quinta-feira, 27 de março de 2008

Bandidos Trocam Tiros com a Policia e um é Baleado.



Estão presos juarez cesár paroni miller de 36 anos natural de capanema no paraná e Joacie Rodrigues, os dois são acusados de terem trocados tiros com a Polícia na noite da última terça-feira por volta de 22:00 horas na praia do acácio, durante a troca de tiros Juarez se jogou nas águas e posteriormente se entregou aos policiais militares, Joacie foi baleado e sofreu fratura do fêmo esquerdo, ele foi socorrido pelos próprios policiais militares e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional, onde permaneçeu hospitalizado durante a noite de quarta-feira Joacie foi transferido para Porto Velho onde deve sofrer uma intervenção cirúgica, onde os dois foram presos a policia militar conseguiu fazer a apreensão de uma pequena embarcação e um motor rabeta, um terceiro elemento também baleado conseguiu fugir, mais ele está sendo procurado por equipes da Policia civil da Policia Militar e duas equipes do Exército Brasileiro, Davi Costa Melo o “Bodó” é apontado como líder da quadrilha e acusado da prática de vários assaltos em Guajará-Mirim e é fugitivo do presidio urso branco e tem uma pena de aproximadamente 70 anos pra cumprir por vários crimes, “Bodó” é apontado como um elemento de alta periculosidade, o comparsa de Bodó, Juarez César também já tem passagens pela polícia na lista dele consta que em 2002 ele foi preso na cidade de Cerejeiras por associação ao tráfico de drogas e tem um mandado de ariquemes onde fugiu sem cumprir as ordens judicias, no depoimento dele ao delegado José Marcios Rodrigues Farias, Juarez disse que fugiu após algumas mortes que aconteceram em 2007, de acordo com o acusado, no albergue de ariquemes havia uma relação de pessoas que iria morrer e uma autoridade conversou com Juarez e fez uma proposta dizendo que se ele deletasse quem estava na lista a pena dele seria reduzida, e assim ele fez, mais aí ele passou a ser um elemento visado e por isso disse ter fugido do albergue.Quanto a Bodó, na noite desta quarta feira a polícia localizou ele em um matagal mais mesmo assim ele conseguiu mais uma vez escapar das garras da policia na estrada do matadouro, na perseguição ao elemento a policia conseguiu localizar uma pistola cal. 9mm, o comando do 6ª batalhão da Policia militar mandou o grupo de operações especias para o local e desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira um grupo de 15 policias está no local fazendo uma verdadeira varredura na tentaiva de localizar o elemento.

Traficante surta no centro da capital, agride policiais e é contido a tiros.

Acusado de tráfico de droga, Carlos dos Santos Silva, 46 anos, investiu contra uma guarnição da PM, tentou tomar a arma de um policial e só foi contido após receber um tiro na perna. O suspeito foi socorrido ao Hospital João Paulo II, onde encontra-se internado. Com ele a polícia teria apreendido mais de dez porções de cocaína.
O relato da ocorrência nº 2414/2008 registrada na Delegacia Central, diz que a polícia recebeu informações anônimas dando conta que um foragido da justiça estaria vendendo droga em um hotel na Avenida Carlos Gomes. Os militares foram averiguar, mas ao avistar a guarnição, Silva saiu em fuga e invadiu uma residência nas proximidades, na tentativa de escapar da cadeia.
Diante do cerco, Silva passou a arremessar pedras contra os integrantes da radiopatrulha e até tentou tomar a arma de um dos policiais. Como não conseguiu, empunhou um pedaço de cano de escapamento de automóvel e desferiu um golpe para acertar a cabeça do PM Medeiros, mas este se esquivou e foi atingido somente na perna direita. Como Silva estava muito enfurecido e não queria se entregar, os militares dispararam dois tiros de advertência para o alto. O suspeito não se intimidou, investiu novamente contra a guarnição e acabou alvejado na perna esquerda, altura do tornozelo. Em seguida foi dominado e socorrido ao Hospital João Paulo II por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Policia de Guajará-Mirim prende Homicida e assaltantes depois de troca de tiros com a policia.



A policia civil de Guajará-Mirim, prendeu um dos elementos mais procurados do município, Deuzivan Lopes de Almeida vulgarmente conhecido por “Ceará”, é acusado de ter torturado e matado no em agosto de 2006 o deficiente fisico Sinval Evangelista conhecido por “mineiro” na época com 70 anos, o corpo de mineiro foi encontrado boiando nas águas do rio mamoré e apartir daí os policias da especializada em homicidos começaram a investigar o ocorrido já que a cabeça de mineiro apresentava sinais de espancamento, testemunhas foram ouvidas e em seus depoimentos apontaram “Ceará” como autor do crime, com as informações em mãos a polícia pediu atravez de um relatório a prisão do acusado, e ele passou a ser mais um foragido da Justiça, a policia sabia que desde o crime em 2006 ceará se mudou pra Bolivia, e só vinha ao Brasil pra fazer assaltos, no último final de ele se praparou para praticar mais um roubo e escolheu a ponte do Salomão a cerca de 6 quilômetros de Guajará-Mirim como palco de mais um crime, mais durante a abordagem das vitimas Ceará se deu mal, pois as pessoas que ele anunciou o assalto são dois policiais militares e um policial civil, ouve troca de tiros pois ceará estava na companhia de mais dois elementos, que fugiram embrenhando-se na mata, 3 viaturas foram ao local, e somente na manhã desta segunda feira (24) a policia militar em conjunto com policias civis, conseguiram prender na área da comara um dos elementos envolvidos na tentaiva de assalto, Toni de Souza Ramos de 26 anos delatou a participação de Ceará e de Frank de Oliveira Fernandes os quais foram presos horas depois no bairro Santo Antônio, Com eles foram encontrados um revólver cal.38 munições, capuz e dois aparelhos telefônicos possivelmente roubados, além de uma chave mixta que os elementos usavam para praticar o furto de motocicleta, durante a entrevista concedida com exclusividade ao programa Tribuna do Povo da Rádio Educadora “Ceará” foi irônico e disse que assim que sair da cadeia vai ser evangélico, mais quando perguntado sobre a morte do senhor Sinval não demonstrou nenhum arrependimento e disse que o velho foi culpado da separação dele com ex-mulher, ceará alega que o velho só morreu porque disse pra ex- mulher que o acusado andava lhe traíndo, quando a mulher prometeu separação ceará jurou o velho de morte e assim fez, o delegado José Marcos Rodrigues Farias disse que Deuzivan lopes de almeida é um bandido frio e calculista, e que é um perigo para a sociedade.

