sábado, 29 de setembro de 2007

Semana do Trânsito foi palco de comemorações

Na Semana Nacional do Trânsito, que terminou no último dia 25, o município de Ariquemes comemorou a redução em 95% no número de acidentes desde a implantação dos semáforo localizados na Avenida Tancredo Neves. Beneficiados com os novos semáforos em frente às agências bancárias, no centro da cidade, foram principalmente os idosos e pedestres.
A instalação de semáforos em pontos estratégicos da cidade inaugurou uma nova fase no trânsito de Ariquemes, mas as mudanças não pararam por aí. Após avaliar pontos críticos, a Prefeitura realizou uma série de ações voltadas a dinamizar o fluxo de veículos, minimizar os acidentes automobilísticos e resguardar a segurança dos pedestres. A eliminação de alguns retornos na cidade que eram considerados "pontos negros" foi mais uma tática que contribuiu para a maior organização e segurança nas ruas do município.
Outra conquista foi a municipalização do trânsito desde fevereiro deste ano, e a criação da Guarda Municipal que hoje trabalha com um efetivo de nove agentes, tendo como atividade o policiamento do trânsito, de patrimônio e comunitário.
A sinalização das ruas, que já soma um total de 350 placas diversificadas, também contribuiu para colocar ordem no caos das principais vias da cidade. A pintura de solo, que são as faixas de pedestres e as divisórias de pista, além da sinalização de 90% das lombadas na cabeceira dos quebra molas com placas e tachões, conhecidos como olho de gato são outras medidas que têm feito a diferença.
A primeira rotatória do município, a ser inaugurada em outubro, entre as avenidas JK e Jamari, é mais uma iniciativa inédita que vem facilitar o tráfego de veículos.

URGENTE: DUAS RETRO ESCAVADEIRAS DESPENCAM DE CARRETAS EM AVENIDA NA CAPITAL; VEJA AS IMAGENS

Duas retro escravadeiras alugadas para o 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC) despencaram de cima de uma carreta quando transitava próximo à Escola Padre Chiquinho, na avenida Campos Sales, bairro Areal. As primeiras informações dão conta que as máquinas seriam transportadas para Humaitá, onde o 5º BEC possui frentes de trabalho (trechos). A Polícia está no local e apura a possibilidade do motorista está embriagado. A queda do maquinário pesado chegou a atingir parcialmente a residência de um casal de idosos, mas ninguém saiu ferido. O motorista da carreta foi identificado Celso Ângelo Sladelott.

Segundo o PM que comanda a operação, o motorista do caminhão estava embriagado. “Iremos fazer o teste do bafômetro, se constatar que ele ingeriu bebida alcoólica, sua CNH será apreendida”, disse.

As retro escavadeiras apenas poderão ser recolhidas, assim que a perícia for concluída.

Roberto Kuppe firma parceria com a Fundação Raimundo Fagner

(Rio de Janeiro) O jornalista Roberto Kuppê, ganhador do prêmio de quase R$ 19 milhões do teste 888 da Mega-Sena, e presidente do Instituto Matheus Moraes, firmou hoje (28/9), no Rio de Janeiro, uma importante parceria com a Fundação Raimundo Fagner, mantida pelo cantor e compositor cearense em Orós e em Fortaleza (CE). A parceria foi acertada durante encontro de Kuppê com Fagner no apartamento do artista no bairro do Leblon.
Pelo acordo, Fagner fará um show em Porto Velho, numa data a ser definida, para o lançamento oficial do projeto Canteiros Musicais. Técnicos da Fundação Raimundo Fagner irão até Rondônia para transmitir os conhecidos e os detalhes do projeto aos técnicos do Instituto Matheus Moraes.
O projeto
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Raimundo Fagner, o projeto Canteiros Musicais tem por objetivo a iniciação ao aprendizado musical através da informática. "Trata-se de um método informatizado que, a partir de um software editor de partitura e da adaptação de um pequeno teclado no computador, possibilita a realização de aulas interativas", destacou o cantor Fagner.
Ele explicou que um instrutor virtual ensina aos alunos os passos para que eles possam tocar, no teclado, uma determinada música. "O programa inicia também o aluno em teoria musical, ensinando-o, por exemplo, a ler e a redigir partituras", ressaltou Fagner, acrescentando que o projeto foi implantado com sucesso em Minas Gerais, numa parceria com o governo mineiro e com o apoio do ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto Canteiros Musicais "é dirigido, preferencialmente, aos jovens de 6 a 16 anos, independente do conhecimento musical, sendo necessário, no entanto, um pequeno domínio da informática", explicou o cantor cearense.
Elogio
Descontraído, simples e simpático, o cantor Raimundo Fagner elogiou a decisão do jornalista Roberto Kuppê de investir parte do prêmio da Mega-Sena em projetos sociais por intermédio do Instituto Matheus Moraes. "São poucas pessoas no mundo que têm essa atitude de poder repartir o que tem e o que ganha. Tem muita gente que não tem nada e faz também, é bom ressaltar isso. Outras pessoas, como é o caso dele (Kuppê), têm uma mão divina e são beneficiadas. O que a gente deixa na vida é o que gente faz pelos outros. Então é uma atitude maravilhosa e espero que a gente possa ter uma boa parceria e que possamos fazer muita coisa juntos, beneficiando as pessoas com seriedade".
O jornalista Roberto Kuppê fez uma avaliação positiva do encontro e da parceria firmada com o cantor Fagner, levando em conta a credibilidade da Fundação Raimundo Fagner na educação musical para jovens, uma das ações a serem desenvolvidas pelo Instituto Matheus Moraes em Brasília e Rondônia. "É muito importante essa parceria com o Fagner, porque ele tem projetos fundamentais em desenvolvimento no Nordeste e em Minas Gerais", avaliou Kuppê.
O cantor Fagner convidou o jornalista Roberto Kuppê e amigos para a estréia do show Fortaleza neste sábado, no Canecão, no Rio, quando estará lançando seu novo CD que leva o mesmo nome do espetáculo.
Terreno
Roberto Kuppê informou que adquiriu um terreno de 30 mil quadrados na zona leste de Porto Velho, "onde o bolsão de miséria se faz mais presente e com mais força" para construir a sede de Rondônia do Instituto Matheus Moraes, que atuará naquela região com várias atividades e vários cursos para crianças, jovens e adultos carentes. "Desenvolveremos lá atividades sócio-culturais, esportivas e educacionais", disse ele.
A pedra fundamental da construção do IMM em Porto Velho será lançada no próximo dia 13, um dia depois de Kuppê promover um mega evento para crianças carentes, com shows musicais e farta distribuição de brindes.
Um detalhe: o projeto para a construção da sede do IMM - incluindo salas de aula, refeitórios, piscina poliesportiva, etc. - será feito de graça pela arquiteta Mônica Canizares.
Tijolo Ecológico
O jornalista Kuppê disse também que montará, em Porto Velho, uma usina de tijolos ecológicos adquirida pelo IMM em Pimenta Bueno. "A fábrica de tijolos ecológicos será instalada nos fundos do terreno de 30 mil quadrados e os tijolos serão empregados em todas as obras do Instituto Matheus Moraes, gerando emprego e renda para a população carente, já que serão construídas em breve 100 casas populares em Porto Velho. Além disso, vamos doar os tijolos para creches e associações comunitárias de Rondônia", frisou.

Vereadores entregam projeto “Cidade Limpa” ao Desembargador Gabriel Marques

O presidente da Câmara Municipal vereador José Hermínio Coelho (PT) e os vereadores Kruger Dawich (PC do B) e José Wildes (PT) entregaram na tarde da última quinta-feira (27) ao Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia Gabriel Marques, o projeto aprovado na Câmara Municipal, que acaba com a pintura de nomes de políticos nos muros em terrenos particular e baldios de Porto Velho. O projeto foi discutido entre os vereadores sendo votado em duas sessões ordinárias. Hermínio e Kruger autor do projeto entregaram pessoalmente o projeto para que o Tribunal cumpra a Lei “Cidade Limpa”.

“O projeto é apenas Municipal. O que o Tribunal Superior Eleitoral decidir lá em cima tenho que acatar. Mesmo sendo um projeto Municipal, O TRE vai cumprir com Lei”, acrescenta Gabriel Marques.

O Desembargador Gabriel Marques, disse que é de suma importância que as autoridades se preocupam com a poluição visual que assola hoje a cidade.

De acordo com os vereadores Hermínio e Kruger, a multa é de R$ 500.00 para aqueles que desobedecerem a Lei. Eles adiantaram que uma equipe de fiscais da prefeitura atuaram na cidade de olho naqueles que descumprirem a Lei Municipal.

Segundo os autores do projeto “Cidade Limpa” o prefeito Roberto Sobrinho (PT) irá sancionar a Lei.

TCE reitera solicitação à ALE de cópia de discurso de deputado

Pela segunda vez em duas semanas o Tribunal de Contas do Estado requereu, novamente nesta quarta-feira, 26, à presidência da Assembléia Legislativa, a cópia do discurso feito pelo deputado Miguel Sena durante sessão legislativa do dia 11 passado onde o parlamentar teria feito acusações do TCE-RO.

Tanto o primeiro quanto o segundo documento tratam da solicitação da cópia do discurso feito pelo deputado Miguel Sena, tendo como base matérias publicadas no dia 11 pelos sites oobservador.com.br e rondoniagora.com.br, foi encaminhado pelo Tribunal de Contas e entregue no dia 12 de setembro, conforme o carimbo de protocolo da presidência da Assembléia Legislativa.

O presidente do TCE conselheiro Euler Potyguara disse que a intenção do Tribunal é conhecer primeiro o teor das declarações, para poder esclarecer à população sobre as afirmações atribuídas ao parlamentar, relativas ao Tribunal de Contas, naquela ocasião.

