o Tabagismo; Dr. Marcus Vinícius da ASTIR fez uma vasta explanação sobre DST/AIDS e Angelita M. L. Menezes, do Programa Sentinela orientou os alunos daquele estabelecimento de ensino acerca da sexualidade. Após as palavras dos palestrantes foi aberto espaço para perguntas, onde vários alunos não tiveram receio de tirar suas dúvidas sobre os temas proferidos. A Base Dois ainda teve a parceria da SEDUC no município e do corpo pedagógico do Rocha Leal.
PM Almeida/6ºBPM

ACIDENTE DE TRÂNSITO: Quase 4 mil vítimas atendidas no João Paulo em menos de 1 ano

Com o aumento da frota de veículos que circulam nas ruas da capital e do número de motocicletas, dado as oportunidades de financiamentos, os riscos de acidentes são proporcionalmente maiores. As vitimas, em sua maioria, são jovens entre 18 a 29 anos. Só de janeiro a outubro deste ano o hospital João Paulo II, em Porto Velho, atendeu 3.934 casos de acidentes de trânsito, de acordo com relatório de atendimento geral da unidade.
Segundo o diretor do Hospital, Roni Peterson de Lima Rudek, os atendimentos em casos de acidente de transito vem aumentando consideravelmente a cada mês. “No mês de outubro ocorreram 481 atendimento a vitimas de acidentes de transito, enquanto no mês janeiro foram 295” informou o diretor reiterando que “o demonstrativo de atendimento referente a ao mês de novembro ainda está sendo concluído pela gerencia administrativa, mas, infelizmente, a tendência é acompanhar o aumento”.
O hospital João Paulo II, por ser um das maiores unidades públicas do Estado, atende diariamente um número elevado de pacientes da capital e das cidades do interior. Outro motivo que torna a unidade a primeira opção para atendimento de vítimas de acidente de trânsito, é que ela dispõe de atendimento de urgência para traumatologia buço-maxilo-facial, que trata cirurgicamente traumatismos e deformidades faciais, dos maxilares e da mandíbula - regiões geralmente atingidas em acidentes.
Para nós é uma grande conquista poder oferecer um tratamento como esse para pessoas que não teriam condições financeiras para fazê-lo na rede particular, por ser muito caro. Os honorários de especialista em cirurgia e traumatologia Buco-maxilo-facial chegam a custar 7 mil Reais. Esse tratamento no João Paulo II está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas para o resto das suas vidas”, concluiu Roni Peterson.

Mulher é encontrada enterrada debaixo de uma mangueira na zona Sul da capital

De acordo com o Boletim de Ocorrência nº 111/2007, um estranho caso de homicídio foi constatado no bairro Nova Floresta, zona Sul de Porto Velho, na quinta-feira (06), quando a PM RE 6304, Elizabeth, ao fazer o registro do BPB, nº 467407700416, relatou que o CIOP acionou uma viatura para verificar um caso suspeito, segundo testemunhas havia algumas pessoas lavando roupas sujas de sangue em uma residência localizada na rua Apis, nº 245.
Às 11h00 da manhã, uma vez no local, a policial entrou em contato com Fabrício Freitas Lima, proprietário da casa, que disse que estava tudo em ordem e não procedia a denúncia, tanto que convidou a guarnição para entrar e olhar dentro da residência e nada anormal foi constatado pelos policiais.
Porém, por volta das 17h00, foi realizada uma nova ligação feita ao CIOP, informando que no mesmo endereço havia um corpo enterrado no quintal, embaixo de uma mangueira, quando a guarnição da polícia chegou no local, estava tudo fechado e o proprietário não se encontrava, ao entrar no quintal foi encontrado o corpo de uma senhora aparentando aproximadamente 40 anos, sem nenhuma identificação. O corpo estava enrolado em uma rede e trajava uma calça preta e blusa vermelha e estava com várias perfurações no rosto, cabeça, mãos e braços, a parte de trás da cabeça estava esfacelada.
A perícia esteve no local e o corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML). De acordo com o registro do Boletim de Ocorrência, a perícia coletou os documentos de Fabrício Freitas Lima, dono da casa, e através de sua CTPS, uma conta de luz e uma fotografia apurou que o mesmo é filho de Luzia Freitas Lima e tem 32 anos. A documentação foi entregue na Delegacia de Homicídios, onde foi registrada a ocorrência. Os policiais civis que estiveram no local apreenderam uma TV de 29 polegadas e um aparelho DVD LG.
A polícia entregou para a perícia uma faca e uma enxada que foram encontradas na residência e que podem ser as prováveis armas do crime. Duas testemunhas, moradoras da região, foram arroladas como testemunhas e constam no Boletim de Ocorrência. Até o momento o paradeiro de Fabrício, principal suspeito do crime, é ignorado.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Assaltantes trocam tiros com a polícia após roubar malote do Banco do Brasil.