Aluna do interior do Estado participa do quadro “Soletrando” neste sábado

Depois de se apresentar no dia 23 de fevereiro com os outros 26 estudantes de escolas públicas de cada Estado brasileiro, a representante de Rondônia no quadro “Soletrando” do programa Caldeirão do Huck, Assussena Nunes Lobato, de 13 anos, participará no próximo sábado (29), da primeira fase da competição exibida a partir das 13h30 (horário de Rondônia), pela Rede Globo (TV Rondônia). Assussena Nunes, que cursa a 9ª série na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Casimiro de Abreu, no município de Nova Mamoré, foi classificada no dia 7 de novembro do ano passado ao concorrer com outros 30 alunos rondonienses na fase estadual, realizada em Porto Velho.
Para garantir bom resultado, ela disse que intensificou a leitura, principalmente sobre regras gramaticais, acentuação gráfica e formação de palavras. E afirmou que escrever tornou-se um hobby em sua vida, o que lhe possibilitou obter amplo domínio sobre a formação de palavras.
A representante de Rondônia no Soletrando foi acompanhada de sua tia Lindomar e do professor Gerry Salvaterra, diretor da escola. O secretário estadual da Educação, Edinaldo Lustoza, assim como a representante de Ensino da Seduc em Nova Mamoré, Doranilda Alves, considera a participação da aluna da rede estadual rondoniense como mais uma demonstração da qualidade do ensino no Estado, fato que vem se destacando a cada ano durante os concursos vestibulares, principalmente da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O vencedor da etapa nacional irá receber o prêmio de R$ 100 mil, a ser entregue depois de 30 dias da exibição do programa. O campeão da primeira edição, realizada no ano passado, foi Aurélio Sampaio Carrilho de Castro Povoa, também de 13 anos, do Colégio Estadual Jales Machado, de Goianésia (GO). “Vamos todos ficar na torcida para que a estudante da escola Casimiro de Abreu, de Nova Mamoré, obtenha êxito, mas independente do resultado o mais importante, sem dúvida, é sua participação na competição, que com certeza lhe garantirá novos conhecimentos com o intercâmbio de informações”, concluiu Lustoza logo após ser informado sobre a classificação de Assussena Nunes.

terça-feira, 25 de março de 2008

Funcionário da TAM é preso por tráfico e desvio de mercadoria das lojas Americanas.

O funcionário da companhia TAM Linhas Aéreas, Mário Jorge Pinheiro Maciel foi preso pela Polícia Militar portando 12 invólucros de substância entorpecente, aparentemente cocaína, o caso foi passado aos policiais do Denarc.
Durante as investigações Mário Jorge, foi levado ate a casa do sogro, local onde ele informou morar, porém ao chegar no local os policiais foram informados que o mesmo mora com o pai. Os agentes foram à residência do pai do conduzido e nos fundos da casa encontraram um quarto fechado com corrente, ao se abrir o cadeado, os policiais se depararam com vários objetos e notas fiscais do site de compras das Lojas Americanas endereçado a pessoas que o mesmo não soube identificar.

A suspeita é de que Mário Jorge estaria desviando mercadorias que chegam à empresa e antes que elas sejam entregues, ele vende por um preço bem abaixo do valor de mercado. O funcionário da TAM, se diz ser acadêmico de Educação Física, e em sua residência foi encontrado dois notebooks, um computador, um telefone sem fio, celulares, câmera fotográfica e filmadora, perfumes nacionais e importados, impressora multifuncional, calculadora cientifica, relógios, tênis, furadeira, cheques do Banco Santander e notas fiscais da TAM e das Lojas Americanas.

Polícia Militar é recebida à bala no bairro Marcos Freire

Uma equipe de policiais militares que fazia ronda de rotina no bairro Marcos Freire na tarde desta segunda-feira(24), foi alvo de vários disparos de pistola e revólver . Os tiros começaram após a tentativa de abordagem dos policiais a uma dupla que estava com atitudes suspeitas na rua Leide Daiane, 2158.
Ronaldo da Silva do Espírito Santo, vulgo “Piroco”, que estava de posse da pistola, e Jaquisson de Almeida Gouveia, que estava de posse de revóver calibre 38, tentavam fugir dos policiais e dispararam vários tiros contra a viatura.
Quando os policiais saíram da viatura e partiram para a captura, os fugitivos começaram e pular muros e cercas. Jaquisson ficou com medo de se ferir e parou de atirar, porém “Piroco”, continuou na fuga e , segundo consta do BO, com a ajuda de moradores conseguiu fugir. Segundo os policiais, os moradores têm medo de “Piroco”, por isso o ajudaram na fuga.
Existem várias acusações contra “Piroco” de furtos ocorridos nos bairros Ronaldo Aragão, Marcos Freire, Ulisses Guimarães e Mariana.
Ao chegar na Central de Polícia, Jaquisson Gouveia, afirmou que só atirou porque seu companheiro havia pedido que atirasse. Ainda segundo Jaquisson, “Piroco” é bastante temido no bairro e já falou que onde vir uma viatura irá revidar sem medo.

Dois homens são presos na BR 364 com carro carregado de cigarros do Paraguai

Ao fazer uma fiscalização, na BR 364 km 760, zona rural de Porto Velho, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou na madrugada dessa terça-feira (25), um veículo Fiat Strada, placa NDG/5629, que estava sendo conduzido por Antônio Lucio Alves, (41), tendo como passageiro Manoel Aparecido de Brito (51). No carro, foram encontradas cinco caixas contendo 50 pacotes de cigarros importados no Paraguai totalizando 250 pacotes com 10 carteiras cada, ou seja, 2.500 (duas mil quinhentas carteiras).
Segundo consta no boletim de ocorrência n° 126919/2008, o motorista Antônio Lucio alegou que apenas transportava de carona, seu passageiro Manoel Aparecido, que assumiu a posse do material apreendido.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos envolvidos e conduzidos a presença da autoridade judiciária.

sábado, 22 de março de 2008

Garçon está inelegível por oito anos; procurador pede que TRE decrete perda do mandato

Condenado desde setembro de 2007 à perda do cargo público e suspensão dos direitos políticos, o deputado federal Lindomar Garçon (PV) poderá ser afastado da Câmara Federal pelo Tribunal Regional Eleitoral, conforme parecer da Procuradoria Geral de Justiça de Rondônia encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado no último dia 6.
No dia 10 de setembro do ano passado, o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, já havia sentenciado Garçon à perda do cargo, suspensão dos direitos políticos por oito anos, obrigação de ressarcimento do valor do dano causado ao erário, em R$ 3.197,61 (três mil, cento e noventa e sete reais e sessenta e um centavos), corrigidos monetariamente a partir dos pagamentos mensais e incidentes juros legais a partir da citação; vedação de recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios do Poder Público, direta ou indiretamente, pelo prazo de 10 anos; e pagamento de multa civil no dobro do valor do dano causado ao erário.
A condenação, por prática de improbidade administrativa, resultou de uma ação cível pública movida pelo Ministério Público de Rondônia.
Segundo o MP, em 31 de outubro de 1989, por meio da portaria número 562/98, o então prefeito de Candeias do Jamari, Lindomar Garçon, contratou Cleide Arce Benites para o cargo comissionado de direção de Secretaria Executiva - CCD 8, sucedendo-se a Portaria número 691/00, 01 de março de 2000, nomeando-a ao cargo comissionado de direção de Assessor Técnico III - CCD-9.
O MP afirmou que Cleide jamais desempenhou suas atividades em prol dos munícipes de Candeias do Jamari, desde o início trabalhando como empregada doméstica na casa de Garçon, causando prejuízo ao erário no valor de R$ 3.197,61, incorrendo o agente público, então prefeito municipal, nas penalidades da Lei 8.429/92, configurada a improbidade.
“Resta evidente que o réu se utilizou da contratação de pessoal para seu exclusivo interesse , flagrantemente dissociado de atribuições que se comportassem no regular exercício da atividade da Administração”, anotou o juiz na sentença conenatória.
O magistrado acrescentou ser” inquestionável a ilegalidade e nocividade da conduta, porque atenta flagrantemente contra a moralidade e deveres éticos funcionais. A utilização de bens e recursos públicos em desvio de finalidade ao interesse privado configura improbidade do agente publico”.
No dia 6 de março, o procurador de Justiça Júlio César do Amaral Thomé deu parecer desfavorável ao reexame da decisão do juízo de primeiro grau, “por não haver previsão legal”, e opinou para que seja executada a sentença no sentido de ser oficiado ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia acerca da perda da função pública e da inelegibilidade do político, com a perda do seu cargo eletivo como deputado federal.
No sistema de acompanhamento processual do TJ não consta que Garçon tenha recorrido da sentença por meio de recurso de apelação. A sentença transitou em julgado no período de 21 de setembro a 4 de outubro de 2007. Em 14 de fevereiro deste ano, o juiz Edenir encaminhou o processo ao Tribunal de Justiça para reexame necessário e anotou: "Para interposição de recurso por qualquer das partes".
Em 11 de março o processo estava concluso ao relator, juiz convocado João Adalberto Castro Alves.