TSE cassou 215 políticos por compra de votos em oito anos

Levantamento foi feito entre 1999 e 2007. Tribunal informou que decisão é definitiva.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) informou nesta sexta-feira (28) que 215 políticos foram cassados por compra de votos em oito anos. O levantamento foi feito entre 1999 e 2007. A assessoria do tribunal informou que a decisão é definitiva, ou seja, que não cabe recurso.
Segundo o TSE, o cargo de prefeito foi o que sofreu o maior número de cassações: 101 perderam o mandato. O tribunal também cassou 53 vice-prefeitos. No mesmo período, 51 vereadores foram afastados.
De acordo com o levantamento quatro deputados federais e quatro deputados estaduais também tiveram os mandatos cassados pelo TSE.
Consta apenas um governador no período pesquisado - Flamarion Portela (RR), que teve o mandato cassado em 2004, e um senador, João Capiberibe (AP), cujo mandato foi cassado em 2003.
ALERTA
Para o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, as cassações de mandatos por compra de votos servem como um alerta para os políticos.
“É um alerta, que eles [políticos] coloquem a barbinha de molho. É claro que quando se tem a glosa [punição] como se teve, a tendência é os homens, principalmente políticos, manterem os freios inibitórios mais intensos”, disse Marco Aurélio, por telefone, ao G1.
O ministro avaliou que o número de cassações mostra a eficiência da Justiça Eleitoral. Mas também demonstrou surpresa com os números.
“A medalha, como toda medalha, tem duas faces: a primeira é uma face que merece nosso aplauso. A Justiça Eleitoral vem atuando. A segunda face é constatar que o desprezo pelas normas postas é incrível”, afirmou.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Caerd aumenta tarifas contrariando Lei Federal; deputado pode entrar com Ação Civil para anular reajuste

No mês de agosto deste ano a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), reajustou a tarifa do fornecimento de água em 14,25%. Este foi o segundo aumento que a empresa concedeu num espaço de oito meses. Porém a companhia fez o aumento sem realizar o que determina a Lei 11.445, que Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.
A Lei no seu Artigo 38, parágrafo 1º, regulamenta que todas as revisões tarifárias devem ser “definidas pelas respectivas entidades reguladoras, ouvidos os titulares, os usuários e os prestadores dos serviços”. A irregularidade foi apresentada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná), durante a sessão desta terça-feira (25).
De acordo com o deputado, após as denúncias dos aumentos abusivos da companhia, que já somam aproximadamente 214% nos últimos cinco anos, resolveu solicitar à Caerd algumas explicações e verificou que a companhia não apresentava qualquer critério para aplicar os aumentos.
O deputado explica que, como a companhia não apresentava justificativa ou regra para os aumentos, resolveu pesquisar e descobriu a Lei 11.445, sancionada em 5 de janeiro de 2007. “Para minha surpresa, identifiquei no artigo 38, parágrafo 1º que a Caerd não havia cumprido essa diretriz. Agora vou solicitar que a Companhia venha a esta Casa para dar explicações e, dependendo da posição da Caerd, entrarei com uma Ação Civil Pública para anular o último aumento, que é ilegal”, enfatizou o deputado.
TARIFAS ACIMA DA INFLAÇÃO
Jesualdo Pires ressalta que ficou surpreendido ao se inteirar das tarifas aplicadas pela Caerd, uma vez que no mesmo período o governo registrou um índice de inflação de aproximadamente 48% e o salário mínimo subiu pouco mais de 90%. “Como o cidadão pode ser penalizado com uma tarifa exorbitante dessas, que contraria suas condições financeiras?” questionou o deputado, que avalia que a classe mais prejudicada é a dos menos favorecidos, com uma renda média de dois salários mínimos.

Globo se irrita com a RedeTV! por exibir cenas da novela Paraíso Tropical

A alta cúpula da Rede Globo está vetando qualquer tipo de participação de equipes de outras emissoras, nas gravações finais de Paraíso Tropical.
Tudo está sendo feito para que nenhuma informação vaze, antes que as cenas vão ao ar pela emissora carioca. Um esquema de guerra está sendo montado com possibilidades de cenas gravadas inclusive na madrugada.
Porém uma equipe do programa A Tarde é Sua, da RedeTV!, conseguiu filmar a cena em que Bebel é presa e jogada dentro do camburão da polícia. Esta cena só iria ao ar no último capítulo da novela global.
A Globo está analisando as fitas para ver se cabe um processo contra a atração da RedeTV!

Expedito Júnior quer integrar Forças Armadas com a sociedade.

Na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, existem cerca de 80 meninos e meninas de rua que vivem em situação de risco. Vítimas das mazelas sociais, eles são estatísticas de um Brasil desigual. Para tentar modificar essa realidade em todo o país, o senador Expedito Júnior tem uma sugestão em curto prazo: integrar as Forças Armadas à sociedade. A Proposta de Emenda à Constituição Nº 87/2007, apresentada pelo senador altera artigo da Constituição Federal para atribuir às Forças Armadas a possibilidade de, em tempos de paz, cooperar com ações civis para o desenvolvimento nacional. E o primeiro grande programa será ajudar a resgatar as crianças e adolescentes moradores de rua e reintegrá-los à sociedade e à família. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica possuem infra-estrutura espalhada por todas as Unidades da Federação com quadras esportivas para educação física, cursos profissionalizantes, curso de música, atendimento médico e psicológico, alojamento, alimentação e outros. Na avaliação de Expedito Júnior, esses serviços podem e devem ser estendidos aos civis que não são atendidos pelo Estado. “As Forças Armadas podem ensinar uma profissão a essas pessoas, podem resgatar a auto-estima dos moradores de rua através do esporte, podem dar assistência médica àqueles que necessitarem; e o Governo não vai gastar nenhum real utilizando a mão-de-obra desses professores e médicos militares”, afirmou o senador. As fontes de recursos para as ações sairão da Seguridade Social e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, sem interferir no orçamento militar. A proposta do senador está em sintonia com o Ministério da Defesa. O ministro Nelson Jobim criou um grupo com participação das três Forças para, no prazo de um ano, apresentar sugestões para que as Forças Armadas possam ter um papel social mais atuante. Em até um ano, a PEC já poderá estar aprovada. Pela PEC, as Forças Armadas não precisarão desviar de função os militares diretamente ligados à defesa do país, mas sim aqueles que podem atuar ensinando uma profissão ou oferecendo atendimento médico. E a regulamentação poderá prever parcerias com ONGs que darão seguimento às atividades de resgate dos moradores de rua. "Conheço de perto as dificuldades da pobreza, pois ajudei no sustento da minha família desde os oito anos de idade, como engraxate, entregador de jornais, sapateiro, bate-estaca e carregador de caminhão. Por tudo isso entendo que, tendo chegado onde cheguei, não posso deixar passar a oportunidade que tenho de tentar colaborar com o resgate social dessas crianças e adolescentes que vivem nas ruas. Sei que as Forças Armadas são as instituições mais acreditadas e sérias do País, e poderão dar uma importante contribuição social em mais esta tarefa", concluiu Expedito Júnior.

É de Guajará Mirim a primeira família a se hospedar na Casa de Apoio de Rondônia em Brasília.

(Brasília – 25/09/2007) “Essa Casa de Apoio caiu do céu. O acolhimento promovido pelo jornalista Roberto Kuppê e sua equipe veio em boa hora”. Estas foram as primeiras palavras do técnico em enfermagem Pedro Lopes Bezerra, de 36 anos, o primeiro a se hospedar na Casa de Apoio de Rondônia em Brasília (61-3264-9025), mantida pelo Instituto Matheus Moraes, presidido pelo jornalista Roberto Kuppê, ganhador de quase R$ 19 milhões (teste 888) da Mega Sena.
Pedro Lopes chegou de Guajará Mirim na sexta-feira com a mulher Jussara Alexandre da Silva, funcionária pública municipal, e os filhos Pedro Paulo e Paula Alexandre, gêmeos de sete anos, beneficiados pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que oferece apenas as passagens de ida e volta no trecho Rondônia-Brasília. Ficaram hospedados na casa de um amigo na cidade satélite de Sobradinho (DF) e, depois, foram orientados por assistentes sociais de Porto Velho a procurar a Casa de Apoio. Hoje pela manhã a família chegou cedo à casa e já está devidamente instalada para acompanhar o tratamento de saúde do filho Pedro Paulo. O simpático garoto fez hoje mesmo tratamento de reabilitação no Hospital Sarah Kubitschek, localizado a seis quadras da casa. Pedro Paulo, que anda numa cadeira de rodas, sofre de tetraplagia, ou seja, falta de coordenação montora para movimentar os braços e as pernas. Segundo Pedro Lopes, o tratamento é longo por causa das inúmeras sessões de fisioterapia, mas há esperança de que o esperto Pedro Paulo volte a andar normalmente. O casal estava muito contente com o tratamento recebido pelas atendentes da Casa de Apoio. “Para nós, essa iniciativa do jornalista Roberto Kuppê foi muito importante e chegou numa boa hora. Ganhamos pouco e não dispomos de recursos suficientes para mantermos o tratamento de nosso filho aqui em Brasília. Outra vantagem da casa é que ela fica perto do Sarah Kubitschek”, destacou Pedro Lopes, logo após agradecer e parabenizar, por telefone, o jornalista Kuppê. A Casa de Apoio, que foi inaugurada na última sexta-feira, está localizada na Quadra 706 Sul, no centro da capital da República, conta seis quartos, uma ampla área de serviços, cinco banheiros, cozinha e sala de estar com televisão, além de um escritório. A casa pode abrigar até 38 pessoas. São oferecidas três refeições diárias, mais lanches. No almoço de hoje, a cozinheira Valéria Cristiana da Silva preparou arroz, feijão, bife, salada de alface e tomate, macarronada, além de sucos e refrigerantes. Administrada pela assistente social Mara Pierre, a casa conta ainda com o trabalho das assistentes Ana Clécia Correia e Dilma Cândida Souza; da responsável pela limpeza Eliete Galvão e com o apoio de dois vigias. A presidente de Honra do Instituto Matheus Moraes, Maria Luzia Paiva, dá expediente integral na Casa de Apoio para não deixar faltar nada aos hóspedes rondonienses que chegam do Estado para tratamento de saúde. “Aqui os rondonienses serão sempre recebidos com carinho. Só recebemos pessoas indicadas por intermédio do programa Tratamento Fora do Domicílio. Não aceitamos indicações feitas por políticos”, alertou Maria Luzia. Telefone da Casa de Apoio de Rondônia em Brasília (61) 3264-9026

ACREDITE SE QUISER: Miguel Sena vai pedir o fim do auxílio-moradia dos deputados, do governador, dos conselheiros do TCE e dos desembargadores.