Na manhã desta quinta-feira (06), aproximadamente às 7h30, dois homens armandos tentaram roubar um taxista que fazia entrega de malote no Banco do Brasil da rua Amazonas. O taxista, prestador de serviços da empresa Almeida Transportes, parou na frente do banco e aguardava o gerente da agência para entregá-lo o malote contendo documentos.
Assim que desceu do carro, dois homens que estavam em uma moto pararam ao lado do táxi, anunciaram o assalto, atiraram contra o carro e fugiram levando o malote.
Um policial que estava na frente da agência, acionou as unidades da polícia próximas ao local do assalto.
Na perseguição houve troca de tiros, e um dos foragidos identificado por André Bruno Diniz da Silva, 22 anos, levou um tiro na cabeça, e seu companheiro Mauro Uéverton Silva de Souza, 19 anos, levou um tiro na testa, mas os tiros atingiram os assaltantes apenas de raspão.
Os policiais conseguiram deter os fugitivos próximos ao conjunto residencial Nova Caiari (zona norte da capital). Mauro Souza foi conduzido até a Central de Polícia. O mesmo já tem passagem pela Central e era foragido do sistema penitenciário.
O outro parceiro de Mauro, foi levado ao pronto socorro do João Paulo II, para receber a medicação adequada ao ferimento, e logo será reencaminhado a Central de Polícia.
O malote, que continhas apenas documentos, conforme afirmado pelos policiais, foi recuperado.
As armas utilizadas pelos dois homens, um revólver calibre 38, e uma pistola 380, e a moto CG Fan, placa NDG 6457, foram apreendida e estão em poder da Polícia. Segundo consta, a moto pertence a mão de um dos assaltantes.
rondoniavivo.com/ fotos: Simão Laurindo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Menor é encontrado morto no centro do menor em Guajará-Mirim



O boliviano Uendo Ordonie Raria, 17 anos foi encontrado morto dentro da cela onde estava com mais 4 menores. Ele havia sido recolhido ao Centro de detenção do Menor na ultima segunda feira quando foi detido por atentado violento ao pudor. Ele foi preso em Nova Mamoré pela Polícia Militar, no centro de detenção ao menor que fica localizado na castelo branco no santa luzia Os monitores que trabalham no local ouviram vários gritos por volta de 05:00 da manhã, o alarme vinha da cela 01 e assim que foram verificar o que estava acontecendo os monitores depararam-se com o menor pendurado pelo pescoço em uma das grades. Uendo foi enforcado com um lençol que foi transformado em corda. O autor do crime foi um menor de nacionalidade boliviana, que foi preso a cerca de dois meses quando tentou viajar para Porto Velho levando cocaína dentro do pneu de uma bicicleta. Segundo informações dos policiais que foram ao local da ocorrência o fato ocorreu em decorrência de uma confusão entre os dois, que aconteceu no mês de junho na vizinha cidade Boliviana. O Boletim relata que Uendo teria tentado matar o menor com uma arma de fogo naquela ocasião o menor que faleceu teria efetuado três tiros em seu desafeto. Os dois se encontraram pela segunda vez está semana no centro do menor infrator, e o desfecho teve um final trágico. Assim que a morte foi constatada a Policia Militar foi acionada. A perícia também esteve no local. A morte do ainda está rodeada de mistérios, pois os menores que estavam na cela disseram que não viram, nem ouviram absolutamente nada. O delegado titular José Marcos Rodrigues Farias encaminhou todos à delegacia para prestar depoimento, O corpo do menor foi encaminhado ao necrotério do hospital regional para a necropsia, os policiais da Homicídio estão ouvindo desde as primeiras horas da manhã de hoje os demais elementos que estavam no interior do recinto.

Fotos: Policial Militar Almeida

POLICIAIS MILITARES ENTRAM NO TERCEIRO DIA DE INSTRUÇÃO EM GUAJARÁ.