Após praticar assalto vai para casa dormir e é preso pela PM

Jene de Oliveira Batista, 19 anos, foi preso após assaltar Ariosvalde Pereira de Araujo, 36 anos, quando a mesmo trafegava pela rua Buenos Aires , com a avenida Rio de Janeiro, bairro Nova Porto Velho. O acusado aproximou-se falando palavras de baixo calão, pediu o cartão de crédito da vítima e partiu para agressão com uma faca em mãos.
Ariosvalde correu e entrou em sua casa para se livrar da agressão. Oliveira ainda tentou alcançá-lo, mas não obteve êxito. Uma testemunha que presenciou o fato parou uma viatura da PM e relatou o que havia ocorrido. Os policiais foram até o local onde ocorreu o fato e encontraram a vítima. Ariosvalde Pereira levou os militares até a residência do suspeito e ao chegar à casa a mãe do acusado abriu a porta para os policiais.
Com a autorização da mãe Oliveira a PM entrou na residência e encontrou o acusado dormindo. A vítima reconheceu o suspeito. Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Jene de Oliveira Batista. O mesmo foi encaminhado para a Central de Polícia para o registro do Boletim de Ocorrência n° 2254/2008.

Caos, muita lama e falta de drenagem transformam bairro da capital em um igarapé e foco de insetos.

Os moradores do bairro Igarapé, antigo Jardim Ipanema, zona Leste da capital, estão inconformados com a atual situação que se encontra o local, o cenário é dos mais caóticos para boa parte da população, pois, a lama, o barro, buracos que se assemelham a crateras e alagações fazem parte da vida cotidiana daquelas pessoas que ali residem.
A reportagem do Rondoniaovivo recebeu inúmeras reclamações e foi até o bairro para constatar se o caos tão propalado existia de fato. Um dos moradores daquela região, Francisco Carlos, que tem a sua casa na rua Maria de Lurdes, informou que coincidentemente na manhã de quinta-feira (20) uma equipe da SEMUSB (Secretaria Municipal de Serviços Básicos) estava limpando e encascalhando a via que mora.
O problema, porém, é mais sério do que parece, pois o serviço da Secretaria é apenas para efeito paliativo diante dos problemas que acarretam àquele bairro, principalmente em relação às chuvas e a falta de uma rede de esgoto para que ocorra o processo de drenagem das ruas. Os moradores reclamam da falta de infra-estrutura para o escoamento das águas paradas e grandes lagoas que formam em muitos quintais.
“Não adianta colocar cascalho nas ruas e compactar se depois a rua será tomada pela águas, que formarão buracos, com muita lama”, disse um dos moradores, que não quis se identificar.
ALAGAÇÕES
A reportagem encontrou alguns moradores em frente de suas casas enquanto os homens da SEMUSB trabalhavam, mesmo diante do esforço da equipe que compactava o cascalho posto em uma das ruas, uma moradora, Rose Silva, mostrou o que ocorria na sua residência. O quintal estava todo alagado, no mesmo espaço se encontra a casa de seu filho. Rose disse que há 15 anos mora naquele local e pela primeira vez as ruas do bairro estavam sendo encascalhada.
De acordo com Rose a melhoria promovida pela prefeitura acaba se transformando em um transtorno porque a água da chuva não tem para onde ir, pois, na rua o sistema de escoamento na existe e muito menos de drenagem e esgoto. “Com a água parada em meu quintal e nas valas da rua, temos uma proliferação de larvas de mosquitos, o que acaba tornando todos nós vulneráveis a dengue e a malária”, reclamou Rose.
DIFÍCIL ACESSO E BICHOS
Telma Lucia, costureira, também moradora da rua Maria de Lurdes, é da mesma opinião de sua vizinha Rose. “ Não adianta só encascalhar porque não tem lugar algum para a água da chuva escoar”. Segundo ela as “lagoas” que apareceram em frente de sua casa lhe prejudicaram inclusive financeiramente, pois os seus clientes não conseguiam ir até a sua casa. Em diversas ruas do bairro foi contatado que por causa dos buracos, das poças de lama gigantescas o acesso dos carros de pequeno, médio e grande porte é muito difícil.
Na rua Neuza, no mesmo bairro, moradores disseram a reportagem que a dificuldade e tanta que quando chove a criançada tem que ir carregada pelos pais até um determinado lugar. Segundo os moradores da rua Neuza, diversos animais são encontrado em alguns “lagos”, como, jacaré, cobras, ratos e peixes são encontrados na rua que agora virou uma lagoa.
De acordo com a moradora, por falta de iluminação na rua a segurança é precária em todo o bairro, cita o caso de uma menina que foi estuprada há pouco tempo. “Os assaltantes deitam e rolam no bairro e terrenos baldios têm em todas as partes do bairro”, disse a moradora.
A reportagem tentou entrar em contato com a SEMUSB e a SEMOB, mas ambas estão em ponto facultativo devido a semana santa.

POLÍCIA RONDONIENSE PRENDE ACUSADOS DE SEQÜESTRO E RECUPERA DINHEIRO PAGO PELO RESGATE.

São Miguel - Com um trabalho conjunto entre agentes do Serviço de Investigações e Capturas da Polícia Civil e o Serviço Reservado da Polícia Militar em São Miguel do Guaporé, Rondônia, a polícia teve êxito na prisão dos seqüestradores da pecuarista Hiroko Weno Monma, recuperando todo dinheiro pago no resgate e prendendo os envolvidos.O seqüestro, de acordo com a polícia, teve início na última segunda-feira, quando Hiroko Ueno Monma, 59, chegava juntamente com o marido em sua fazenda nos arredores da cidade de São Miguel do Guaporé, distante cerca de 600 quilômetros da capital de Rondônia, Porto Velho. Quatro homens armados seqüestraram a mulher e exigiram resgate de R$ 50 mil, pagos no dia seguinte.Após o pagamento a polícia iniciou os trabalhos recuperando o dinheiro e prendendo todos os envolvidos.AcusadosJoão Marcos da Silva Martins, 23, com parte do dinheiro pago, R$ 14 mil reais; Eliton Aparecido Gallina, 18, estava com R$ 14,850. Desse total, R$ 13 mil estavam escondidos em uma roça de café e o restante dentro de uma sacola. Valtenir Arantes da Silva, 18, responde por roubo na cidade de Cacoal. Com ele foram apreendidos R$ 7 mil reais, também escondidos em uma roça de café. Outro suspeito foi identificado como Ricardo Pereira Anastácio, 21, com quem foram apreendidos R$ 13,500 reais. O dinheiro estava escondido no guarda-roupa na casa dele. Na casa de Ricardo, os policiais ainda encontraram um revolver calibre 38, com cinco munições intactas, uma espingarda e dois celulares roubados da vítima. Todos os envolvidos residem nas linhas 10, 14 e 90, próximas à cidade de São Miguel. CronogramaA vítima foi seqüestrada na última segunda-feira, 17, por volta das 21h30min, o resgate foi pago por volta 22h30min do dia seguinte, mas a refém só foi libertada nas primeiras horas de quarta-feira. A prisão dos suspeitos ocorreu nesta quinta-feira, por volta das 11 horas. SegurançaO Secretário de Estado da Segurança e Defesa da Cidadania, tenente coronel PM Evilásio Sena destacou o trabalho dos policiais que de tudo fizeram para resguardar a vida da pessoa seqüestrada. O caso não fora divulgado antes para que a operação obtivesse o êxito alcançado. Logo em seguida ele anunciou que o governo do Estado está investindo na área de Segurança Pública com equipamentos modernos na busca de uma investigação ágil contra o crime organizado.

