quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Abertura do JOER 2007 é realizada em Guajará-Mirim

Com as presenças do vice-governador, João Cahúlla, do secretário de Educação, Edinaldo Lustoza, do vice-governador, João Cahúlla, além do deputado estadual Miguel Sena, começou na noite de quarta-feira (08) no estádio Paulo Saldanha, em Guajará Mirim, a fase regional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer-2007), certame que envolve estudantes da rede pública e privada de ensino da região do Vale do Mamoré.
De acordo com o secretário, uma das metas do trabalho promovido pelo governo estadual, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é promover um maior intercâmbio entre os estudantes das mais diversas redes de ensino do Estado, fortalecendo a política esportiva defendida pelo governador Ivo Cassol.
“O Joer tem revelado talentos para Rondônia, a exemplo dos atletas que já conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em âmbito nacional, em modalidades como judô e natação”, explicou.
Ainda segundo Lustoza, o Joer movimentará cerca de 150 mil alunos das redes
estadual, municipal e privada envolvendo cerca de 500 profissionais de Educação Física e 400 escolas rondonienses.
Na primeira fase, os jogos começam com a realização de nove fases regionais, que acontecem respectivamente nos municípios de Porto Velho, Colorado do Oeste (Cone Sul), Pimenta Bueno (Centro), Ji-Paraná (Centro Oeste), Rolim de Moura (Zona da Mata), Jaru (Noroeste), Ariquemes (Norte), Costa Marques (Vale do Guaporé) e Guajará Mirim ( Vale do Mamoré). O evento será disputado nas categorias juvenil (de 15 a 17 anos) e infantil ( de 12 a 14 anos), nas modalidades de futsal, basquete, handebol, judô, vôlei, natação, xadrez, tênis de mesa, atletismo e futebol de campo.
Abertura em Porto Velho
A abertura do JOER na cidade de Porto Velho acontece nesta quinta-feira (09), no ginásio de esportes Cláudio Coutinho a partir das 19h30min, com desfile das escolas participantes da competição, juramento dos atletas, entrada da tocha, atrações como a fanfarra da Escola Estadual Maria Carmosina, Grupo Gospel Kings, Grupo de boi bumbá Diamante Negro e apresentação dos professores de educação física das academias de Porto Velho.
O JOER teve sua primeira etapa no ano de 1974, e neste ano completa 23 anos de realização, sempre com intuito de mobilizar a juventude rondoniense numa competição saudável para aprimorar a formação estudantil dos atletas de Rondônia, com a participação direta e indireta mais de 150 mil alunos, colaboradores e simpatizantes do esporte no Estado de Rondônia.
Dando continuidade as aberturas dos jogos na fase regional, as realizações acontecem respectivamente nos municípios de Guajará – Mirim, iniciada nesta quarta-feira; Ji-Paraná, onde a abertura será nesta sexta-feira; Rolim de Moura, que começa no próximo sábado; Colorado do Oeste, no domingo; Ariquemes na terça-feira, dia 14; Jaru na quinta-feira, dia 16; Pimenta Bueno na sexta, dia 16, finalizando em Costa Marques no sábado, dia 17. O vice-governador João Cahulla presidirá a solenidade no Cláudio Coutinho.