terça-feira, 4 de setembro de 2007

Últimos atos do conselheiro Hugo Motta no Tribunal

Uma ação de interesse maior para o Estado, uma protocolar e outra para atender uma relação funcional. Foram os três últimos atos assinados pelo conselheiro Hugo Motta, falecido na noite de sábado, 1, no exercício da presidência do Tribunal de Contas, na semana passada quando substituiu o presidente conselheiro Euler Potyguara que se encontrava viajando. Através da Portaria 638, o conselheiro Hugo Motta designou uma comissão, presidida pelo conselheiro Valdivino Crispim e composta por mais seis servidores, para "prestar assistência ao Tribunal de Contas da União no fornecimento de informações e documentos" a respeito da auditoria que o TCU fará relativa ao período que as Instituições Financeiras do Estado estiveram submetidas ao Regime de Administração Especial Temporária – RAET do Banco Central – caso-Beron. Na quinta-feira, 30, logo após encerrada a sessão do Pleno do TCE, o conselheiro Hugo Motta determinou à Secretaria Geral das Sessões que fosse agilizado o procedimento para que a decisão do TCE sobre concessão de licença-maternidade a uma funcionária do Estado fosse logo encaminhada à secretaria de Administração de Rondônia, devido ao cunho social. Coube a ele também assinar o documento Moção de Pesar destinada à família do ex-deputado federal Antonio Morimoto, falecido no meio da semana passada. Morimoto foi relator do projeto de criação do Estado.
Emoção e homenagens marcaram a despedida ao conselheiro Hugo Motta, do Tribunal de Contas do Estado, falecido na noite de sábado e sepultado no final da tarde deste domingo no Cemitério da Saudade na BR-364, sentido Guajará-Mirim. Durante todo o velório, no auditório do TCE-RO, centenas de pessoas foram levar solidariedade à família, incluindo o presidente do Tribunal conselheiro Euler Potyguara, que interrompeu viagem para participar do cerimonial, todos os demais conselheiros, o governador Ivo Cassol, o pesidente seccional da OAB Hélio Vieira, a comandante-geral da Polícia Militar coronel PM Angelina Ramires e outros.

Antes do féretro sair o padre Emílio La Noce presidiu um ato religioso, acontecendo também três pronunciamentos. Em nome dos funcionários do TCE-RO falou o presidente da Associação dos Servidores Jair Dandolini que lembrou " atenção que o conselheiro Hugo Motta sempre dedicou a todos nós".

Em nome dos membros do TCE-RO falou o conselheiro Valdivino Crispim que lembrou ter trabalhado com Hugo Motta , como assessor, "ele sempre incentivando e a partir de quando assumi a função atual pude acompanhar mais de perto seus posicionamentos, sempre técnicos e equilibrados e que, com certeza, vão gerar uma grande lacuna". Valdivino Crispim consluiu lendo um texto da Bíblia, no Livro da Sabedoria.

Representando a família, a ex-vereadora (Porto Velho) Zora Motta destacou "os exemplos que, como filho, irmão e pai, ele nos legou e que certamente serão seguidos". Emocionada, Zora Motta citou ter sido seu irmão "uma pessoa serena, responsável e que sempre procurou o caminho da conciliação e do entend8imento".
"Conciliador e muito técnico nos seus pareceres". Assim foi definido o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Hugo Motta, falecido na noite de sábado e cujo sepultamento deverá acontecer neste domingo, com o féretro saindo do Tribunal de Contas, onde está sendo velado, às 16 horas, para o cemitério Jardim da Saudade.

Desde o anúncio do falecimento, ainda no Hospital das Clínicas e, depois, no Tribunal de Contas, amigos, conselheiros e servidores do TCE estiveram acompanhando e confortando a família.

"O Estado perde muito com a morte do conselheiro Hugo Motta, cuja amizade eu participei e que foi meu companheiro de trabalho neste Tribunal, onde seus pareceres sempre tinham o espelho de seu alto conhecimento técnico-jurídico", disse o presidente do TCE conselheiro Euler Potyguara que estava em Brasília e retornou esta madrugada.

O conselheiro Rochilmer Rocha lembrou "a busca constante pelo companheiro de Tribunal Hugo Motta de apresentar relatórios e tomar posições sempre dentro de uma análise coerente o que se nota em seus votos, além de er sido uma pessoa que sempre buscava o entendimento entre as partes".

O ex-governador Osvaldo Piana lembrou ter sido amigo de Hugo Motta desde a infância, destacou "seus pareceres muito técnicos mas sempre agindo como conciliador em situações difíceis". O conselheiro foi chefe da Casa Civil de Piana no Governo do Estado em 1991.

"O dr. Hugo Motta foi meu tesoureiro na seccional da OAB e advogado militante", destacou o ex-presidente seccional da Ordem dos advogados, Pedro Origa. Para o atual presidente da OAB, Hélio Vieira, "o falecimento representa uma perda importante".

Par ao ex-senador Amir Lando, o falecimento do conselheiro Hugo Motta "representa uma perda para a própria História rondoniense, haja vista ser ele membro de uma importante família que, além de pioneira, contribuiu muito para o desenvolvimento social da região".