O deputado estadual Miguel Sena (PV – Guajará), num ato que surpreendeu a todos os presentes na sessão desta terça-feira (25/9), anunciou que a partir da sessão de amanhã, vai pedir o fim do auxílio-moradia de R$ 3 mil dele e de todos os demais deputados.

Sena disse ainda que vai pedir o fim do mesmo benefício ate mesmo para o governador Ivo Cassol – de quem ele é ferrenho defensor – além de todos os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos desembargadores do Tribunal de Justiça.

Sena justificou sua iniciativa por entender que o benefício poderia ser extinto para, assim, permitir que os salários de alguns servidores possam ser reajustados.

“Hoje recebi em meu gabinete os servidores do Judiciário que clamam por um reajuste. Ora, se todas as autoridades têm esse direito, mesmo todos tendo residência fixa própria, porque não renunciarmos deste benefício e permitir que os salários dos servidores sejam reajustados”, indagou.

O pronunciamento de Sena recebeu apoio do Néri Firigolo (PT – Cacoal), que sugeriu também o fim da aposentadoria para o governador, e também do deputado Tiziu, que disse que o dia hoje é “o dia dos corajosos”.

Tiziu disse ainda que, com essa economia, pode ser feito ainda o remanejamento e ampliação dos salários principalmente dos servidores da Educação.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

RO ENTRE OS ESTADOS COM MAIOR ÍNDICE DE ACIDENTES COM MORTES

Rondônia está entre os estados onde mais ocorrem acidentes com mortes para cada 100 mil habitantes. O levantamento é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), e os dados foram divulgados com o lançamento do Atlas ‘Acidentes de Trânsito no Brasil.

O levantamento soma, pela primeira vez, o número de mortos no local do acidente, registrado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e o de pessoas que falecem nos hospitais, em decorrência das lesões sofridas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Isso significa impressionantes 35 mil mortos no Brasil a cada ano.

Em números absolutos, a maioria das ocorrências vem do Estado de São Paulo, que tem a maior frota de veículos do Brasil. Mas, quando se leva em conta a população local, o primeiro do ranking é Mato Grosso, com 32,1 acidentes com mortes para cada 100 mil habitantes, seguido por Santa Catarina (32), Paraná (31), Mato Grosso do Sul (30,4), Tocantins (30), Goiás (29,4), Espírito Santo (25,8), Rondônia (23,6) e Sergipe (22,1). O Distrito Federal está em 10º lugar, com taxa de 22,1. Já São Paulo figura apenas na 17ª posição, com 17,9.

Homens jovens, na faixa dos 20 a 30 anos, morrem mais no trânsito. De quatro vítimas fatais, três são do sexo masculino. O estudo também revelou que os pedestres e motociclistas são as principais vítimas de acidentes, sejam fatais ou não.

O principal objetivos do atlas é justamente orientar as políticas públicas em relação ao trânsito. Necessário se faz a união de prefeituras, órgãos de trânsito, ONG’s e também da imprensa, afim de trabalharem campanhas educativas que conscientize pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Importantíssimo focar o trabalho de conscientização principalmente sobre os motociclistas, pois outro estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que a proporção de motociclistas mortos no trânsito passou de 0,5 para 3,2 por cada 100 mil habitantes entre 1996 e 2005, um aumento de 540%. Enquanto o número geral de mortes reduziu de 22,5 para 19.4 por cada 100 mil habitantes, ou seja, redução de 14%.

Prevenir é mais barato que arcar com as conseqüências dos acidentes de trânsito

Um estudo da OMS - Organização Mundial de Saúde mostrou que, no Brasil, gastam-se R$ 3,6 bilhões anuais em decorrência de acidentes urbanos. Desses, R$ 477 milhões referem-se a tratamento médico.

Para uma cidade como Porto Velho, ainda provinciana, não basta campanhas educativas pontuais. A questão da educação para o trânsito só trará resultado se começar com as crianças. Para os atuais motoristas, mal preparados e viciados em transgressões, só com uma fiscalização rigorosa, o número de acidentes seria reduzido. Radares, lombadas eletrônicas e semáforos com câmeras seriam bem-vindos!

Dois homens são assassinados em Cacoal

Roberto Carlos Ferreira da Costa, 31 anos, e Juliano Gabriel Barbosa, 25 anos, foram executados a tiros de pistola 9mm. Luciane da Silva Barbosa, 27 anos, que estava junto com as vítimas foi atingida no abdômen, mas sobreviveu. Ela foi socorrida ao pronto socorro e passou por uma cirurgia. Seu estado de saúde é instável O crime ocorreu por volta das 23: 00h, desta sexta-feira, no município de Cacoal.
A polícia apurou que as vítimas estavam consumindo bebida alcoólica num bar, localizado na Avenida das Mangueiras no bairro Vista Alegre. Por volta das 23:00h, uma motocicleta ocupada por duas pessoas encostaram próxima a calçada do bar. O passageiro desceu e foi logo disparando tiros em Roberto e Juliano. Em seguida começou a revezar os tiros nos componentes da mesa. Durante os disparos, a mulher que estava com os rapazes assassinados também foi atingida.
O suposto matador, segundo o que foi apurado por nossa equipe de reportagem, após cometer o crime, efetuou alguns disparos para o alto, não se sabe se foi para comemorar seu crime ou para intimidar as testemunhas. Populares disseram que a moto utilizada no crime era uma titan, mas não souberam, no entanto, afirmar se a moto era verde ou preta, nem o número da placa. Souberam apenas afirmar que a motocicleta era de cor escura.
As policias militar e civil trabalham nas pistas encontradas para chegar aos autores do 15º homicídio do ano na cidade de Cacoal.

FUTEBOL - Jogador rondoniense marca seis gols na Espanha

O atacante Careca foi um dos destaques da equipe do Club Atlético Ciudad de Lorquí no último sábado. O jogador marcou seis dos 18 gols da vitória sobre o Mediterrâneo, no estádio Municipal de Lorquí, em sua estréia no Campeonato Juvenil.
Careca ficou surpreso com o número de gols marcados. “Já havia marcado um número de gols assim numa partida, mas não em campeonato. Foi uma surpresa agradável”, revela.
Segundo Careca, o único problema na adaptação tem sido com o fuso horário. “Com o horário está meio difícil, mas com o restante estou me adaptando bem”, afirma.
O jogador desembarcou na última terça-feira na cidade de Lorquí e na quarta-feira já estava treinando juntamente com o elenco do Club Atlético Ciudad de Lorquí e em menos de uma semana foi relacionado para a estréia de sua equipe no campeonato juvenil.
Careca e o meia Raílson pertencem ao Atlético Rondoniense, equipe de base que revela jogadores para o futebol, e estão emprestados ao Club Atlético Ciudad de Lorquí, onde buscam trilhar um caminho de sucesso em suas carreiras.