O 6º Batalhão de Polícia Militar de Guajará-Mirim, cumprindo com a legislação em vigor, a qual prescreve que tanto o policial militar quanto a corporação devem zelar pelo preparo técnico e intelectual da tropa. Para atender tal necessidade o Batalhão Mamoré em Guajará colocou em prática o Programa de Instrução "Manutenção de Armamento Leve" e estar em seu terceiro dia de instruções. Onde os participantes terão nesta quarta-feira, 05/12, cinco horas aulas para se aperfeiçoarem no manuseio de Carabina Rossi calibre 38 da Polícia Militar de Rondônia.
De acordo com o Programa, em seu objetivo geral, as técnicas preparam os policiais militares para atuarem com eficiência na manutenção em 1º e 2º escalão das armas leves utilizadas na corporação. O Programa de Instrução visa também proporcionar ao PM do serviço fim, rádio patrulhamento, estar sempre com o armamento em boas condições de utilização, ou seja, desmontagem, manutenção e prevenção.
PM Almeida/6ºBPMFotos: PM Almeida/6ºBPM

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Menor é Brutalmente assassinado em Guajará-Mirim

A confusão aconteceu ontem por volta de 22:00 horas em um clube na região central de Guajará-Mirim, e envolveu vários menores em uma briga generalizada, o final da Briga foi trágico. José Rodrigo Nunes Duran 16 anos foi seguido e brutalmente assassinado por um menor de 15 anos que era conduzido por outro em uma bicileta. A ocorrência policial relata que o menor de 15 anos na companhia de um de 17 transitava de bicicleta pela Avenida 15 de novembro, quando se aproximavam da Praça Jorge Teixeira próximo ao centro cultural , o menor viu seu rival José Rodrigo Nunes duram o “Pancho” e lembrou que este havia lhe agredido minutos antes em uma danceteria, o menor de 15 anos armado com um revólver calibre 22 disparou cinco vezes à queima roupa contra “Pancho”, vindo a acertar dois tiros: um na cabeça e outro nas costas que ficou alojada no peito. “Pancho” foi encaminhado ao pronto socorro do Hospital, mas não resistiu e faleceu cerca de 30 minutos depois. Policiais militares que foram chamados ao local, receberam informações e saíram no encalço dos elementos, e após varias buscas localizaram o menor que atirou em “Pancho”, ele foi encontrado na avenida Marcílio Dias, bairro Tamandaré durante as investigações ele confessou o crime e apontou um outro elemento também menor como sendo o dono da arma. Com os dois presos a policia localizou na avenida D. Xavier Rey entre 12 de Junho e Madeira-Mamoré a arma que matou Pancho, eles foram ouvidos e flagranteados pelo delegado titular de Policia civil José Marcos Rodrigues Farias.

POLICIAIS MILITARES INICIAM APERFEIÇOAMENTO EM ARMAS LEVES.

Policiais militares lotados no 6º Batalhão de Polícia Militar de Guajará-Mirim, estão a partir de segunda-feira, 03/12, durante duas semanas pela manhã e tarde se aperfeiçoando no manuseio de armas leves de dotação da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Os mais de vinte e um policiais militares que se aperfeiçoarão no manuseio de armas da Polícia Militar são servidores que estão servindo a comunidade de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Com esta medida o Comandante do Batalhão Tenente Coronel PM Derzete espera que os participantes aproveitem o máximo das explanações teóricas e prática, feita pelos instrutores, Sargento PM Augusto e Gilmar, Sargento EB Evandro e que com certeza a comunidade é que será a beneficiada.
As instruções que os militares da PM de Guajará estão tendo faz parte do "Plano de instrução de armamento leve" do 6º BPM. Segundo o Capitão PM Sílvio, a grade do Programa de aperfeiçoamento de policiais militares do 6º Batalhão em Guajará será estendida a todos daquela Unidade Militar.
PM Almeida/6ºBPM
Fotos: PM Almeida/6ºBPM

POLÍCIA MILITAR FECHA BOCA DE FUMO EM NOVA MAMORÉ.