Cassol mente para tentar justificar perseguição a sindicato.

Em entrevista a meios de comunicação da Capital o governador Ivo Cassol mentiu para a população na tentativa de justificar a perseguição cega que vem fazendo aos sindicatos de servidores, especialmente ao Sintero, que jamais se curvou à sua truculência e às suas ordens. Cassol disse que os dirigentes do Sintero ganhavam sem trabalhar, o que não é verdade. A direção do Sintero se manifestou quanto às mentiras do governador e esclarece que os dirigentes sindicais eram liberados por lei para desenvolverem o trabalho sindical, de defesa dos direitos dos servidores. Estando liberados para o trabalho sindical, os servidores cumprem jornada, assinam ponto, têm que comparecer ao serviço e mostrar competência no que fazem.

Pela lei, o Sintero, que tem mais de 20 mil servidores em sua base, teria direito a mais de 50 diretores liberados. No entanto, por entender que não havia necessidade de tanta gente, mantinha apenas 32 servidores à disposição do trabalho sindical. Desses, menos de 20 são professores, quantia bem menor do que os apadrinhados políticos que continuam à disposição de gabinetes na Assembléia Legislativa e em vários outros setores do governo.

Ao dizer que os dirigentes do sindicato não trabalham, o governador apenas está confirmando que a sua administração não reconhece e não respeita a legitimidade dos sindicalistas eleitos democraticamente pelos servidores para representá-los e para defende-los da truculência e das perseguições.

A mando do governo, os deputados estaduais aprovaram várias leis que prejudicam os servidores, inclusive uma Emenda Constitucional que limita a quatro o número de dirigentes sindicais liberados. Com isso, o governo tenta impedir o trabalho sindical, já que não pode mandar fechar os sindicatos e demitir os representantes dos servidores.

A mentira do governador, de que os dirigentes do sindicato não trabalham, não convence aos próprios servidores, que vêm o trabalho sindical e reconhecem a atuação dos sindicalistas. O desmentido dos sindicatos, no entanto, se faz necessário, para que a sociedade tenha conhecimento de como atua o pior governo que Rondônia já teve para os servidores públicos.

Show do Roupa Nova promete mudar perfil de eventos na Capital.

No próximo dia 29 (sábado), Porto Velho será cenário de um dos melhores shows do ano, tanto em organização e produção quanto em novidade. A CMR Produções Culturais traz pela primeira vez à Capital a banda Roupa Nova e sua orquestra. O show tão aguardado promete mudar o quadro de eventos na cidade, buscando trazer qualidade e o que tem de melhor da Música Popular Brasileira.

Conforme Carlos Augusto M. Júnior, um dos diretores da produtora, a banda, além da orquestra trará todo o cenário e ornamentação do palco e boa parte da iluminação. “O show não é só o cantor e a platéia, tem que ter todo o envolvimento que só um bom cenário desenvolve entre os dois e o que queremos é proporcionar o melhor para o publico”, enfatiza.

Os ingressos então sendo vendidos nos tradicionais pontos de vendas da cidade que são Sandubas, Discolandia, CDLANDIA, Junior Sun, Fronteira Restaurante, Karoline Financeira e D’Ome by D’Ome. Podendo ser adquirido os ingressos individuais e mesas.

Conforme Júnior, apesar de ser uma empresa jovem, a produtora vem com experiência suficiente para suprir as necessidades do público da cidade, que precisa de bons eventos não só shows, mas também em artes cênicas e musicais. “Para mostrarmos que viemos para ficar e que estamos com interesse sério já conseguimos com antecedência o alvará de funcionamento e estamos buscando o diferencial das demais produtoras”, finaliza.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Bike Trilha ecológica acontece no domingo de páscoa em Guajará-Mirim.

O bike trilha ecológica, é um dos maiores eventos realizado pelo corpo de bombeiros de Guajará-mirim, e este ano aconteçe no domingo de páscoa, o participante precisa apenas fazer a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, de acordo com o comandante da corporaçãoTen. Bombeiro Eloi, já foram arrecadados cerca de uma tonelada e meia de alimentos que serão distribuídos entre pessoas carentes do município, o passeio sofreu algumas mudanças este ano inclusive no percurso, que antes era realizado pela antiga estrada de ferro madeira mamoré e agora deve começar em frente a corporação na BR-425 e seguir até a estrada do bom sossego onde os participantes terão uma visão espetacular da serra dos parecis e depois a estrado do palheta, de acordo com o Sargento Bragado são cerca de 55 quilômetros de passeio que será acompanhado por varias equipes do Grupamento de Guajará, o cabo Bombeiro Medeiros disse que a 6ª Bike trilha ecológica vai contar com participantes de vários pontos do estado de Rondônia acre e também reúne um grande números de Bolivianos, a 6ª bike trilha não conta com o apoio da prefeitura municipal como nos anos anteriores mais terá a presença maciça de integrantes da ciclo cairu de Pimenta Bueno, na manhã desta quinta-feira chegaram ao município alguns participantes e quase toda a estrutura da ciclo cairu, o clima em Guajará é de festa e o evento está marcado para as 9:00 da manhã do domingo dia 23 após o termino do passeio serão sorteados alguns brindes e cerca de 12 bicicletas.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Presidente da Umam faz entrega de mesas na associação dos inativos e pensionistas.

Durante a semana que passou o presidente da União Municipal das associações de moradores, José Martins de Oliveira Filho fez a entrega de 10 mesas na associação dos inativos e pensionistas de Guajará-Mirim, J. Martins fez a entrega atendendo um pedido do presidente daquela entidade que contou com o apoio do 6º Batalhão de Infantaria e Selva na doação de madeiras, durante a solenidade realizada no pátio da associação beneficiada J.Martins fez questão de ressaltar o apoio do 6º Bis dizendo que o exercito tem sido juntamente com a Sedan verdadeiros parceiros nos trabalhos sociais, e agradeceu especialmente o Chefe da Sedan Elibeu do Carmo e Silva e o comandante do 6º Bis TC Paulo Eduardo, durante a semana que passou a Umam através de seu presidente ainda fez a entrega de uma mesa e 4 cadeiras para uma associada do Bairro Santo Antonio, ela foi agraciada após ter participado de um sorteio beneficente naquele bairro, O presidente da Umam lembrou que a associação de moradores do bairro Santo Antônio é uma das poucas associações que está com suas documentações em dias e aproveitou para parabenizar o senhor Ricardo Anterzana que tem sido exemplo de presidente, J.Martins tem recebido o apoio de vários moradores e tem conversado com vários políticos e disse que as portas da entidade estão abertas para todo e qualquer cidadão que da Umam precise.

Guajará-Mirim recebeu mais de 340 mil visitantes em 2007.

Um total de 346.750 pessoas esteve visitando Guajará-Mirim em 2007. Os números precisos foram apresentados pelo Sindicato das Empresas de Navegação - SINDINAV – responsável pela travessia de passageiros entre Brasil e Bolívia, durante a apresentação do diagnóstico do Plano Diretor do município, na semana passada. O diagnóstico revelou também que Guajará-Mirim recebe por dia, 100 carretas de diversas empresas que aproveitam os incentivos fiscais da Área de Livre Comércio do município. Os dados são da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, responsável pela liberação dos veículos de carga.


