quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Leia trechos da transcrição das caixas-pretas do Airbus da TAM

Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgaram nesta quarta-feira um trecho da transcrição do diálogo ocorrido entre o piloto e o co-piloto do avião do vôo 3054 da TAM e a torre de controle do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último dia 17. Cerca de 200 pessoas morreram.

Hot 1: Está ok? Tudo certo?

Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.

Hot 1: Eu acabei de informar.

Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.

Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.

Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.

Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.

Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.

Hot 1: Boa tarde.
Hot 2: Boa tarde

Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte 106.

Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.

Torre: Autorizado.
[Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]
Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.

Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.

Um dos comissários pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.

Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições da pista por favor?
Torre: Está molhada e ainda escorregadia

Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. o piloto está no final da pista e diz : 3054 na final.

Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.
Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. a torre faz uma pequena resalva ao piloto e diz: cuidado A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.

Hot 1: 330 a 8, é o vento.

Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.
[Piloto automático é desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.]
FWC: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.

Hot 2: Um ponto agora. Ok?

Hot 1: Ok.
FWC: Ok. Retardar, retardar.( retardar significa espera um pouco ou diminue a velociade)
[Som do movimento do acelerador. Derrepente o Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]
Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers nada.

Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!

Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!

Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira!
[Som de batida. Pára som de batida.]
Torre: Ah, não.
[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]