Tornado atinge região do Segundo Distrito em Ji-Paraná

Ji-Paraná, região central de Rondônia sentiu nesta segunda-feira, o medo e efeitos de um dos fenômenos mais raros, destrutivos e impressionantes da natureza: O tornado. Os impactos da tormenta impressionam pela força destrutiva e espaço territorial que o fenômeno atingiu colocando a cidade em Estado de Emergência.
O calor tórrido de 27°C às 3 horas na madrugada desta segunda-feira já denunciava que o choque térmico com uma frente-fria vinda do Sul seria fatal. Em questão de duas horas, o céu mudou completamente passando de uma total calmaria sem nenhuma nuvem, com a lua brilhando cheia e clara, para um cenário totalmente tempestuoso, com raios e nuvens muito carregadas. Até às 5 horas, nenhum indicativo de vento forte foi notado na região, totalmente contrário do que sempre acontece em episódios de frentes-frias que atingem o sul da Amazônia provocando o fenômeno da friagem.
Quando o relógio marcava 05h13min, milhares de pessoas que estavam deixando suas casas para o trabalho ficaram diante de uma tormenta imaginável até então, de ocorrer nesse ponto do Brasil. Um enorme redemoinho de coloração marrom desceu rapidamente próximo ao rio Machado, já Zona Leste da cidade sugando tudo o que encontrava pela frente. Muitas pessoas se desesperaram, pois o barulho das rajadas de ventos e gente gritando nas casas parecia cena de filme de ficção. Em um curto espaço de tempo, o funil do tornado atingiu o solo destelhando casas, estabelecimentos comerciais, arrancando árvores enormes pela raiz, tombando carros, arremessando placas de sinalização à distância e deixando uma marca incrível de destruição. A tormenta não durou mais que 3 minutos no solo, mas foi suficiente para provocar uma faixa de destruição de pelo menos 2 km de extensão. Os dados de um anemômetro (aparelho que mede a direção e velocidade do vento) no campo experimental da Embrapa, indicaram rajada máxima de 149,8 km/h. A tormenta que foi muito localizada apenas na Zona Leste da cidade, não influenciou na medição da PCD (Plataforma de Coleta de Dados) que está instalada no SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) próximo ao aeroporto José Coleto, que registrou máximo de vento de 68,5 km/h.
Em muitos pontos, as cenas vistas nas primeiras horas da manhã de hoje, davam a crer que um bombardeio atingiu Ji-Paraná. A força do tornado, até hoje o segundo e mais forte já registrado em Rondônia, deixa marcas irreparáveis e um prejuízo estimado até agora em R$ 1 milhão.
Estragos
No bairro Nova Brasília, uma quadra da paróquia São José teve a cobertura completamente arrancada pela força dos ventos. Segundo os diretores, o prejuízo está estimado em R$ 500 mil. Capas de folhas de zinco foram arremessadas por mais de 300 metros de onde o fenômeno passou. Em um posto de combustível, na saída para Presidente Médici, vários postes foram derrubados e outros ficaram segurados apenas pelos cabos de fios de alta tensão. No mesmo local, um telhado inteiro de um posto de combustível desabou sobre veículos causando prejuízos. Ainda na mesma região, próximo ao rio Machado, um torre de 50 metros de altura de uma empresa de segurança, foi arrancada do chão tendo sua ferragem totalmente retorcida pela força do vento. Próximo às margens da rodovia BR-364, na saída para Presidente Médici, duas torres de 73 metros de altura cada uma, de uma emissora de rádio e televisão, também foram arrancadas do chão pela força do tornado. As ferragens se contorceram a tal ponto, sendo que não há o que se aproveitar da estrutura. Segundo o diretor da rádio e da televisão, os trabalhos de recuperação devem demorar no mínimo 30 dias. Na BR-364 placas de sinalização foram arrancadas do chão e outras de publicidade lançadas do lado oposto da pista.Em toda a extensão onde o funil do tornado tocou o solo, pelo menos 150 árvores foram derrubadas ou sofreram danos. Vários bairros ainda continuam sem energia elétrica devido ao tombamento de muitos postes. Apesar de toda a tormenta jamais vista na região, apenas ocorrências de pessoas com escoriações e pequenas fraturas foram registradas. Se o evento tivesse ocorrido horas depois, no chamado horário de pico, talvez o saldo da tempestade tivesse sido muito mais negativo. No horário em que o fenômeno ocorreu, grande parte da população ainda estava em suas casas. Milhares de casas estão sendo reconstruídas. Pelos dados da Defesa Civil, mais de 350 residências foram atingidas pelo vento forte e a precipitação de granizo. Cerca de 10 famílias estão desabrigadas a espera de ajuda na cidade. Esse é o terceiro vendaval que ocorre na região de Ji-Paraná em menos de 30 dias, com registro de ventos superiores a 60 km/h e precipitação de granizo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Euclides Maciel anuncia filiação ao PSDB em reunião com executiva estadual em Guajará-Mirim

O deputado Euclides Maciel anunciou na manhã dessa sexta-feira (21) a sua filiação ao PSDB, no diretório do partido em Porto Velho, na rua José do Patrocínio, Centro. O evento contou com a presença da executiva estadual, entre eles o presidente regional Hamilton Casara, do vice Aparício Carvalho e do deputado federal eleito por São Paulo José Anibal.
A filiação de Euclides Maciel estava programada para ocorrer neste sábado (22) na Câmara de vereadores em Ji-Paraná foi antecipada para esta sexta-feira ainda.
Logo após o anúncio o deputado disse que a sua filiação proporcionar a adesão de várias lideranças do município de Ji-Paraná.
O deputado federal José Anibal, foi saudado pela presidente da Juventude do PSDB, Mariana Carvalho, e em seguida, destacou no seu discurso, que o partido tem uma representação política significativa e concluiu que os membros da executiva estadual, o que inclui o novo filiado, apresentam uma qualidade nova ao quadro político em Rondônia.
Euclides Maciel estava filiado anteriormente ao PSL, partido de Silvana Davis, e tinha como suplente o ex-deputado Carlão de Oliveira.

Servidores federais da ação da isonomia devem assinar procuração única até o dia 17 de outubro

Os servidores federais que estão na ação da isonomia devem assinar até o dia 17 de outubro a procuração única estabelecida a partir da unificação dos trabalhos entre os advogados Hélio Vieira e Luiz Felipe Belmonte, visando a uma atuação conjunta para sanar todos os problemas pendentes e possibilitar o pagamento do restante da ação. Com a unificação dos trabalhos, o advogado Luiz Felipe, que encontra-se em viagem ao exterior, nomeou para representá-lo nos trabalhos o advogado Orestes Muniz, sem qualquer ônus para os servidores. A nova situação na condução da ação da isonomia, estabelecida em acordo firmado na audiência de conciliação na 2ª Vara do Trabalho, da qual participaram a direção do Sintero, o advogado Hélio Vieira e o advogado Luiz Felipe, foi informada em detalhes aos servidores federais nas assembléias realizadas em Guajará-Mirim, Porto Velho, Vilhena, Pimenta Bueno (reunindo os servidores de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão D’Oeste), Rolim de Moura, Ji-Paraná (reunindo os servidores residentes em Ji-Paraná, Presidente Médici, Ouro Preto D’Oeste, Jaru e Municípios circunvizinhos) e em Ariquemes (reunindo os servidores federais de todos os Municípios da Regional Estanho). Para evitar comentários despropositados e a desinformação verificada em pelo menos uma entrevista de rádio, a direção do Sintero e os advogados informam que o advogado Orestes Muniz entrou no processo a convite do advogado Luiz Felipe, sem qualquer ônus para os servidores, pois seus honorários serão pagos pelo próprio Luiz Felipe, diante da impossibilidade do mesmo permanecer em Rondônia por um longo período, tempo necessário para a realização das assembléias e desenvolvimento dos demais trabalhos necessários. A assinatura da procuração única por parte dos servidores é necessária, pois vai valer para o trabalho em conjunto, visto que alguns servidores assinaram procuração para o advogado Luiz Felipe enquanto outros assinaram procuração para o advogado Hélio. O Sintero, como já é representante dos servidores, não precisa de procuração e é o autor da ação.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Homem é preso após ter matado mulher em Guajará-Mirim

Policias da C.P 152 comandados pelo cabo P.M Guimarães prenderam nesta terça feira (19) na primeira linha do Iata no Quilometro 3 Cristobal Vargas Tirino de 43 anos, ele é natural da cidade de Riberalta na Bolívia, e é acusado de ter matado no dia 11 de maio de 1998 no distrito do Iata a sua mulher Nora dos Santos , de acordo com a policia após uma discursão Cristobal se apossou de uma faca tipo peixeira e desferiu vários golpes na mulher, ela foi socorrida com vida mais morreu dias depois em Guajará-Mirim, posteriormente ele foi condenado a 6 anos no regime semi-aberto mais estava foragido, Cristobal Vargas Tirino responde pelo art.129 parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro, ele relatou que no dia do crime era comemorado o dia das mães, e que a bebida influenciou na pratica do delito, após receber voz de prisão Cristobal foi levado ao Hospital Regional onde foi feito exame de corpo delito e depois entregue ao presídio local, com a prisão de Cristobal a patrulha comandada pelo Cabo P.M Guimarães e composta pelos Pms S.Gomes e Evandro alcançou o número 97 de presos que deixaram de circular as ruas do município desde que a patrulha de busca e captura foi criada.

Preso narcotraficante que integra cartel colombiano ; ele pretendia criar uma nova rota de cocaína no país no eixo Guajará Mirim com Sorocaba

Após investigações, homem é flagrado em Sorocaba com 13 kg de coca O narcotraficante colombiano José Omar Feliciano Alfonso, de 46 anos, foi preso anteontem à tarde no estacionamento de um shopping em Sorocaba. Ele foi flagrado com 13 quilos de cocaína pura, que acabava de chegar da Bolívia. Ele caiu em uma cilada montada pelos investigadores da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes), que acompanhavam seus passos na região de Sorocaba há três meses. José Omar, cuja identidade ainda será averiguada pela polícia, pois usava documentos com sobrenomes de Mendez e Castro e nacionalidade boliviana, integra o cartel Vale del Norte, na Colômbia, do também narcotraficante Diego Montoya, preso em uma megaoperação da polícia colombiana semana passada. Sem residência fixa, José Omar deveria estar no Brasil há aproximadamente um ano e estava, nas últimas semanas, hospedado em um flat em São Paulo. Ele veio a Sorocaba somente para entregar a droga, que havia negociado com os agentes da Dise por US$ 4,5 mil o quilo. Além de José Omar, ainda foram presos sua companheira, a boliviana Márcia Fernandez Barra, 42, e os brasileiros Edcláudia Azevedo Dantas, 27, secretária da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Porto Velho (RO) e o mecânico Dirceu José Maciel, 38. Os brasileiros foram os “mulas” que trouxeram a droga de Guajara-mirim, cidade rondonense que faz fronteira com a Bolívia, até Sorocaba. O entorpecente, dividido em 15 pacotes, estava escondido no assoalho do automóvel. Cada mula iria receber R$ 3 mil pelo transporte. José Omar esperava receber R$ 120 mil pela venda da droga. Todos foram indiciados por tráfico e formação de quadrilha e poderão pegar até 10 anos de prisão. Omar queria uma nova rota e fazendas A delegada assistente da Dise, Simona Ricci Scarpa Anzuíno, contou ontem que a primeira intenção de José Omar era criar uma nova rota de cocaína no país no eixo Guajara-mirim, Rondônia, com o planalto sorocabano. O segundo plano era comprar terras na região e se estabelecer como fazendeiro e criador de gado para lavagem do dinheiro do tráfico. “Por último ele queria reunir uma pequena fortuna e fugir para a Europa, pois sabia que estava no foco das polícias aqui na América do Sul”, narrou Simona. A delegada não soube dizer se José Omar já havia feito outros negócios pela região, ou se a droga apreendida anteontem era o primeiro carregamento que inauguraria a rota. “Ele falou muito pouco, não temos essa informação”, revelou. Abadia No último dia 7 de agosto, a Polícia Federal prendeu em uma mansão de luxo avaliada em R$ 2 milhões, na Aldeia da Serra, grande São Paulo, o também narcotraficante colombiano Juan Carlos Abadia. Ele confessou à polícia que trouxe com ele US$ 16 milhões em dinheiro para viver confortavelmente no Brasil. Em sua casa foram encontrados 544 mil dólares, 250 mil euros e 55 mil reais, que estavam em cofres e em compartimentos camuflados pela residência. O caminho e os números Saída Da Bolívia, em dia e local incerto No Brasil Cruzou a fronteira de barco e chegou à Guajara-mirim, RO, e saiu de lá dia 16 Trecho O carregamento, em um Santana, passou por Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Estado de São Paulo até chegar em Sorocaba Entrega Foi marcada para às 17h de anteontem, no estacionamento de um shopping em Sorocaba Presos Quatro pessoas; um casal estrangeiro e um casal brasileiro, os “mulas” Peso Aproximadamente 13 quilos Valor do transporte Cada mula receberia R$ 3 mil Valor da droga Traficante pediu 5,5 mil dólares o quilo, mas foi “negociado” por 4,5 mil dólares. Segundo a polícia, o colombiano esperava receber cerca de R$ 120 mil para comprar terras nos municípios da região