E é de olho nesse fluxo de visitantes, que a prefeitura está se preparando para melhorar a qualidade dos serviços prestados e lança, nos próximos dias, um guia turístico e um novo site institucional. Segundo o prefeito Dedé de Melo (PSDB), o guia a ser lançado conterá informações sobre serviços de hospedagem, oficinas mecânicas, um mapa com os principais pontos turísticos, serviços de saúde e outras informações necessárias para o viajante, “muita gente vem a Guajará-Mirim pela primeira vez e fica meio desorientado e por falta de informação, atravessa para a Bolívia, faz compras e retorna para sua cidade. Nós queremos mostrar que a cidade oferece uma série de opções de lazer. E esse guia será o primeiro passo”, explicou o prefeito.

O guia turístico de Guajará-Mirim será distribuído gratuitamente em Porto Velho e em outras cidades, além de ter uma opção para download no novo site da prefeitura, que está em fase final de implantação. O novo portal da prefeitura terá ainda informações mais detalhadas sobre as opções turísticas, além de informações institucionais e uma área específica para acompanhamento das obras que estão em andamento no município, “nós queremos que a população acompanhe o andamento das obras que estão sendo feitas. Vamos fotografar cada uma delas, colocar os valores, a origem dos recursos e o prazo de conclusão. Pelo menos uma vez a cada 15 dias vamos atualizar as imagens, para que os munícipes possam ver o andamento dos trabalhos”, disse o prefeito.

A prefeitura de Guajará-Mirim atualmente está construindo um novo terminal rodoviário, um complexo de lazer no estádio João Saldanha, está concluindo o calçamento de várias ruas e avenidas, reformando o Hospital Regional e já concluiu a reforma da Praça dos Pioneiros (Porto Oficial).

Atualmente a prefeitura mantêm um site institucional, que pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://www.guajaramirim.ro.gov.br/. O novo portal do município será acessado pelo mesmo endereço e deverá estar no ar nos próximos 15 dias. O guia turístico será distribuído a partir de abril.
Conheça Guajará-Mirim
O município de Guajará-Mirim, que na língua Tupi-Guarani significa Cachoeira Pequena, também é conhecido como a Pérola do Mamoré, por ser banhado pelo Rio Mamoré. Fundado em 10 de abril de 1929 foi ponto fundamental de apoio durante o período em que funcionou a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (que ligava Guajará-Mirim a Porto Velho). Atualmente o município mantêm o museu da Estrada de Ferro, na Praça dos Pioneiros, onde funciona o porto oficial. De acordo com dados do IBGE, em 2006 o município contava com 42.082 habitantes. Ao Sul, faz fronteira com a cidade boliviana de Guayaramerin, que oferece aos brasileiros uma série de produtos importados, tais como bebidas e eletrônicos.
Tem como atrações naturais a caverna dos Pacaás Novos, o Alto da Chapada dos Pacaás Novos, o encontro das águas dos rios Mamoré e Pacaás, diversas cachoeiras e corredeiras e nos períodos de verão amazônico, dezenas de praias fluviais. O município conta com uma rede hoteleira composta por 21 hotéis ou pousadas, dos quais com exceção de quatro hotéis que dispõem de acomodações e serviços de médio padrão, os demais podem ser considerados como pousada ou pensão simples que no conjunto oferecem 300 leitos em apartamento com televisão e ar condicionado e em alguns casos com frigobar e telefone, bem como 200 leitos em quarto simples.

Quatro pessoas morrem nas estradas em RO.

Quatro pessoas morreram em dois dias em acidentes de trânsito ocorridos em rodovias de Rondônia. Sérgio Pare Neto morreu ao bater o caminhão na carroceria da carreta conduzida por João Felipe Neto, com carga de refrigerante.

Entre Presidente Médici e Ji-Paraná, morreu o motociclista Darci Alves dos Reis. No município de Itapuã do Oeste, morreu o motociclista Neuton Ferreira Gonçalves, após ultrapassagem. O ciclista Francisco Cavalcante
de Lima morreu na altura do km 284.

Homem que cometeu crime bárbaro no Maranhão está preso em Pimenta Bueno.

Está preso em Pimenta Bueno Elizeu David de Sousa, que matou a namorada Leide Daiane Andrade Silva, 19 anos, na cidade de São Pedro da Água Branca/MA, no dia 6 de maio de 2007, com três tiros. No enterro da vítima compareceu mais de dez mil pessoas, o crime causou grande comoção na região e as autoridades locais estavam empenhadas na captura do criminoso. Segundo informações prestadas pelo pai da vítima à Polícia Civil em Pimenta Bueno, Elizeu não se conformava com o fim do relacionamento com sua filha (filha única), e por isso a matou. Segundo Elizeu ele cometeu o delito por ciúmes.

A prisão já foi comunicada às autoridades de Imperatriz/MA, pois São Pedro da Água Branca é distrito judicial daquela Comarca, sendo que o recambiamento do criminoso será feito nos próximos dias, via aérea, por policiais civis daquela cidade. Informou ontem, o delegado especial Cezzar Pizzano, Secretário Adjunto da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia. Ele destacou os investimentos feitos pelo governo do estado, dando condições para que a polícia estadual possa trabalhar de maneira rápida e eficaz contra o crime organizado.

Ele estava em Pimenta há sete meses onde levava vida normal, inclusive já estava namorando. A prisão foi efetuada em uma operação comandada pelo delegado Titular de Pimenta Bueno Arismar Araujo, e contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal.

Sandro do Pará anuncia estréia no programa nacional Bola na Rede da RedeTv!.

Em visita a redação do O Rondoniense, o humorista Sandro do Pará comenta sobre sua estréia no próximo domingo (23) no programa Bola na Rede transmitido pela Rede Tv Nacional. Sandro foi contratado pela emissora para contracenar junto aos humoristas do programa Pânico, porém em necessidade desse tipo de profissional para inteirar o Bola na Rede, Sandro do Pará foi transferido.
A partir de então o conhecido humorista da Capital passa a ser chamado apenas de Penetra, nome inspirado no antigo programa que mantinha na Rede Tv local. Penetra inicia a primeira aparição na telinha nacional imitando os personagens Reimario (Romário) e Gornaldinho (Ronaldinho) e dessa forma estará tentando levar a bandeira do estado no intuito que os artistas carreguem a mesma.

“A minha intenção é que os artistas reconheçam o potencial das pessoas do nosso estado, apesar de meu estado de nascimento ser o Pará, tenho meu coração rondoniense e será essa a bandeira que quero levar para todo o país conhecer”, declara Penetra.
O humorista estará entrevistando o técnico de futebol Luxemburgo e no momento fazendo uma serie de brincadeiras com o técnico. Vale ressaltar que as aparições de Penetra no próximo domingo são ao vivo a partir das 18 horas horário de Brasília. Em virtude da eminente contratação para o programa Pânico, o humorista ficou durante 17 dias em São Paulo passando por programas como Show do Tom e Bom Dia Mulher.

PRF mobiliza 9,7 mil policiais para fiscalização de estradas durante Semana Santa.

Cerca de 9,7 mil policiais farão a fiscalização nas rodovias federais tanto nos postos quanto em operações ostensivas para evitar acidentes e a venda de bebidas nas estradas durante o feriado da Semana Santa. O esquema para fiscalização das estradas foi divulgado hoje (19), em Brasília, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Operação Semana Santa terá início a partir da zero hora de amanhã (20).O planejamento é semelhante ao que foi montado na Operação Carnaval, mas agora, as chuvas preocupam a PRF.De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover em praticamente todo o Brasil neste feriado.“Nós temos que trabalhar com o agravante, que é o que o serviço meteorológico prevê, de chuva para o período, o que não houve no carnaval", disse o diretor-geral da PRF, Hélio Cardoso Derenne."É previsto, praticamente, todo o efetivo para que a presença da Polícia Rodoviária seja significativa, mas queremos que a presença da consciência dos motoristas colabore para reduzir os acidentes”, afirmou.Além do efetivo, 2 mil viaturas, 10 helicópteros, 500 radares e 500 etilômetros (aparelho que detecta o teor alcoólico) também foram preparados para a operação. Em 2007, durante a Operação Semana Santa, a PRF registrou 1.744 acidentes, 79 mortes e 1.151 feridos.

