sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Prefeitura de Guajará Mirim repassa recursos para blocos carnavalescos

O prefeito Dedé de Melo repassou na manhã desta quinta feira, R$ 12 mil para os blocos Periquito da Madame, Unidos do Triângulo, Folia, Bloco da Folia, Bloco das Piranhas e Bloco Extinção.

Os recursos, da própria prefeitura, haviam sido prometidos pelo prefeito ainda no ano passado e a divisão do montante foi definida pela direção dos próprios blocos. Durante a solenidade de repasse, o prefeito disse que ¨os blocos são quem fazem a alegria do carnaval. Por isso, nada mais justo que eles recebam recursos do município¨, disse Dedé.

O secretário de Cultura e Turismo de Guajará Mirim, Ricardo Bartolo disse durante a solenidade que, apesar das dificuldades, a promessa da prefeitura junto aos blocos foi cumprida, ¨nós fizemos um grande esforço para ajudar os blocos. O município é pequeno, mas o prefeito tem uma grande preocupação com a cultura. Nós estamos ampliando nosso calendário de eventos e já estamos conseguindo colocar Guajará Mirim no circuito de grandes atividades culturais. Este ano, por exemplo, estamos em negociação com o Amazon Sat, para que nosso festival folclórico seja transmitido ao vivo, também vamos sediar, nos dias 28 e 29 de fevereiro, o II Encontro de Intercâmbio de Experiências Municipais em Áreas de Fronteira, que deve reunir prefeitos de diversos países¨, explicou o secretário.

Mais investimentos - O prefeito Dedé de Melo, durante a cerimônia de repasse de recursos aos blocos, aproveitou a ocasião para falar de um projeto, de autoria do vereador Rodrigo Nogueira, que propõe incentivos fiscais de até 20% para empresas que apoiarem projetos culturais aprovados pela prefeitura, ¨os blocos, ou quaisquer outros segmentos culturais apresentam um projeto para a prefeitura. Nossos técnicos vão avaliar a viabilidade e se aprovado, será dado a entidade, um selo de incentivo, uma espécie de carta de crédito. Com isso em mãos, a associação vai até as empresas para captar recursos. Na verdade, o município vai abrir mão de até 20% no recebimento de taxas municipais, como ISS ou IPTU. Esse dinheiro, que viria para os cofres municipais, vai ser investido em cultura¨, explicou o prefeito.

O projeto deve ser votado na câmara nas próximas semanas.