sábado, 29 de setembro de 2007

Roberto Kuppe firma parceria com a Fundação Raimundo Fagner

(Rio de Janeiro) O jornalista Roberto Kuppê, ganhador do prêmio de quase R$ 19 milhões do teste 888 da Mega-Sena, e presidente do Instituto Matheus Moraes, firmou hoje (28/9), no Rio de Janeiro, uma importante parceria com a Fundação Raimundo Fagner, mantida pelo cantor e compositor cearense em Orós e em Fortaleza (CE). A parceria foi acertada durante encontro de Kuppê com Fagner no apartamento do artista no bairro do Leblon.
Pelo acordo, Fagner fará um show em Porto Velho, numa data a ser definida, para o lançamento oficial do projeto Canteiros Musicais. Técnicos da Fundação Raimundo Fagner irão até Rondônia para transmitir os conhecidos e os detalhes do projeto aos técnicos do Instituto Matheus Moraes.
O projeto
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Raimundo Fagner, o projeto Canteiros Musicais tem por objetivo a iniciação ao aprendizado musical através da informática. "Trata-se de um método informatizado que, a partir de um software editor de partitura e da adaptação de um pequeno teclado no computador, possibilita a realização de aulas interativas", destacou o cantor Fagner.
Ele explicou que um instrutor virtual ensina aos alunos os passos para que eles possam tocar, no teclado, uma determinada música. "O programa inicia também o aluno em teoria musical, ensinando-o, por exemplo, a ler e a redigir partituras", ressaltou Fagner, acrescentando que o projeto foi implantado com sucesso em Minas Gerais, numa parceria com o governo mineiro e com o apoio do ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto Canteiros Musicais "é dirigido, preferencialmente, aos jovens de 6 a 16 anos, independente do conhecimento musical, sendo necessário, no entanto, um pequeno domínio da informática", explicou o cantor cearense.
Elogio
Descontraído, simples e simpático, o cantor Raimundo Fagner elogiou a decisão do jornalista Roberto Kuppê de investir parte do prêmio da Mega-Sena em projetos sociais por intermédio do Instituto Matheus Moraes. "São poucas pessoas no mundo que têm essa atitude de poder repartir o que tem e o que ganha. Tem muita gente que não tem nada e faz também, é bom ressaltar isso. Outras pessoas, como é o caso dele (Kuppê), têm uma mão divina e são beneficiadas. O que a gente deixa na vida é o que gente faz pelos outros. Então é uma atitude maravilhosa e espero que a gente possa ter uma boa parceria e que possamos fazer muita coisa juntos, beneficiando as pessoas com seriedade".
O jornalista Roberto Kuppê fez uma avaliação positiva do encontro e da parceria firmada com o cantor Fagner, levando em conta a credibilidade da Fundação Raimundo Fagner na educação musical para jovens, uma das ações a serem desenvolvidas pelo Instituto Matheus Moraes em Brasília e Rondônia. "É muito importante essa parceria com o Fagner, porque ele tem projetos fundamentais em desenvolvimento no Nordeste e em Minas Gerais", avaliou Kuppê.
O cantor Fagner convidou o jornalista Roberto Kuppê e amigos para a estréia do show Fortaleza neste sábado, no Canecão, no Rio, quando estará lançando seu novo CD que leva o mesmo nome do espetáculo.
Terreno
Roberto Kuppê informou que adquiriu um terreno de 30 mil quadrados na zona leste de Porto Velho, "onde o bolsão de miséria se faz mais presente e com mais força" para construir a sede de Rondônia do Instituto Matheus Moraes, que atuará naquela região com várias atividades e vários cursos para crianças, jovens e adultos carentes. "Desenvolveremos lá atividades sócio-culturais, esportivas e educacionais", disse ele.
A pedra fundamental da construção do IMM em Porto Velho será lançada no próximo dia 13, um dia depois de Kuppê promover um mega evento para crianças carentes, com shows musicais e farta distribuição de brindes.
Um detalhe: o projeto para a construção da sede do IMM - incluindo salas de aula, refeitórios, piscina poliesportiva, etc. - será feito de graça pela arquiteta Mônica Canizares.
Tijolo Ecológico
O jornalista Kuppê disse também que montará, em Porto Velho, uma usina de tijolos ecológicos adquirida pelo IMM em Pimenta Bueno. "A fábrica de tijolos ecológicos será instalada nos fundos do terreno de 30 mil quadrados e os tijolos serão empregados em todas as obras do Instituto Matheus Moraes, gerando emprego e renda para a população carente, já que serão construídas em breve 100 casas populares em Porto Velho. Além disso, vamos doar os tijolos para creches e associações comunitárias de Rondônia", frisou.