Elemento se joga no Rio e fugindo da Policia quase Morre afogado.

Ontem por volta de 9:20 Hs policiais da R.P 559 que tinham no comando o P.M Furtado foram acionados a comparecer em uma loja no centro da Cidade de Guajará-Mirim, lá a senhora Tatiana dias Campos disse aos policiais militares que sua bicicleta uma monark brisa modelo feminino de cor verde, tinha acabado ter ser roubada, com essa informação os policias informaram as demais viaturas as características da bicicleta roubada e mais duas viaturas começaram uma verdadeira varredura na região central da cidade, minutos depois a Guarnição comandada pelo cabo P.M Cardoso encontrou um elemento que saia do interior de uma residência em desabalada carreira e seguia rumo ao bairro cristo rey, no interior da casa os policias encontram a bicicleta de Tatiana, as demais viaturas saíram na tentativa de localizar o elemento, quando a C.P 123 se aproximava da beira do Rio o elemento se jogou nas águas, varias viaturas foram ao local e com a ajuda da população os policias conseguiram um barco e conseguiram localizar e prender o elemento já nas proximidades do lado Boliviano, na delegacia de policia o elemento foi identificado sendo Manoel da Conceição Martins conhecido por “Neném” ele foi flagranteado pelo delegado Titular de Policia Civil José Marcos Rodrigues Farias, que incursou Neném no art.155 Código Penal Brasileiro.

Lavrador invade Palácio do Planalto para falar com Lula

O lavrador Ângelo de Jesus, de Pindobaçu (BA), invadiu na manhã desta quinta-feira (20), por volta das 9h, o Palácio do Planalto. Ângelo passou pelo balcão de entrada sem se identificar e foi abordado pelos seguranças. Bastante nervoso, ele reagiu e se agarrou ao aparelho detector de metais. Anunciando que queria falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele acabou detido por seguranças. Imobilizado, ele gritava "presidente, socorre eu". Ângelo de Jesus argumentava que está há quatro dias sem comer e que está com hanseníase. Por conta desta doença, disse que está afastado do trabalho e não está conseguindo alimentar os seus quatro filhos.O lavrador foi levado em uma ambulância do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para o Hospital de Base de Brasília.Enquanto o lavrador se manifestava, chegavam ao Palácio do Planalto os conselheiros que vão participar da 23ª reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

TCE realiza inspeção em Ariquemes



Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia inicia nesta quarta-feira, uma inspeção nos trabalhos em obras e serviços realizados pela prefeitura de Ariquemes.

De acordo com as informações prestadas pela Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas, são três denúncias de possíveis irregularidades, que serão verificadas durante o trabalho que se estende até o próximo dia 28.

Uma dessas possíveis irregularidades foi captada junto à Ouvidoria da instituição que coletou as informações, e repassou ao Controle Externo para análise da denúncia. As outras duas, foram protocoladas junto ao Tribunal.

Após a conclusão do trabalho, a equipe designada fará um relatório final para cada denúncia que, posteriormente será encaminhado aos relatores para julgamento em sessões plenárias.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Mulher denuncia marido e armas são apreendidas

Joacir Rodrigues, Flávio Pereira Bispo, 24 e Carlos Augusto de Oliveira, 21, foram presos na última segunda-feira, 17, na linha 28, do projeto Sidney Girão, no município de Nova Mamoré, por volta das 12 horas, e acusados de formação de quadrilha, por estarem de posse e guarda de um revólver calibre 38 e uma espingarda e uma “pedra” de entorpecente. Eles foram denunciados por Josiane, esposa de Joacir Rodrigues.
De acordo com o Boletim de Ocorrências 1511/2007, registrado pelo terceiro sargento PM Valdecir na delegacia de Polícia Civil daquela cidade, Josiane que já vinha sendo ameaçada de morte pelo marido informou a Polícia onde se encontrava a arma. Os policiais foram ao local e, primeiro encontraram Joacir, conduzindo uma moto. Ele foi detido e, ao ser feita a revista nos quartos de Carlos e Flávio, os policiais encontraram o revolver e a “pedra” de entorpecente. Eles disseram que não sabiam de quem era a droga.
Ao retornar à cidade, a mulher reconheceu que aquele era o revolver que seu esposo a ameaçava. Quanto a espingarda, ela foi localizada enterrada nos fundos do quintal da residência do casal. Ao receber voz de prisão, Joacir desacatou os policiais com palavras de baixo calão.
Foram apreendidos ainda dois canivetes e cinco munições intactas cal. 38, a moto de placa NBQ 3504, XLR, um cordão de cor amarelada, um cachimbo para uso de entorpecente.
Juntamente com o sargento PM Valdecir estiveram os PMs Hélio e Paz.
Posse de entorpecente
Populares na cidade de Nova Mamoré, ligaram para o 190 e informaram que Francisco Chagas Queiroz Filho, 42, conduzia o Fiat placa NBL 7721, de forma ameaçadora, em frente ao Colégio Salomão Silva. O fato aconteceu por volta das 12h20 da última segunda-feira. Os policiais ao chegarem no local constataram que Francisco estava com sintomas de embriagues e, perceberam, também, uma lata de cerveja no painel do carro.
Ao ser feita a abordagem, os policiais militares encontraram dois papelotes de substancia aparentando entorpecente. Com isso, foi dada voz de prisão a Francisco e conduzido a Delegacia local.
Apreensão de entorpecente
O fato aconteceu por volta de 1 hora, na avenida 15 de Novembro, no bairro Planalto na cidade de Nova Mamoré. Os policiais militares informaram que Eldim Ribeiro Magalhães, 41 e Leni Dias da Silva, 35, estavam em atitudes suspeitas e ao serem abordados, foram encontrados com Eldim, duas trouxinhas de produto entorpecente. Ele conseguiu fugir e entrou em sua residência. Os PMs ao revistar a casa encontraram mais um papelote.
Na residência encontravam-se vários produtos sem o devido comprovante de compras. Foram apreendidos uma faca tipo peixeira e um DVD. Os dois foram conduzidos a delegacia local.

Acidente com tombamento no Santa Luzia

Por volta de 22:00 Hs de Sábado (15) policias da R.P 559 foram acionados até a avenida Duque de Caxias nas proximidades da Praça do bairro santa luzia, lá os policias encontraram um Fiat Uno de placa N.C.O 4339 capotado na via, no local foi apurado que o condutor do Uno José Rennê Palheta Macedo tinha passado por cimas de uns fios que enrolaram nas rodas dianteiras do veículo e quando freou capotou, Rennê saiu do carro ileso mais o veículo ficou parcialmente destruído, de acordo com a policia os fios que causaram o capotamento do uno foram baixados após um caminhão conduzido por Arnadeli Vivan ter derrubado os mesmo com um caminhão carregados de toras, que de acordo com o perito estavam acima da altura permitida, o boletim ainda relata que o condutor do caminhão infringiu o artigo 231 incisos 1º e 4º do Código de Transito Brasileiro.

Oficina capacita "guardiões" do Igarapé do Palheta

No período de dois dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente –SEMMA, de Guajará-Mirim e o IBAMA, realizaram a Oficina deSocialização do Projeto do Palheta.A Oficina iniciou com temas teóricos e no segundo dia os participantescolocaram em prática seus conhecimentos e sugestões. O evento abordouo projeto de revitalização do Igarapé do Palheta e as ações a seremtomadas com o intuito de resgatar um dos pontos turísticos domunicípio de Guajará-Mirim.O Igarapé do Palheta, que também abastece o município de Guajará, nosúltimos tempos foi explorado e transformado, mas com o trabalho eincentivo da SEMMA, em parceria com a SEDAM e IBAMA foi possívelrealizar o projeto de revitalização do igarapé, que neste momentoganha o apoio e a adesão da comunidade.Os participantes do Fórum foram lideranças comunitárias, membros deinstituições públicas, instituições filantrópicas e a comunidade."Com o apoio e a colaboração da comunidade, é possível resgatar oPalheta", frisou o secretário da SEMMA, José Felipe Bezerra.

