sábado, 29 de setembro de 2007

Semana do Trânsito foi palco de comemorações

Na Semana Nacional do Trânsito, que terminou no último dia 25, o município de Ariquemes comemorou a redução em 95% no número de acidentes desde a implantação dos semáforo localizados na Avenida Tancredo Neves. Beneficiados com os novos semáforos em frente às agências bancárias, no centro da cidade, foram principalmente os idosos e pedestres.
A instalação de semáforos em pontos estratégicos da cidade inaugurou uma nova fase no trânsito de Ariquemes, mas as mudanças não pararam por aí. Após avaliar pontos críticos, a Prefeitura realizou uma série de ações voltadas a dinamizar o fluxo de veículos, minimizar os acidentes automobilísticos e resguardar a segurança dos pedestres. A eliminação de alguns retornos na cidade que eram considerados "pontos negros" foi mais uma tática que contribuiu para a maior organização e segurança nas ruas do município.
Outra conquista foi a municipalização do trânsito desde fevereiro deste ano, e a criação da Guarda Municipal que hoje trabalha com um efetivo de nove agentes, tendo como atividade o policiamento do trânsito, de patrimônio e comunitário.
A sinalização das ruas, que já soma um total de 350 placas diversificadas, também contribuiu para colocar ordem no caos das principais vias da cidade. A pintura de solo, que são as faixas de pedestres e as divisórias de pista, além da sinalização de 90% das lombadas na cabeceira dos quebra molas com placas e tachões, conhecidos como olho de gato são outras medidas que têm feito a diferença.
A primeira rotatória do município, a ser inaugurada em outubro, entre as avenidas JK e Jamari, é mais uma iniciativa inédita que vem facilitar o tráfego de veículos.