Expedito Júnior defende aumento para policiais e bombeiros dos ex-Territórios

O senador Expedito Júnior (PR/RO) defendeu ontem, no plenário do Senado, reajuste dos salários dos policiais e bombeiros dos ex-territórios. Expedito criticou o fato de o Governo Federal, mais uma vez, tenha discriminado os servidores do estado de Rondônia ao enviar ao Congresso a Medida Provisória nº 401/07 que reajusta os salários dos policiais e bombeiros apenas do Distrito Federal.
O parlamentar sugeriu que o Presidente Lula autorize o relator da matéria a incluir na proposta os militares dos ex-Territórios, o que beneficiará os policiais militares e bombeiros de Rondônia. “É uma injustiça o que se faz com os policiais e com os bombeiros dos ex-territórios. Vão dar reajuste aos servidores da ativa do Distrito Federal e não vão dar o mesmo tratamento aos servidores do ex-território. Que discriminação é essa?”, questionou.
O senador rondoniense creditou a injustiça ao que chamou de "desconhecimento da história de Rondônia", e foi taxativo: "os ex-Territórios também contam com quadros de policiais militares e bombeiros que integram quadro de funcionários em extinção, vinculados à União. Será que o Ministério do Planejamento acha que por ser quadro em extinção devem morrer à míngua, para que a extinção seja mais rápida? Isso é inaceitável".
Expedito Júnior sabe que já conta com o apoio do senador Papaléo Paes (PSDB/AP), que no dia anterior fez pronunciamento no plenário pedindo a inclusão dos policiais e bombeiros dos ex-territórios na MP.

Rio Guaporé transborda e Pimenteiras do Oeste entra em Estado de Calamidade Pública

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias entre o extremo oeste de Mato Grosso e o sul de Rondônia provocaram uma expressiva elevação no nível do rio Guaporé no sul rondoniense. O nível está até 2 metros acima da média entre os municípios de Cabixi e Alto Alegre dos Parecis, mas a situação é critica e desoladora em Pimenteiras do Oeste, cidade que fica às margens do Guaporé, na fronteira com a Bolívia.O volume excessivo de chuva em pontos localizados – mais de 150 milímetros - resultou em uma subida espontânea no nível do rio Guaporé no último final de semana. Grande parte da cidade de Pimenteiras encontra-se debaixo d´ água. Ruas viraram verdadeiros rios, onde até peixes são encontrados. A tubulação de águas pluviais não consegue suprir a grande quantidade de água e muitos bueiros já foram levados pela correnteza do rio. O perigo agora é para a concentração de doenças endêmicas e infestação de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.O governo do Estado, juntamente com a Defesa Civil faz um apelo à população de Rondônia que enviem mantimentos aos desabrigados.Com o decreto de Estado de Calamidade Pública, município e Estado estão autorizados a realizarem obras sem a necessidade de licitação.Em uma vasta área ao longo do rio Guaporé, cerca de 100 quilômetros de extensão, milhares de ribeirinhos estão isolados. O grande prejuízo na região é com os alunos que estão sem aulas há dias devido à impossibilidade de locomoção.Várias fazendas ao longo do rio Guaporé foram literalmente tomadas pela força das águas e estão isoladas do restante do Estado.Uma epidemia de dengue é o maior medo na região, haja vista que há dois anos, Pimenteiras sofre com a doença.

Expedito Júnior rebate Fátima Cleide e apresenta denúncia contra a Ceron.

O senador Expedito Júnior (PR/RO) rebateu da tribuna do Senado Federal o discurso feito ontem pela senadora Fátima Cleide (PT/RO) em que acusa o governador Ivo Cassol de atrapalhar o andamento do programa Luz para Todos, em Rondônia. No mesmo pronunciamento, Expedito Júnior pediu ao presidente do Senado que constitua comissão integrada por parlamentares da Amazônia para que possam acompanhar pessoalmente os desdobramentos da Operação Arco de Fogo e convocar a ministra do Meio Ambiente ao Senado, uma vez que ela se recusa a atender pedidos de audiência solicitados reiteradamente por senadores da região. Expedito Júnior apontou possíveis irregularidades que precisam ser respondidas pela atual gestão da Ceron. A companhia, que vende uma das energias mais caras do País, tem comprado óleo diesel da Petrobrás por preços acima dos vendidos no mercado. Enquanto a Equador repassa o combustível em quase todas as localidades de Rondônia, pelo preço real de R$ 1,96, a Petrobrás vende para a Ceron o litro ao preço de no mínimo R$ 2,21. “Eles (parlamentares do PT) deviam vir aqui a essa tribuna, justificar e explicar como é que está sendo aplicado o dinheiro da Ceron nessa questão da compra de combustíveis”, disse o senador. Expedito Júnior citou reclamações de prefeitos do PT, como os de Buritis, Cujubim e Machadinho, porque a Ceron não tem conseguido cumprir o calendário do Luz para Todos em Rondônia. “A Ceron é federalizada no meu Estado. E ainda tentam atribuir a inércia da companhia ao governador Cassol”, destacou. O senador lembrou que a participação do Governo de Rondônia no programa é de 10%. E mesmo assim quando há inaugurações e propagandas institucionais do Luz para Todos, a Ceron faz questão de esquecer o Governo Cassol. “O PT faz política com o chapéu alheio”, acusou Expedito Júnior. ARCO DE FOGO Em outro ponto do discurso, o senador voltou a criticar a Operação Arco de Fogo em Rondônia e denunciou que a ministra Marina Silva desconhece a história da ocupação do Estado. Expedito Júnior lembrou que nos Anos 70 o lema do Governo Federal era “Integrar para não entregar”. Brasileiros de várias localidades foram incentivados a ocupar Rondônia e realizar benfeitorias nas terras, com a possibilidade de se desmatar até 50%. “Agora querem taxar esses brasileiros de bandidos? Isto é um contra-senso”, comentou. Expedito Júnior recebeu apartes dos senadores Mário Couto (PSDB/PA), Flecha Ribeiro (PSDB/PA) e Mão Santa (PMDB/PI), que se solidarizaram com o governador Cassol. O senador de Rondônia encerrou o discurso afirmando que “toda vez que o governador do Estado for acusado injustamente uma voz vai se levantar da tribuna para restabelecer a verdade”.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Incra alerta sobre comercialização ilegal de títulos de ex-soldados da borracha.