Participantes do RECA/GM realizam visita técnica no Acre

Participantes do RECA/GM realizam visita técnica no AcreAs Secretarias Municipal de Agricultura e Pesca - SEMAGRIP e MeioAmbiente - SEMMA vem dando um norteamento a investimentos realizado nacadeia produtiva da farinha de mandioca e polpa de frutas no municípiode Guajará-Mirim. No mês de abril, a Prefeitura Municipal entregouequipamentos para aos agricultores locais e a Associação dosAçaizeiros equipamentos para o despolpamento dos seus produtos, alémde um caminhão para facilitar o transporte. Na área da Comara está emfase de construção a sede da Casa da Farinha que vai beneficiar osagricultores no plantio de mandioca.Em busca de alternativas para diversificar a produção dos agricultoresdo município realizou-se no dia 22/03/07, uma oficina sobrenivelamento de Sistemas Agroflorestais – SAF's, com participação dasentidades: SEMMA, SEMAGRI, EMATER, FUNAI, e associações: Bom Sossegokm 22, COMARA, Comunidade Indígena do SOTERO, ASAEX, ASPROP,ASPROCOSAM, ASAGUAM e Comunidade indígena do LAGE. Através da Oficina realizada em SAFs, foram obtidos traços as metas:realização de uma Viagem Técnica no Projeto RECA com os técnicos eLideres das comunidades participante; Após visita no projeto RECA, aequipe se reunirá em cada comunidade para proferir palestras eselecionar produtores interessados em trabalhar com sistemasAGROFLORESTAIS; e através do diagnostico das Comunidades e seleção dosprodutores, a equipe elaborará dois Projetos, um sobre capacitação eoutro de implantação de SAFs nas comunidades com duração de três anos. A recente visita técnica foi no Acre, com a participação dosrepresentantes Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura ePesca, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, EMATER, da FUNAI, doIDAROM; e representantes das Associações: ATAVAGE; Bom sossego km 22;COMARA; Comunidade indígena do SOTEREO; Comunidade Indígena Lages;Resex Pacáas Novos; Resex Ouro Preto, ASAGUAM (Açaizeiros); ASPROCOSAM(Abacaxizeiros); AMPADI (Distrito do Iata) e AMADSUR (Distrito deSurpresa).

Membros do Plano Diretor realizam mais um reunião em Guajará

No último final de semana, autoridades municipais e comunidadeestiveram reunidos durante todo o dia, no Plenário da Câmara deVereadores para participar de palestras no intuito de enriquecer oprojeto Plano Diretor Participativo em Guajará-Mirim."Esperava-se um número maior de participantes, mas infelizmente comopodemos ver há pessoas que preferem sempre criticar ao contrário doque participar", desabafou o prefeito Dedé de Melo e enfatizando aimportância do Plano Diretor para Guajará-Mirim.O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimentodo município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poderpúblico e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano erural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurarmelhores condições de vida para a população. Por exigênciaconstitucional, para municípios com mais de 20.000 habitantes, o planoobjetiva uma melhor qualidade de vida para todos. Espera-se que oPlano Diretor proponha meios para garantir e incentivar a participaçãopopular na gestão do município. Que aponte rumos para umdesenvolvimento local economicamente viável, socialmente justo eecologicamente equilibrado.Proponha soluções para a melhoria da qualidade da gestão públicalocal, tornando-a mais apta a utilizar os recursos públicos e aprestar melhores serviços à população. Apresente diretrizes einstrumentos para que os investimentos em saneamento, transportecoletivo, saúde, educação, equipamentos urbanos, habitação popularsejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população eproponha diretrizes para proteger o meio ambiente, os mananciais, asáreas verdes e o patrimônio histórico local. Mas para que tudo issoocorra é necessária participação das autoridades guajaramirenses, emespecial dos vereadores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Miguel Sena dispara novamente contra TCE e diz que Assembléia não pode “levar o passarinho para a boca do gato”

Em um dos momentos mais acirrados na sessão de hoje na Assembléia Legislativa de Rondônia, os deputados se dividiram no momento de aprovar ou não um projeto de autorização da ampliação da estrutura do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a instalação de secretarias regionais e da vice-presidência nos municípios de Cacoal, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná.

Como era de se esperar, o deputado Miguel Sena (PV – Guajará) foi totalmente contrário à aprovação e disse que não se pode ter confiança na intenção do Tribunal de Contas que, para ele, ainda é comandado pelo ex-conselheiro e ex-presidente da Corte de Contas, Amadeu Machado.

“Quem me garante que isso não é mais uma armação do Amadeu Machado, que é quem manda realmente do Tribunal de Contas? Se aprovarmos isso, além de aumentarmos custos e gastos do dinheiro público, ainda vamos levar o passarinho para a boca do gato. O TCE está cheio de irregularidades e eu tenho provas disso”, disparou.

O projeto, que visa ampliar a estrutura do TCE no Estado, a fim de facilitar o acesso dos prefeitos e secretários municipais à Corte de Contas, recebeu ainda resistência do deputado Kaká Mendonça (PTB – Pimenta Bueno).

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Boca de Fumo estourada no Santa Luzia



Em poder de um mandado de busca e apreensão o Grupo de Operações especiais em conjunto com o serviço de investigação da Policia Militar fecharam o cerco no inicio da noite desta terça-feira a residência de Jose Odair dos Santos de anos conhecido pela alcunha de “Di Boi”, que ao perceber a presença da Policia Militar tentou empreender fuga e se trancou dentro do banheiro nos fundos da residência de onde foi retirado a força já que resistiu a prisão, dentro do banheiro foi encontrada uma trouxa grande de substâncias entorpecentes que depois de pesada totalizou 25 gramas de cocaína, nas proximidades da casa ainda foram presos os viciados Toni de Souza Ramos de 24 anos, Luciana dias de Souza de 23, Anselmo Pereira de 48 anos, Francinete da Purificação valente e Ronaldo Souza e Silva de 30 anos, na busca foram encontrados no interior da residência dois aparelhos celulares um motorola e outro gradiente com carregadores, um fone de ouvido, uma balança de precisão, duas tesouras, dois cadernos, dois chips telefônicos, 59 reais em dinheiro, 3 bicicletas, um molho de chaves, duas caixas de fósforos, duas carteiras de cigarros abertas, um boné, alguns papeis picados, e um tracajá, os seis elementos, foram conduzidos e apresentados na delegacia de policial civil, a policia acredita que a droga seja de Jose Odair o di boi, mais um dos viciados presos no interior do recinto alegou que a droga era dele, de acordo com as investigações Ronaldo Souza e Silva assumiu a droga que possivelmente não seja dele para livrar a cara do verdadeiro proprietário, mais em seu depoimento ele fez questão de dizer que comprou a droga por 180 reais de um boliviano que ele não conhece nas proximidades do porto oficial, mais a história dele é duvidosa, porque como e que um cara compra uma porção de droga por 180 reais e estava consumindo uma paranga de 5 reais, o delegado titular de Policia Civil Jose Marcos Rodrigues Farias flagranteou Ronaldo Souza e Silva e Jose Odair dos Santos pois Acredita que ele sim e o proprietário da droga, Ronaldo e di boi devem responder pelo art.33 da lei de entorpecentes, Toni, Luciana, Anselmo e Francinete foram ouvidos e posteriormente liberados.

Renan Calheiros é absolvido pelo Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conseguiu evitar a perda do seu mandato de senador nesta quarta-feira (12). O relatório que pedia sua cassação foi rejeitado pelo plenário da Casa por 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e 6 abstenções. Eram necessários 41 votos para que ele fosse cassado.
Renan Calheiros era acusado de pagar despesas pessoais com recursos do
lobista Cláudio Gontijo, funcionário da construtora Mendes Junior.

No Conselho de Ética, Renan não conseguiu provar que o dinheiro utilizado para o pagamento de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, que teve uma filha com o senador, tem origem em negócios agropecuários. A Polícia Federal (PF) encontrou contradições nos documentos da defesa. O órgão disciplinar do Senado aprovou parecer, cujo texto afirma que Renan mentiu ao Congresso na sua justificativa de renda.

Renan ainda sofre outros dois processos no Conselho de Ética (saiba mais sobre as acusações contra Renan Calheiros).

Repercussão
Ao deixar o plenário que garantiu a sua absolvição, Renan Calheiros foi recebido com vaias e aplausos dos presentes. Na sequência, Renan saiu do Senado e sua asessoria informaou que ele seguiria para uma igeja de Brasília.

"O resultado é desastroso para o Senado. O Senado sai destroçado. Não há a menor condição de Renan Calheiros continuar na presidência desta Casa. Se os seis que se abstiveram votassem sim, ele teria sido cassado", disse o senador Jefferson Péres (PDT-AM) após a divulgação do resultado.

Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que votos do Democratas podem ter contribuído para a absolvição do presidente do Senado. "Ninguém imaginava que haveria abstenção num processo como esse. Esse negócio de lavar as mãos é que levou a esse resultado."

O aliado Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que Renan, apesar de estar enfraquecido com o resultado, tem capacidade de reorganizar sua força política. "Vai depender da capacidade total do presidente Renan de aglutinar a oposição, os líderes e mostrar que ele continua sendo líder e presidente porque ele foi eleito com poder liderança e de aglutinação. Vamos ver se é possível, ele é presidente, mas vamos ver se é do interesse da oposição de fazer isso", disse.