Mais uma boca de fumo foi fechada em Nova Mamoré, dessa vez foi a de Francisco Ribeiro do Nascimento, de 24 anos. Populares denunciaram à Polícia Militar que a mesma funcionava nas dependências do "Bar do Negão" e era conhecida na cidade por "boca de fumo do Negão" na Avenida Tercina Valdivina Nascimento, s/n bairro Planalto no município de Nova Mamoré.
A Polícia Militar fechou o cerco aos traficantes e prendeu no local, além de Francisco dono da "boca", Marivaldo Santana de Souza, de 37 anos; Adriano Elias, de 18; Francenildo Bacelar Reis, 18 e uma menor de 15 anos de idade. Todos os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil em Nova Mamoré para serem ouvidos pelo Delegado de plantão.
A PM apreendeu uma trouxinha de cocaína, um televisor LG de 20 polegadas, um receptador de antena parabólica marca Century, um aparelho de DVD Philips, um aparelho de som sem marca, duas caixas de som, dois aparelhos celulares LG, 150 reais em cédula nacional e ainda 10 bolivianos. Todos os objetos foram entregues na DPC em Nova Mamoré.
O Grupo de Inteligência do 6º BPM, teve apoio do GOE e dos PM's Franco, Hélio, Esdras, Gilberto e Camargo.

PM Almeida/6º BPM

Agente penitenciário é morto durante tentativa de fuga no Urso Branco

Na manhã desta terça-feira (04), um grupo de seis presos tentou realizar uma fuga no presídio José Mario Alves, o “Urso Branco”. Segundo informações do tenente coronel César, o agente penitenciário Fernando da Cruz Sena, foi até o pavilhão “F”, às 06h00 para fazer o recolhimento dos presos que seriam encaminhados para o Fórum. Naquele momento, os detentos renderam o agente e atiraram contra o mesmo.
Sena foi atingindo com um tiro no peito e morreu na hora. Não há informações da procedência da arma. Os presos ainda atiraram em outro agente penitenciário ainda não identificado, mas o tiro atingiu somente um dos dedos da mão do funcionário.
Ao ouvir os disparos os demais agentes acionaram a segurança interna e o Grupo de Intervenção Rápida da Seapen frustrou a ação dos presos.
A Polícia Militar foi acionada para colaborar na segurança externa. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados para recolher os feridos. Os seis presidiários e um agente foram encaminhados para o Pronto Socorro João Paulo II. O corpo do agente penitenciário morto pelos presos foi encaminho para o Instituto Médico Legal – IML.
De acordo com informações oficiais não houve mais nenhum ferido ou morto durante a ação dos detentos.

Genus perde para o Benfica de 12 a 0 na Copa Brasil

O estádio Mané Garrincha foi palco de mais uma derrota do Genus na Copa do Brasil de Futebol Feminino, jogando na tarde deste sábado (01/12) o time Grená foi derrotado pelo Benfica (MG) pelo placar de 12 a 0. Mas, mesmo com o placar elástico a goleira Rose foi considerada o destaque do jogo.
Ana sentindo o tornozelo e Nete o pé direito estão jogando no sacrifício e para a última partida o técnico Paulo Roberto perdeu a volante Michele, expulsa ainda no primeiro tempo do jogo desta tarde.
Conforme a capitã Nenê, os resultados são conseqüências da superioridade das adversárias. "Nós já sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar nesta fase, pois são verdadeiras escolas do futebol feminino e o trabalho em Rondônia está apenas começando com essa porta aberta para disputas de competições nacionais", disse.
No outro jogo, as favoritas ao título a equipe do MS/SAAD venceu o América (RJ) por 3 a 0 e continua liderando o grupo, agora com 6 pontos ganhos e saldo positivo de 14 gols, seguido pelo Benfica também com 6 pontos e saldo de 13 gols.
O Genus volta a campo nesta terça-feira (04), quando irá cumprir tabela contra o Ameéica. A partida acontece no estádio Boca do Jacaré em Taguatinga.

Acidente trágico na BR 364 mata um e fere duas pessoas.