A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, tendo em vista denúncias sobre irregularidades praticadas com títulos de terras expedidos sob condições resolutivas aos ex-soldados da borracha no setor Jaquirana, no município de Candeias do Jamari, esclarece que esses títulos, assim como todos os originados neste órgão agrário, não podem ser comercializados enquanto não forem cumpridas as obrigações dos beneficiários junto ao órgão, ou seja, o pagamento das parcelas e a exploração agropecuária ou extrativista do imóvel.
O Incra informa que os títulos dos ex-soldados da borracha, em todos os setores, são resolúveis, intransferíveis, com cláusulas que devem ser cumpridas pelos beneficiários para que, ao final, se tornem definitivos. De acordo com os dados do Setor de Regularização Fundiária do Incra/RO, apenas 20% dos títulos dos ex-soldados da borracha estão em situação regular, enquanto o restante se encontra inadimplente.
Segundo o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, o órgão não autoriza nenhuma entidade ou associação a fazer transações comerciais, ou de outra natureza, para obter vantagens sobre tais títulos e alertou que isso configura crime. Também não autoriza nenhuma associação a cadastrar, em nome do órgão, interessados em áreas destinadas aos soldados da borracha e a participar dos programas de reforma agrária. Tais beneficiários são eleitos de acordo com normas do Incra, segundo as quais, pode ser beneficiário da reforma agrária qualquer trabalhador rural sem terra, de ambos os sexos, que não tenha sido contemplado com terras públicas (tanto em áreas de regularização fundiária, como em áreas de projetos de reforma agrária), não seja funcionário público civil ou militar (incluindo o cônjuge ou companheiro), que a família não possua renda superior a três salários mínimos (referente à atividade não agrícola), não seja comerciante, empresário, estrangeiro não naturalizado, aposentado por invalidez (não incluindo o cônjuge) ou condenado por sentença judicial transitado em julgado com pena pendente de cumprimento ou não prescrita (salvas as exceções previstas na legislação de referência).
Para sanar dúvidas, os beneficiários dos títulos de terras de soldado da borracha devem procurar o Serviço de Regularização Fundiária do Incra (Av. Lauro Sodré, nº. 3050, Porto Velho), ou ligar para (69) 3229.1545, Ramal 204.

Justiça determina inspeção em todas as agências bancárias de Porto Velho

O Juiz da 2ª Vara Cível determinou inspeção judicial a ser realizada em todas as agências requeridas na ação civil pública proposta pela Associação Cidade Verde (ACV) contra os bancos de Porto Velho durante o período de 11 a 25/06/2008.
A associação de defesa dos consumidores requer ao Poder Judiciário que 11 agências bancárias providenciem número adequado de funcionários para atender a demanda de clientes idosos; forneçam água potável e acesso aos sanitários, além da construção dos mesmos se necessário.
Segundo o Diretor Jurídico da ACV, o advogado Gabriel Tomasete, o processo que iniciou-se em fevereiro de 2005 ficará apto ao julgamento após essa constatação. Ele conta que "os bancos estão gastando fortunas com um dos maiores escritórios de advocacia do país, Arruda Alvim e Thereza Alvim, além da ajuda da Federação Brasileira dos Bancos, que está bancando juristas renomados para elaborar pareceres e juntar na ação".
O Presidente da ACV, Paulo Xisto, afirma que "dezenas de consumidores, em especial os idosos, procuram semanalmente a Associação para se queixar do calvário que enfrentam nas filas. O tratamento indigno nos bancos é fato notório em Porto Velho".

Ciclista é atropelado por carreta de combustível na avenida Jorge Teixeira.

Um acidente envolvendo uma bicicleta e uma carreta de combustível na avenida Jorge Teixeira, por volta das 10hs da manhã desta segunda-feira, fraturou o fêmur esquerdo de Valdir Nunes Barreto. Segundo informações de testemunhas, o ciclista trafegava pela avenida, quando ao desviar de uma pedestre na frente da rodoviária de Porto Velho, o mesmo saiu do acostamento e entrou na pista de rolamento.
A carreta placa NDJ – 7249, conduzida por Paulo Sérgio Góis, bateu num feixe de madeira que o ciclista levava na garupa da bicicleta. Com o impacto, Valdir foi atingido pelo pára-lamas do caminhão, vindo a causar a fratura.
O ciclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros que passava pelo local na hora do fato e encaminhado consciente ao pronto socorro do Hospital João Paulo II.

Monitores da Casa do Adolescente Sentenciado são detidos por facilitar acesso de objetos ilegais a menores.

Dois monitores emergenciais da Casa do Adolescente Sentenciado, na rua Rio de Janeiro, capital, Francisco Santos Nascimento, Auxiliadora Santos Nascimento, além de um vigia, Davi Sena Pinheiro, da Empresa Proteção Total, foram detidos na manhã desta segunda-feira (17) acusados de facilitarem a entrada de objetos ilegais dentro daquela instituição.
Segundo investigação do delegado Geremias Barbosa, os monitores e o vigia são co-responsáveis pelo motim ocorrido no fim de semana, justamente por facilitar o acesso aos menores dos objetos proibidos.
INVESTIGAÇÃO
Há cerca de dois meses, em razão da mudança de comportamento dos adolescentes que apresentavam estar sob efeito de drogas, além da apreensão de serras e objetos cortantes, levou a Seijus a montar uma equipe para investigar o assunto.
Foram designados o capitão George,o capitão Luis, o agente Fransciso Paiva e Francisco (Chicão) que montaram campanas em busca de dar um flagrante nos monitores.
Nesta segunda-feira pela manhã, quando Francisco Nascimento chegou para trabalhar, foi revistado e em seu poder foi encontrado duas parangas de maconha. Nascimento disse que a droga seria do vigia Davi, mas numa acareação entre ambos, o Davi entregou todo o esquema criminoso de facilitação de entrada de drogas e outros produtos na casa do menor sentenciado.
Os três monitores foram conduzidos à Central de Polícia para as providências cabíveis.

sábado, 15 de março de 2008

Lenda urbana da loira do carro preto causa confusão em delegacia de Manaus.

Uma lenda urbana que corre em Manaus (AM) --a de que uma mulher, loira, andava pela cidade em um carro preto, acompanhada por um homem e em busca de crianças para "roubar" os órgãos delas-- criou confusão, na quarta-feira (12) à tarde, em uma delegacia do bairro Novo Israel. Ao saber que uma mulher, loira, dirigindo um Fox preto, havia sido presa --junto com um homem-- após perseguição policial pelas ruas da cidade, uma multidão se dirigiu ao 18º Distrito Policial de Manaus para conhecer, de perto, a mulher de quem a lenda falava. Alguns queriam linchá-la --e policiais militares tiveram de cercar a delegacia para impedir as agressões. Quando os suspeitos chegaram à delegacia, cerca de mil pessoas já estavam na frente do distrito para "pegar" a suposta ladra de órgãos, segundo o delegado Paulo Martins. A multidão, entretanto, havia se enganado de loira. A mulher que acabava de ser detida era suspeita de tráfico de drogas, e não de órgãos. No local, um menino de seis anos, levado pelos pais, aguardava a pessoa que, segundo o garoto, havia tentado levá-lo dias atrás. Ao ver chegar a suspeita, disse que a reconhecia. Em seguida, mudou a versão. A loira e o homem não chegaram a ser detidos e, como não houve flagrante, foram liberados em seguida, após os policiais dispersarem a multidão, ao dizerem que o alvo da investigação não tinha relação com tráfico de órgãos. A suspeita era investigada por envolvimento com o tráfico de drogas. Naquela tarde, era observada por policiais e, ao notar que era seguida, resolveu fugir. Foi quando a perseguição teve início. De acordo com a Secretaria da Segurança do Amazonas, o que aconteceu não passou de uma "confusão". A assessoria da Polícia Civil informou que as pessoas foram "incitadas" por programas policiais da televisão local que, no início do ano, começaram a veicular reportagens sobre um esquema de tráfico de órgãos em Manaus, comandado por uma mulher loira que dirigia um carro preto pela cidade e arrancava os órgãos de crianças. Desde então, diz a assessoria da polícia, a cidade ficou "vidrada" na história. Delegacias recebiam ligações de pessoas em busca de informações sobre o esquema --o que se revelou apenas uma lenda urbana.
Fonte: Agência Folha

PRESOS SUSPEITOS DE MATAR ADOLESCENTE COM TIROS NA CABEÇA

O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (13/03), na zona Sul de Porto Velho, o adolescente de 13 anos de idade se encontrava na companhia de uma pessoa desconhecida, na Rua Sorocaba, Conjunto Cohab, próximo de casa, quando foi assassinado com dois tiros na cabeça.