Sessão fechada
Por 6 votos contra 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que, na madrugada desta quarta-feira (12), concedeu uma liminar (decisão provisória) permitindo o acesso de 13 deputados ao plenário do Senado para assistir à sessão secreta que definiria o futuro político de Renan. A sessão no plenário foi fechada às 12h08. A determinação foi do primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), que solicitou que o público deixasse o plenário. Permaneceram apenas os senadores, os deputados autorizados pelo STF, dois servidores do Senado e o advogado de Renan. No início da sessão, Tião Viana fez um protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir a presença de 13 deputados na sessão secreta em que vai ocorrer a votação do pedido de cassação de Renan. Viana disse que não tem poder para punir os deputados, que, eventualmente, filmarem ou gravarem a sessão, o que foi expressamente proibido aos senadores.
Briga
Pela manhã, os deputados federais autorizados pelo STF a assistir a sessão secreta em que é votada a cassação do mandato de Renan Calheiros trocaram socos e empurrões com seguranças no momento em que tentavam entrar na sessão secreta no plenário do Senado. Como foram barrados pelos seguranças, houve confusão. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) partiu para o confronto com os seguranças. O tumulto ocorreu minutos depois do primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana, ter anunciado que seria cumprida a decisão do Supremo que permite o acesso de 13 deputados federais à sessão secreta.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Policia Militar estoura mais uma boca de Fumo no Santa Luzia

Nesta segunda-feira dia 10 por volta de 5:30mim, o Grupo de Operações Especiais (GOE) e a Patrulha de Busca e Captura, cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de Reginildison Lopes Montenegro – vulgo “Careca” e Rosilene Vieira dos Santos, localizada na avenida Balbino Maciel, 2551, no bairro Santa Luzia, durante uma abordagem policial foram encontrados no interior da residência dos mesmos vários objetos e eletroeletrônicos de procedência duvidosa, dentre eles uma TV de 20 polegadas, um DVD marca CCE, cinco celulares, diversas peças de roupas de uso pessoal além de outros objetos. Na busca foram encontradas também 11 trouxinhas de substância entorpecente, uma Pistola de brinquedo de cor preta em tamanho real e a quantia de R$ 735,00 (setecentos e trinta e cinco reais) entre cédulas e moedas.
Esta operação começou com o levantamento feito pelo Serviço de Inteligência do 6º BPM, que identificou a residência como ponto de venda de entorpecentes, devido ao grande fluxo de pessoas no local. Após constatar os fatos um relatório foi apresentado ao juiz de direto de Guajará-Mirim e posteriormente foi determinado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, uma verdadeira operação foi montada e foram para o local o Grupo de Operações Especiais e a Patrulha de Busca e Captura. No momento da busca, o proprietário da residência e acusado Reginildison Lopes Montenegro e sua amasia empreenderam fuga pelos fundos da casa, não sendo localizados. Os Policiais Militares prenderam Rechardison Gomes – vulgo “Tio pepa”, que estava em uma casa abandonada ao lado da boca de fumo e trabalhava como olheiro para Reginildison. No momento da prisão, Tio pepa empreendeu fuga, mais foi perseguido e capturado na avenida Castelo Branco no bairro Santa Luzia. No local onde Tio pepa estava, foram encontrados cinco cigarros de cocaína e duas piteiras, quando os policias consultaram a central de operações descobriram que havia um mandado de prisão contra Tio Pepa, ele foi recolhido e apresentado ao presídio local apesar das buscas nem Reginildson nem Rosilene foram localizados.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Ex-Militar de Guajará-Mirim é detido pela PRF transportando três mil reais em cocaína

Pimenta Bueno - Policiais Rodoviários Federais prenderam em Pimenta Bueno RO, na madrugada de domingo (09/09) o rondoniense Anderson Souza Barbosa, 28 anos quando viajava em um ônibus do Expresso Maia com destino à Goiânia. Segundo informou a PRF, que desde o dia 1º de setembro desenvolve a Operação ExpoPib o ônibus foi abordado para fiscalização por volta de 01h30min e durante a revista em alguns passageiros descobriu-se que Anderson estava com a droga oculta sob as calças e declarou que comprou 600 gramas da droga em Porto Velho e pretendia vender em Goiânia. O policiais descobriram ainda que Anderson foi militar do Exército em Guajará-Mirim onde, segundo ele, conheceu o boliviano que anos mais tarde veio a lhe vender o entorpecente.
Preso em flagrante por tráfico, foi encaminhado à DPC de Pimenta Bueno.

Brasileiro é torturado e morto em Cobija

O governo brasileiro, por meio do consulado em Cobija, Estado de Pando, Bolívia, fronteira com os municípios de Brasiléia e de Epitaciolândia, exigirá das autoridades do país andino uma apuração rigorosa para a morte de um brasileiro.
Rafael Carvalho de Oliveira (30), natural de São Paulo, cumpria pena por tráfico de drogas no presídio de Vila Buch por violar leis internacionais e por não respeitar os direitos humanos. Ele morreu na noite de terça-feira em um hospital Boliviano, internado há cinco dias.
A versão chegada ao conhecimento da polícia brasileira é de que, na quinta-feira da semana passada, Rafael teve um desentendimento com um preso boliviano e levou a pior.
Ele foi torturado por integrantes do corpo de guarda que há cerca de quatro meses mataram três peruanos que tentaram fugir. Com traumatismo craniano e com vários ferimentos, o brasileiro foi internado no hospital geral de Cobija.
O consulado brasileiro tentou com as autoridades bolivianas a transferência da vítima para um hospital do Brasil. Na noite de terça-feira, teve seu estado de saúde agravado e morreu. Peritos da polícia técnica removeram o corpo para o IML de Rio Branco.

CFF alerta mulheres que usam Viagra

Preocupada com o crescente número de mulheres que usam estimulantes sexuais, medicamentos comuns para homens com problemas de ereção, seja orgânico (40% dos casos) ou psicogenético (60%), a secretária-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, disse ser preciso um trabalho de conscientização da população para os riscos dessa prática, adotada principalmente na fase pós-menopausa. De acordo com Lérida, a facilidade da compra do Viagra e a disponibilidade do medicamento na internet são dois pontos combatidos pelo CFF com a proposta de contribuir com a diminuição de problemas de saúde acarretados pelo consumo indevido de estimulantes sexuais sem a prescrição médica necessária. “Vemos um aumento significativo no consumo de Viagra por mulheres. Em muitos casos, elas consomem o medicamento sem a orientação necessária e ao invés de surtir um efeito positivo acarretará uma série de transtornos indesejáveis à saúde, inclusive a morte em decorrência de um ataque cardíaco”, explicou. Estudos clínicos revelaram que a sildenafila (composto existente no Viagra) tem propriedades vasodilatadoras sistêmicas que resultam em uma diminuição transitória na pressão sangüínea. Tomado de forma indevida e sem prescrição médica, o medicamento pode causar eventos cardiovasculares graves, incluindo infarto do miocárdio, morte cardíaca repentina, arritmia ventricular, hemorragia cerebrovascular e ataque isquêmico transitório em associação temporal. A ginecologista e obstetra Ana Lúcia Cavalcanti, doutora em sexualidade pela Universidade de São Paulo, explicou que as mulheres optam pelo estimulante sexual quando o estrogênio (hormônio feminino) alcança níveis baixos, causando, também, a diminuição do apetite sexual. “Na pós-menopausa, além da falta hormonal, há menor elasticidade dos vasos sangüíneos, que levam sangue para a pélvis quando há excitação. O estimulante sexual é vasodilatador e tem o poder de compensar esses problemas”, alertou. Uma série de estudos foi realizada pela Faculdade de Medicina da USP, para comprovar se algumas mulheres tinham, realmente, aumento da excitação por meio de Viagra. Após ingerirem o medicamento, as voluntárias que tomaram o estimulante sexual por 15 dias tiveram um aumento da circulação sanguínea na região clitoriana, o que facilita o prazer sexual feminino e aumenta a intensidade do orgasmo. Já em Montreal, Canadá, uma pesquisa revelou que das 202 mulheres que consumiram o medicamento durante três meses, 57,4% relataram uma melhora nas sensações de prazer na região genital, ficando mais excitadas. Além disso, 41,5% revelaram que tiveram uma maior satisfação na cama. Mesmo com todos os benefícios e sendo aparentemente inofensiva, a auto medicação é condenada por médicos e especialistas da área”, reforçou a secretária-geral do CFF.

Ex-presidente do INSS teria recebido propina: Bruno também contou como teria sido a articulação do BMG para retirar Amir Lando do Ministério da Previd

O advogado Bruno Brito Lins — ex-marido de uma funcionária do gabinete do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) — revelou, em entrevista à revista ‘Veja’, novos detalhes do suposto esquema de propinas envolvendo Renan e outros políticos do PMDB com o banco BMG. Ele teria entregado, em março de 2005, R$ 150 mil ao então presidente do INSS e hoje deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT), como retribuição por portaria que beneficiaria o banco. Segundo ele, José Roberto Leão, ex-diretor do Dataprev, teria recebido R$ 50 mil. Bruno teria retirado R$ 2,8 milhões da instituição. Bruno também contou como teria sido a articulação do BMG para retirar Amir Lando do Ministério da Previdência e substituí-lo pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), hoje líder do governo no Senado. Tudo teria sido intermediado pelo seu ex-sogro, o lobista Luiz Garcia Coelho. “Eu presenciei conversas e ouvi telefonemas nos quais o pessoal do BMG e o Luiz (Coelho) começaram a confabular para tirar o Amir Lando da Previdência e colocar outra pessoa”, disse Bruno. De acordo com a entrevista, antes da posse de Jucá, o próprio presidente do BMG, Ricardo Guimarães, teria ido junto com dois diretores do banco ao gabinete do senador. O BMG teria sido favorecido nos empréstimos consignados a aposentados. O advogado reforçou a tese de que o sogro agia a serviço do presidente do Senado. Segundo ele, na intimidade, Luiz se referia a Renan como “chefe”. O lobista, de acordo com a reportagem, também se utilizava do cargo da filha no gabinete do senador para marcar reuniões com integrantes do governo. Bruno revelou também uma suposta tentativa de golpe no fundo de pensão dos Correios, o Postalis. Seria construído um resort na cidade de Trancoso, na Bahia, integralmente custeado pela instituição, que pagaria R$ 250 milhões. Mas Luiz e Renan ganhariam participação como sócios. Renan Calheiros não comparece a cerimônia em Brasília Às vésperas de seu julgamento pelo plenário do Senado, Renan Calheiros acabou não comparecendo ao desfile da Independência em Brasília. Sua ausência foi sentida por políticos, e parte do governo evitou a imprensa para não comentar o caso. O ministro Tarso Genro, da Justiça, foi o único que comentou: “Ele não veio porque não quis, obviamente”, ironizou. Tarso negou que o governo esteja trabalhando pela absolvição de Renan. “O governo não está tratando desse assunto”, disse. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, não disfarçou o mal-estar. “Evidente que eu notei a ausência de Renan. Mas atribuo isso a uma decisão dele. Ele deve ter decidido não vir pelas circunstâncias. Não tem como eu explicar. O fato de ele estar sendo julgado no Senado é que deve ter pesado”, afirmou o deputado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deu entrevistas.

