quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse Total da Lua será visível no Brasil Hoje.

Na passagem do dia 20 para 21 de fevereiro (quarta/quinta) nós poderemos vislumbrar um eclipse total da Lua no céu, por volta da meia-noite. O primeiro eclipse lunar do ano será total e visível nas Américas e na Europa e África ocidentais. Durante o eclipse, a Lua estará no signo de Virgem.
Como a Lua Cheia acontece sempre no signo oposto ao que o Sol se encontra, este eclipse envolverá os signos de Peixes (Sol) e Virgem (Lua). Nos últimos dois anos os eclipses solares e lunares ocorreram nestes dois signos, simbolizando um período de fortes transformações e desafios para virginianos, piscianos e demais pessoas com Ascendente ou planetas em ambos. Este será o último eclipse no eixo Virgem/Peixes.
Os antigos costumavam ter uma visão pessimista dos eclipses porque eles representam momentos em que nosso planeta não dispõe da presença do Sol (Pai) e da Mãe (Lua), como se ficássemos órfãos e desprotegidos.
Por meio de um outro enfoque, podemos ver no simbolismo do eclipse a possibilidade de independência, de libertação, de assumirmos nossas responsabilidades perante nossas vidas e o planeta, sem deixarmos nossa sorte ao sabor de tutores ou senhores sobre os quais muitas vezes depositamos esperanças de que realizem o que cabe a NÓS realizarmos. O lugar no nosso Mapa Astral onde o eclipse total da Lua se manifesta indica a área de nossa vida que pode ser relacionada ao fenômeno. De modo que ali estará indicado um setor da nossa vida que requer que ajamos de forma responsável e consciente, sem jogarmos o resultado nos ombros de nada nem ninguém.
Uma boa dica é observar como o curso de nossa vida seguiu entre o último eclipse (no caso, agosto de 2007) e o momento atual. Como se tivéssemos iniciado uma fase no mês de agosto que se encerra agora... qual foi o aprendizado nesse período de tempo? Que novidades ocorreram? E quais as responsabilidades que temos de assumir conosco em função dos fatos que ocorreram e desse aprendizado?
No mais, o eclipse é sempre um ótimo momento para a reflexão. Descubra onde o próximo eclipse cairá no seu mapa astral e vislumbre um universo de significados. Mapas com ênfase nos signos de Virgem e Peixes são os mais propensos a sentir os seus efeitos.
Por: Dimitri Camiloto