quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Acre: Estrada para Cruzeiro do Sul será aberta amanhã

Quem mora em Rio Branco não tem dimensão da importância da reabertura da BR-364 para a população dos vales do Acre e do Juruá.” A afirmação é do líder do governo na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Moisés Diniz (PC do B), que vê a iniciativa do governo do Estado de reabrir a estrada como uma das obras mais significativas em prol dos que residem nos municípios isolados da capital.
Ele diz que o custo da passagem aérea de Rio Branco a Tarauacá é de aproximadamente R$ 300, gasto que será reduzido a partir de amanhã, já que a BR-364 será reaberta e os moradores do município poderão deslocar-se até a capital por via terrestre.
“Um quilo de tomate em Tarauacá chega a custar R$ 8 no período de inverno. No verão esse valor cai bruscamente, pois o acesso à região é facilitado graças ao ótimo trabalho que o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) realiza pelo nono ano consecutivo, integrando assim todas as cidades acreanas”, destaca Diniz.
Além da questão econômica, o deputado conta que a saúde da população que mora nos vales do Acre e Juruá também é beneficiada com a reabertura da BR. Como exemplo disso ele cita o aumento no número de pacientes nos hospitais da capital durante o período em que a estrada se mantém trafegável.“Alguns problemas de saúde enfrentados pela população do interior não podem ser tratados no local onde eles residem. Assim, o acesso por via terrestre na 364 dá agilidade ao tratamento da enfermidade, assim como uma melhor estrutura para o tratamento do paciente. Os médicos da capital também podem chegar às áreas isoladas com maior facilidade”, observa. “É a concretização da esperança de um povo que passa a maior parte do ano isolado de amigos e familiares e alijado da relação cultural e econômica que se estabelece na sua própria terra.”