Moradores de Nova Califórnia afirmam que vereador Pitico Vilela 'abandonou' comunidade

O distrito de Nova Califórnia está completamente abandonado. Moradores denunciam o único representante da Ponta do Abunã, o vereador Pitico Vilela (PTB) (Foto). Eleito pela comunidade, o edil apenas abandonou o distrito, onde teve a maior votação expressiva para se tornar vereador.

A revolta da população é pela falta de pavimentação, iluminação, educação e estrutura que não são visadas pelo vereador Pitico Vilela, que diz ser aliado do prefeito Roberto Sobrinho (PT). “Pitico Vilela deveria usar suas prerrogativas de vereador para reivindicar pela comunidade de Nova Califórnia. Ele não deve se utilizar da carência do povo para conseguir votos, mas foi o que aconteceu com a população de Nova Califórnia, que acreditou nele e, até o momento, apenas faz promessas. Isso que deixou a população revoltada,” disse um morador.
Um líder da comunidade disse à reportagem que o vereador há meses não dá as caras no distrito. Ele afirma que o vereador está com residência na capital e isso que revolta os moradores. “Ele era um empresário de negócios aqui no distrito e sempre honrou com seus compromissos. Depois que se elegeu vereador, ele sumiu de Nova Califórnia”.

Para um analista político, “o bom vereador é aquele político que está sempre a serviço do povo e que foi eleito para legislar em favor da sociedade, ou seja, alguém que tem, por obrigação, a tarefa de elaborar leis e votá-las para beneficio da sua gente e do seu eleitorado. Os vereadores eleitos, por exemplo, são os representantes dos diversos bairros e distritos, e têm obrigação de conquistar melhorias para os moradores que os elegeram.”
Por outro lado a comunidade deve ter a obrigação e o direito de acompanhar o trabalho do seu vereador e a medida exata dessa obrigação é a participação das reuniões ordinárias, que acontecem semanalmente.

O vereador Pitico Vilela, sempre acompanhado do deputado Valter Araújo (PTB), pretenso pré-candidato a prefeito de Porto Velho, ressaltou que assim que a Ponta do Abunã for emancipada, ele será o “prefeito tampão”, indicado pelo próprio Valter Araújo.

“Como vereador, Pitico não faz nada, como prefeito tampão que não faria mesmo”, disparou um outro morador.

Com nova composição, PSDB terá cinco deputados estaduais; Casara já não tem mais chances, garantem correligionários

Informações colhidas agora há pouco pelo O RONDONIENSE junto ao PSDB dão conta de que a nova composição do partido tucano em Rondônia terá a maior bancada dentro da Assembléia Legislativa, com cinco deputados.

A nova composição, que deverá ser consolidada amanhã, com a confirmação definitiva da executiva nacional, terá como presidente do PSDB em Rondônia o deputado Tiziu Jidalias e como presidente da executiva municipal o deputado Maurinho Rodrigues. Maurinho vai responder ainda pelas representações em Candeias e região de Guajará-Mirim.

Ingressam ainda no partido os deputados Luiz Cláudio da Agricultura, Valdivino Tucura e Ezequiel Neiva.

As informações foram passadas por membros do próprio ninho tucano e a expectativa é de que a tentativa do então presidente e ex-deputado federal Hamilton Casara de ir à Brasília tentar, junto à executiva nacional, dissolver esta nova composição, são praticamente inúteis.

Consultado pela reportagem, o deputado estadual Maurinho Rodrigues disse que espera que, com esta nova composição, o partido tucano fique ainda mais fortalecido em todo o Estado, especialmente porque com esses nomes, a representatividade do PSDB tem um alcance ainda maior e mais forte.

Maurinho também disse que a partir de agora, diferente do que vinha acontecendo, o clima dentro do partido, com a nova composição, é de pura harmonia, sem o risco de traições e picuinhas partidárias e políticas.

“É algo para se celebrar”, disse o deputado.

Rondônia é um dos poucos estados que paga débitos em dia com a União

Às vésperas de completar dez anos em vigor, o maior refinanciamento de dívidas estaduais promovido pelo governo federal para socorrer administrações à beira da falência começa a mostrar um efeito colateral amargo. Apesar de todos os esforços para pagar os débitos acordados em 1997 com a União, os Estados não têm conseguido honrar esses pagamentos e uma nova dívida pública vem crescendo silenciosamente. Hoje já soma R$ 82,7 bilhões, segundo levantamento publicado esta semana no jornal o Estado de S.Paulo.
Rondônia é um dos 12 estados do país que têm dado conta de pagar seus débitos, impedindo a formação de resíduo. “Estamos agindo com responsabilidade e com rigor no pagamento das dívidas, contraídas em Governos anteriores e não estamos fazendo empréstimo para tocar as inúmeras obras que a administração estadual está realizando. Isso porque não queremos deixar ‘herança maldita’ pra ninnguém, a exemplo da dívida do Beron, que consome cerca de R$ 10 milhões todo mês”, expilcou o governadro Ivo Cassol.
Esse novo débito, que, no jargão financeiro, leva o nome de resíduo, é o equivalente ao Orçamento do Estado de São Paulo, o segundo maior do País, e já representa 31% de tudo que os Estados devem à União referente ao refinanciamento lançado em 11 de setembro de 1997, com a sanção da Lei 9.496 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época, o governo federal assumiu R$ 103 bilhões em dívidas dos Estados - em valores não atualizados. Hoje esse valor mais que dobrou e está em R$ 264 bilhões.
O acúmulo desse resíduo é preocupante porque a tendência é que ele aumente ainda mais nos próximos 20 anos - por conta de juros e correções - , inviabilizando, em muitos casos, a quitação da dívida no prazo de 30 anos acertado com a União. Segundo economistas, em alguns casos, esses valores, que eram para ser residuais, como o próprio nome sugere, serão tão altos que certamente levarão o País a um novo plano de socorro financeiro aos Estados, se não houver uma revisão contratual.
O resíduo é a diferença entre o valor cobrado mensalmente pela União a título de prestações da dívida e o efetivamente pago pelos Estados. Traduzindo: acumula resíduo quem não paga integralmente sua parcela. Isso acontece porque, para não sufocar as finanças estaduais, a União assegurou aos Estados o direito de comprometer, no máximo, um determinado porcentual de sua receita líquida real com essas prestações - esse índice varia de 11,5% a 15%.
São Paulo e Minas são os recordistas em resíduo, com R$ 43,2 bilhões e R$ 15,9 bilhões, respectivamente. Depois vêm o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. O menor é o do Maranhão, com R$ 219,8 milhões. Apesar desse cenário dramático, São Paulo e Minas conseguiram neste ano autorização do governo federal para contrair novos empréstimos.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Mais de 600 participaram da Atualização do TCE

"O saldo V Encontro de Atualização realizado mês passado pelo Tribunal de Contas é altamente positivo", disse nesta quinta-feira, 6, o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, presidente do Tribunal, acrescentando que "daquela ação os resultados irão se refletir em benefício da sociedade".

No total o V Encontro, realizado em forma de Oficinas, recebeu 638 inscritos, todos técnicos dos vários órgãos públicos das administrações municipais, incluindo prefeituras e Câmaras. "Uma das missões importantes desse trabalho do Tribunal de Contas é aproximar o próprio Tribunal dos jurisdicionados", frisou o conselheiro.

"Esse diálogo é fundamental porque reduz distâncias e ajuda a tirar dúvidas, levando aos técnicos municipais e de órgãos estaduais um conhecimento mais apurado através das palestras e da troca de experiências", avaliou.

"Importante ressaltar o apoio que se teve para isso de todos os conselheiros do Tribunal de Contas e dos funcionários, dos prefeitos que sediaram os pólos (Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho) e dos outros municípios que liberaram seus técnicos para participarem", frisou o presidente do TCE-RO.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Deputado Wilber da ASTIR diz que comando da Polícia Militar é podre.

Completamente irritado com as críticas que vem recebendo do alto comando da Polícia Militar, o deputado estadual Wilber Coimbra (PSB – Porto Velho) fez um discurso furioso no plenário da Assembléia Legislativa agora há pouco. Wilber teria sido chamado de “soldadinho disfarçado de deputado” por alguns representantes do Comando da PM. “O Comando da PM está muito mal assessorado. É uma elite podre, tecnocratas que estão aí para minar minha atuação em prol desta classe trabalhadora importante para a sociedade. O pior é que o governador ainda dá ouvidos a essa gente que se corrompeu com o poder, mas esquece que a mesma caneta que nomeia é a que exonera”, disparou. Wilber recebeu o apoio de alguns deputados em seu discurso e, embasado nesta parceria, adiantou à presidência da Mesa Diretora que, a partir de agora, sempre vai utilizar da palavra para atacar o Comando da PM. “Esperei muito tempo para fazer este pronunciamento, pois sempre tentei conversar com estas pessoas e dar a elas a minha parcela de contribuição com minha atuação parlamentar. Sou soldado e estou deputado. A verdade é que a partir de hoje o Comando vai levar cacete. É taca agora! Essa gente tem que me respeitar, pois se estou aqui é pela vontade de Deus e do povo e não como eles, que estão lá apenas por conta de uma indicação ou nomeação”, finalizou.