segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Moradores de Nova Califórnia afirmam que vereador Pitico Vilela 'abandonou' comunidade

O distrito de Nova Califórnia está completamente abandonado. Moradores denunciam o único representante da Ponta do Abunã, o vereador Pitico Vilela (PTB) (Foto). Eleito pela comunidade, o edil apenas abandonou o distrito, onde teve a maior votação expressiva para se tornar vereador.

A revolta da população é pela falta de pavimentação, iluminação, educação e estrutura que não são visadas pelo vereador Pitico Vilela, que diz ser aliado do prefeito Roberto Sobrinho (PT). “Pitico Vilela deveria usar suas prerrogativas de vereador para reivindicar pela comunidade de Nova Califórnia. Ele não deve se utilizar da carência do povo para conseguir votos, mas foi o que aconteceu com a população de Nova Califórnia, que acreditou nele e, até o momento, apenas faz promessas. Isso que deixou a população revoltada,” disse um morador.
Um líder da comunidade disse à reportagem que o vereador há meses não dá as caras no distrito. Ele afirma que o vereador está com residência na capital e isso que revolta os moradores. “Ele era um empresário de negócios aqui no distrito e sempre honrou com seus compromissos. Depois que se elegeu vereador, ele sumiu de Nova Califórnia”.

Para um analista político, “o bom vereador é aquele político que está sempre a serviço do povo e que foi eleito para legislar em favor da sociedade, ou seja, alguém que tem, por obrigação, a tarefa de elaborar leis e votá-las para beneficio da sua gente e do seu eleitorado. Os vereadores eleitos, por exemplo, são os representantes dos diversos bairros e distritos, e têm obrigação de conquistar melhorias para os moradores que os elegeram.”
Por outro lado a comunidade deve ter a obrigação e o direito de acompanhar o trabalho do seu vereador e a medida exata dessa obrigação é a participação das reuniões ordinárias, que acontecem semanalmente.

O vereador Pitico Vilela, sempre acompanhado do deputado Valter Araújo (PTB), pretenso pré-candidato a prefeito de Porto Velho, ressaltou que assim que a Ponta do Abunã for emancipada, ele será o “prefeito tampão”, indicado pelo próprio Valter Araújo.

“Como vereador, Pitico não faz nada, como prefeito tampão que não faria mesmo”, disparou um outro morador.