sábado, 29 de setembro de 2007

TSE cassou 215 políticos por compra de votos em oito anos

Levantamento foi feito entre 1999 e 2007. Tribunal informou que decisão é definitiva.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) informou nesta sexta-feira (28) que 215 políticos foram cassados por compra de votos em oito anos. O levantamento foi feito entre 1999 e 2007. A assessoria do tribunal informou que a decisão é definitiva, ou seja, que não cabe recurso.
Segundo o TSE, o cargo de prefeito foi o que sofreu o maior número de cassações: 101 perderam o mandato. O tribunal também cassou 53 vice-prefeitos. No mesmo período, 51 vereadores foram afastados.
De acordo com o levantamento quatro deputados federais e quatro deputados estaduais também tiveram os mandatos cassados pelo TSE.
Consta apenas um governador no período pesquisado - Flamarion Portela (RR), que teve o mandato cassado em 2004, e um senador, João Capiberibe (AP), cujo mandato foi cassado em 2003.
ALERTA
Para o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, as cassações de mandatos por compra de votos servem como um alerta para os políticos.
“É um alerta, que eles [políticos] coloquem a barbinha de molho. É claro que quando se tem a glosa [punição] como se teve, a tendência é os homens, principalmente políticos, manterem os freios inibitórios mais intensos”, disse Marco Aurélio, por telefone, ao G1.
O ministro avaliou que o número de cassações mostra a eficiência da Justiça Eleitoral. Mas também demonstrou surpresa com os números.
“A medalha, como toda medalha, tem duas faces: a primeira é uma face que merece nosso aplauso. A Justiça Eleitoral vem atuando. A segunda face é constatar que o desprezo pelas normas postas é incrível”, afirmou.