segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Brasileiro é torturado e morto em Cobija

O governo brasileiro, por meio do consulado em Cobija, Estado de Pando, Bolívia, fronteira com os municípios de Brasiléia e de Epitaciolândia, exigirá das autoridades do país andino uma apuração rigorosa para a morte de um brasileiro.
Rafael Carvalho de Oliveira (30), natural de São Paulo, cumpria pena por tráfico de drogas no presídio de Vila Buch por violar leis internacionais e por não respeitar os direitos humanos. Ele morreu na noite de terça-feira em um hospital Boliviano, internado há cinco dias.
A versão chegada ao conhecimento da polícia brasileira é de que, na quinta-feira da semana passada, Rafael teve um desentendimento com um preso boliviano e levou a pior.
Ele foi torturado por integrantes do corpo de guarda que há cerca de quatro meses mataram três peruanos que tentaram fugir. Com traumatismo craniano e com vários ferimentos, o brasileiro foi internado no hospital geral de Cobija.
O consulado brasileiro tentou com as autoridades bolivianas a transferência da vítima para um hospital do Brasil. Na noite de terça-feira, teve seu estado de saúde agravado e morreu. Peritos da polícia técnica removeram o corpo para o IML de Rio Branco.