O Funcionário Público do Estado, Robson Roberto Sabore, de 27 anos de idade, morreu na madrugada de sexta-feira, 30, BR 364 próximo à escola agrícola Auta Raupp. Mais duas vitimas foram envolvidas no acidente.
O acidente trágico aconteceu por volta das 04:00h da manhã. Robson trafegava no sentido Pimenta Bueno/Cacoal pilotando uma moto biz placa de Cacoal NBK 3537. Do outro lado da pista, no sentido contrário, uma moto CG, com placa de Cacoal, NBD 2899, com dois ocupantes, Wenis Soares Ferreira e Marcelo Rabelo Rodrigues vieram a bater de frente.
Com o choque, piloto e o carona foram arremessados para fora da pista. Robson não teve a mesma sorte, ficou caído no meio da pista e a carreta carregada de madeira passou por cima da vítima. A carreta era conduzida por Osmar Diedrichs, de Marechal Candido Rondon do Paraná. O motorista que vinha de Nova Mamoré para Curitiba lamentou por não ter conseguido frear a tempo.
O caminhoneiro contou à reportagem que havia dormido em um posto de combustível. Saiu próximo às 4 horas da manhã. Um outro caminhão havia dado sinal de luz avisando o acidente, quando ele tentou parar passou por cima da vítima, deixando o corpo esfacelado na pista.
Os envolvidos que sobreviveram ao acidente tiveram fraturas expostas nas pernas e foram socorridos ao pronto socorro com a unidade de resgate do corpo de bombeiros. Robson Roberto Sabore de França era funcionário do Devop e atualmente trabalhava no Projeto Passageiro.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Traficantes São Presos em Nova Mamoré.

O SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE NOVA MAMORÉ E O SERVIÇO RESERVADO DA POLÍCIA CIVIL DE GUAJARÁ-MIRIM COM APOIO DA POLÍCIA MILITAR, SOB COORDENAÇÃO DO DELEGADO TITULAR Dr., LOUBIVAR DE CASTRO E DO DELEGADO REGIONAL, Dr. FERNANDO OLIVEIRA APREENDERAM NA TARDE DO DIA 29/11/07, QUATRO KILOS, QUATROCENTOS E CINQÜENTA GRAMAS DE COCAÍNA.

A APREENSÃO FOI POSSÍVEL DEVIDO O MONITORAMENTO DA PESSOA DE CLAUDIO JESUS PAES, 42 MORADOR DE GUAJARÁ-MIRIM.... QUE EMBARCOU A DROGA EM SEU VEÍCULO FIAT UNO DE PLACA LAT 2158 DE COR CINZA em GUAJARÁ-MIRIM E LEVOU A NOVA MAMORÉ, ONDE SERIA ENTREGUE A ELIZEU MARTINS, 29 E CLAUDINEI NOGUEIRA DE CARVALHO, 36 ANOS.

NO ATO EM QUE CLAUDIO SE ENCONTRAVA COM ELIZEU NUM POSTO DE GASOLINA NA ENTRADA DA CIDADE FORAM SURPREENDIDOS PELOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES QUE ABORDARAM OS TRAFICANTES E NA REVISTA AO REFERIDO VEÍCULO FORAM ENCONTRADOS 05 (CINCO) TABLETES DE COCAÍNA ENVOLTOS POR FITA CREPE. EM ATO CONTÍNUO CLAUDINEI QUE CONDUZIA UMA MOTOCICLETA NXR BROS DE PLACA NDI 8835, CACOAL/RO, FOI PRESO QUANDO AGUARDAVA ELIZEU PARA TRANSPORTAREM A DROGA À CIDADE DE JI-PARANÁ.

OS INFRATRORES QUE FORAM PRESOS EM FLAGRANTE DELITO FORAM CONDUZIDOS JUNTAMENTE COM OS VEÍCULOS PARA A DELEGACIA DE NOVA MAMORÉ PARA PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.
fonte: Policia Civil
foto: Jornal o Mamoré

Traficante foragido do Urso Branco é preso em Rio Branco

Um foragido do Presídio Urso Branco, há mais de um ano se passava por um cidadão de bem morando no conjunto Rui Lino, onde tinha inclusive constituído família.
Manoel de Jesus Lima da Silva (36) foi preso na manhã de ontem por integrantes da Companhia de Operações Especiais (COE) e encaminhado à sede do Grupo de Capturas da Polícia Civil (GECAPC), de onde deverá ser recambiado para o presídio de origem.
Jesus foi preso há três anos na Estação Rodoviária de Porto Velho portando dois quilos de cocaína pura. Autuado em flagrante acabou sendo recolhido ao Presídio Urso Branco onde estão presos os bandidos mais perigosos de Rondônia. No ano passado conseguiu escapar e vir para o Acre.
A polícia de Rio Branco acredita que Manoel de Jesus continue ligado ao crime, já que trabalhando como pedreiro tinha acesso a residências e poderia facilmente prestar informações a assaltantes. Ele foi descoberto pelo Serviço Reservado da Polícia Militar e preso ontem da manhã.

