terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Autoridades bolivianas visitam prefeito Dedé de Melo

Acompanhados do Cônsul do Brasil na Bolívia, Valsiro Pedro de Lima, o comandante do Terceiro Distrito Naval, Raul Viscarra, o comandante do destacamento aéreo, Major Justiniano, o comandante da Capitania dos Portos de Guayarámerin, Capitão Manzaneda e o comandante Gareta, do Exército, estiveram fazendo uma visita de cortesia ao prefeito Dedé de Melo (PSDB) na manhã desta segunda-feira (18).

De acordo com o Cônsul brasileiro, os militares bolivianos foram recém empossados e estão realizando visitas de cortesia a todas as autoridades brasileiras em Guajará Mirim, ‘o objetivo dessas visitas é o de melhorar as relações entre Brasil e Bolívia, afinal, somos vizinhos e temos muitos problemas em comum, como por exemplo, as cheias dos rios da região que estão causando uma série de transtornos principalmente na Bolívia’, explicou Valsiro.

A cheia dos rios e as enchentes que estão ocorrendo em cidades como Trinidad (capital do Estado de Beni, do qual Guayarámerin faz parte), foi um assunto que veio à tona durante a visita. Segundo o prefeito Dedé de Melo, a cheia dos rios também causa transtorno em Guajará Mirim, e lembrou que ano passado, o bairro do Triângulo foi uma das áreas mais atingidas pela cheia do rio Mamoré.

O comandante do Terceiro Distrito Naval, Raul Viscarra, explicou para o prefeito que a cidade de Trinidad está literalmente embaixo d’água, ‘ nas ruas, as águas chegam a 80 centímetros, causando uma série de problemas de saúde’, disse o comandante.

Dedé de Melo comunicou aos militares que apenas este ano, já enviou para a Bolívia, como forma de ajuda, mais de 5 mil caixas de hipoclorito de sódio, substância utilizada para purificar a água, muito utilizada em situações como a que está atravessando a Bolívia.

O prefeito também aproveitou a visita dos comandantes para convidá-los à participar do encontro de prefeitos de cidades de fronteira, que acontecerá nos dias 28 e 29 de fevereiro em Guajará Mirim, onde serão abordados temas referentes a problemática das cidades fronteiriças.

Os militares bolivianos agradeceram a disposição do prefeito Dedé de Melo em ajudar o País vizinho e também ofereceram apoio recíproco, se for o caso.

Após a reunião com o prefeito, as autoridades bolivianas seguiram a agenda de visitas em Guajará Mirim.