TV digital chega no domingo; descubra se vale a pena entrar na onda.

Começam neste domingo (2/12) as transmissões da TV digital brasileira, em meio a uma verdadeira confusão que ainda paira sobre a cabeça dos telespectadores. Pouca gente sabe direito o que é a TV digital, como funciona e o que vai precisar para ver as tais imagens em alta definição.Há quem acredite que uma TV LCD é automaticamente uma TV digital, o que é errado; que será necessário comprar uma TV nova e enorme para assistir, o que também é errado; ou que a TV digital vem por meio de uma conexão à Internet, ou tem alguma ligação com ela (errado de novo).O UOL Tecnologia buscou as principais dúvidas, separou o que é novidade do que é mera tentativa de lhe vender um televisor novo e apresenta a seguir um mapa para que você se oriente diante da nova sopa de letrinhas que chega ao mundo da TV.A boa notícia é que, para poder aproveitar toda a qualidade de som e imagem da TV digital, você não vai precisar trocar sua velha TV de tubo. A má é que, se quiser entrar na onda agora, vai ter de gastar com alguns equipamentos, e bem mais do que originalmente se esperava.Na verdade, o processo é simples: para receber os sinais digitais em sua casa, você só precisa estar em uma área com cobertura de sinal (inicialmente em São Paulo, e ao longo de 2008 em todas as capitais), de um receptor e de uma antena UHF comum, além de sua velha e boa TV de tubo que já o acompanha há anos. Mais nada. A tecnologia não é exorbitantemente cara (mas é mais salgada do que o governo previa) e não há nenhum tipo de taxa ou mensalidade associada ao serviço.
A mudança mais visível da TV digital, que começa a ser transmitida em São Paulo neste domingo, é a qualidade de imagem. A TV analógica é sujeita a ruídos e interferência nas transmissões. Nas grandes cidades, o sinal é refletido pelos prédios e chega em múltiplas cópias, com atraso, aos receptores, ocasionando os famosos "fantasmas" na imagem. Em casa, aparelhos como liquidificadores, secadores de cabelos e máquinas de lavar podem causar interferência na imagem, como "chuviscos", quando ligados. Antenas internas são ineficientes (apesar da palha de aço...), e para receber uma boa imagem você precisa investir em uma antena externa ou, em prédios, em uma antena coletiva.A TV analógica é sujeita a estes problemas porque a imagem é codificada como variações na frequência, amplitude e intensidade de um sinal de rádio. Qualquer aparelho ou transmissor operando em uma frequência próxima pode distorcer o sinal. E se ele estiver fraco, a TV não consegue decodificar a imagem.Já as transmissões digitais são uma longa corrente (stream) de bits, zeros e uns. Variações no sinal não afetam a imagem, já que algoritmos de correção de erros permitem reconstruir (até certo ponto) pedaços do sinal que porventura tenham sido corrompidos ou perdidos. A intensidade do sinal não é crucial, basta que ele esteja presente. É como quando você está falando ao celular. Não importa se a tela mostra a força do sinal como cinco ou três barrinhas, você ainda consegue falar, desde que haja barrinhas (ou sinal)Mas ao contrário do que a indústria diz, a recepção não é apenas "zero ou um". Se houver perda severa de parte do sinal, a imagem na tela pode se tornar um amontoado de quadradrinhos coloridos, o áudio pode engasgar ou tudo pode congelar. Quem tem TV via satélite, como Sky ou DirecTV, ou já tem sinal digital na TV a cabo, provavelmente já viu algo semelhante acontecer durante uma tempestade mais forte.

Homem é morto um mês depois do assassinato de seus pais; assassino pode ser um menor

Um menor que assassinou um casal há cerca de dois meses no bairro Mariana, zona Leste de Porto Velho, pode ser o mesmo que matou nesta sexta-feira(30), Francisco Rocha Maia, 21 filho do casal morto.
O casal Felipe e Francisca Maia, eram proprietários de um comércio e morreram durante um assalto. Francisco ficou cuidando do estabelecimento após a morte dos pais e quando abriu o mercado na manhã de hoje foi alvejado com quatro tiros, não resistiu e morreu.
Segundo investigadores policiais, o suposto infrator chegou a ser preso na época da morte do casal, mas foi liberado.