Renan Aquino da Silva, 18 anos e o foragido da Colônia Penal Edenilson Nunes Gurgel de 21, foram presos, apontados como suspeitos do crime. Edenilson também foi baleado e encontra-se internado no Hospital João Paulo II.

Conforme declarações de um adolescente que é irmão da vítima, por volta das 20 horas, foram ouvidos vários disparos de arma de fogo. O adolescente correu para ver o que estava acontecendo e deparou-se com o irmão caído ao solo, todo ensangüentado.

A testemunha também declarou ter visto quatro pessoas fugindo do local em um veículo modelo Fusca de cor branca. Dois dos ocupantes do carro foram reconhecidos como sendo os suspeitos presos em flagrante. Os demais, seriam uma mulher de prenome Luciana e um rapaz conhecido pelo apelido de “Cara de Pit Bull”. O foragido da justiça Edenilson Nunes Gurgel estaria com uma arma de fogo em punho, possivelmente a mesma utilizada para matar a vítima.

Renan Aquino da Silva foi preso em seguida, na casa dos pais dele, à Rua do Lírio, 5094, mesmo bairro, pela guarnição do PM Lucas Miranda. Atingido por dois disparos de arma de fogo – um na perna esquerda e outro de raspão no rosto -, Gurgel foi capturado ao procurar atendimento médico no Hospital João Paulo II.

De acordo com a ocorrência nº 1889/2008 registrada na Delegacia Central, Gurgel encontra-se internado, sob escolta policial. Tão logo seja liberado, será apresentado na Delegacia Central, onde Aquino foi autuado pelo delegado Jairo Santana. A arma do crime não teria sido encontrada.

Oito presos fogem do presídio de Jaru; Dois são recapturados.

A Polícia de Jaru capturou agora pouco dois apenados após a fuga de oito presos ocorrida no início da tarde desta sexta-feira na Casa de Detenção do município. Os recapturados foram identificados como Alex Mosca Gonçalves e Paulo Francisco de Paula, ambos de 21 anos. Encontram-se foragidos Eliabe Ferreira Costa, Edimaro Ferreira de Castro, Antonio Rodrigues Filho, Claudecir Bispo de Souza e José Milton Vitorino.
Segundo informações do diretor do presídio Elias Resende, os apenados que estavam nas celas 7 e 8 da ala “B” cerraram as grades do banho de sol, durante o horário de visitas e escalaram um muro de seis metros, empreendendo fuga pelo rio Jaru que passa atrás da Casa de Detenção. A unidade enfrenta, a exemplo de outras do Estado, problema de superlotação. Milton Vitorino e Claudecir Bispo são considerados os fugitivos mais perigosos, este último sendo acusado de tortura a um delegado de Ariquemes. A Polícia Militar, Civil e Agentes penitenciários estão varrendo a cidade, periferia e matas próximas à casa de detenção para recapturar os fugitivos, duas voadeiras estão sendo usadas nas buscas pelo rio Jaru.

terça-feira, 11 de março de 2008

Brutal assassinato em Jaru é esclarecido pela polícia - Imagem de alto impacto

Policiais Militares lotados na 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru, registraram na madrugada do último domingo, por volta das 00h05min, na Rua Olavo Pires, nº 3420, Bairro Jardim dos Estados, em Jaru, uma ocorrência de homicídio, que vitimou Terezinho Pereira Souza, 45 anos, residente no mesmo endereço, vítima de esfaqueamento.
A Central de Operações da Polícia Militar em Jaru foi informada através do telefone 190 que no referido endereço estava ocorrendo uma briga. De imediato foi enviada ao local a guarnição de serviço comandada pelo PM Helbert, auxiliado pelos policiais militares Fernandes e P. Fernandes, que durante o deslocamento receberam outra informação da Central, em que Jenaura da Fonseca Souza, ligou na Central dizendo que seu marido havia sido esfaqueado no quintal de sua residência. Chegando ao local, a guarnição encontrou a vítima caída ao solo, já sem vida, com duas perfurações de faca, uma nas costas e outra no pescoço. Foram acionados os Policiais Militares do Serviço Reservado, que juntamente com a Perícia da Polícia Civil e policiais do Sevic iniciaram as investigações.
Após averiguarem o local do crime e conversarem com a amasia da vítima, os policiais perceberam que a mesma estava ocultando fatos e se contradizendo nas informações. Diante da situação os policiais conduziram a mesma até a Delegacia, onde momento após a mesma acabou confessando quem foram os autores do crime, sendo seus dois irmãos e seu pai. Diante da informação os policiais deslocaram-se aos endereços dos acusados com a finalidade de prendê-los, porém não obtiveram êxito, uma vez que os elementos haviam se evadido durante a madrugada, mas os policiais prosseguirão com as investigações com a finalidade de prender os infratores.

PROFESSORES VÃO CRUZAR OS BRAÇOS NA PRÓXIMA QUARTA.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero) enviou nota através de sua assessoria de imprensa aos meios de comunicação neste final de semana anunciando um dia de paralisação da categoria para a realização de uma grande mobilização contra o Governo do Estado e Assembléia Legislativa.
Na manifestação, os professores vão reivindiar Revogação da lei do calote, que impede o pagamento de ações judiciais e de outras leis aprovadas pelos deputados, que prejudicam os servidores; reajuste salarial decente e moralização da Assembléia Legislativa. A Educação do Estado já vive a iminência de uma greve geral por tempo indeterminado.

Duas motos se chocam na avenida Calama.

Duas motos se chocaram na manhã dessa segunda-feira (10) na avenida Calama, próximo a panificadora Roma.
O condutor da moto preta, placa NCK/4691, José Robson da Silva, passava na avenida Calama, sentido Centro, momento em que colidiu com a moto, de placa NBB/0995, pertencente a Fábio Rui Borges da Silva, que avançou a preferencial indo no sentido Trevo do Roque. O local é considerado um ponto crítico na ocorrência de acidentes entre veículos.
José Robson foi encaminhadao para o pronto socorro com ferimentos leves e Fábio Borges conduzido até a delegacia de trânsito para maiores informações.

Prefeito de Nova Mamoré José Brasileiro tem contas aprovadas pelo TC.

O Prefeito de Nova Mamoré, José Brasileiro Uchôa, recebeu com alegria a notícia de que suas contas referentes ao exercício de 2006 foram aprovadas pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. O comunicado veio através do Ofício nº 153/pleno/08 de 26/02 de 2008, informando que a apreciação do processo nº 1.166/07 TCER, que trata da prestação de contas do Município de Nova Mamoré, ano de 2006, recebeu parecer favorável á aprovação das contas da atual gestão. De acordo com o parecer do Conselheiro relator, Valdivino Crispin de Souza, as contas receberam indicação favorável, porque: 1º o percentual de 27,12% destinados á educação foram cumpridos; 2º que o percentual de 19,63%, foi aplicado nos serviços de saúde; 3º que o percentual de 47,35%, foram gastos com pessoal (funcionalismo), que fica abaixo do limite máximo permitido que é de 54%. O relator salientou ainda, que os recursos aplicados no Fundef (hoje Fundeb), tiveram cumprimento legal e foram observados os atos do art. 60, das disposições constitucionais transitórias da Constituição Federal e art. 7º da Lei Federal nº 9.424/96. O relatório final, levado ao plenário da corte, foi aprovado por todos os conselheiros. O Prefeito aguarda agora, o envio á Câmara das contas relativas ao exercício, para que o plenário da casa de Leis de Nova Mamoré, siga a orientação do Tribunal e também vote favoravelmente, mesmo sendo independente em sua decisão. O Prefeito comentou ainda, que todas as orientações do Tribunal de contas tem sido seguidas a risca pelo serviço técnico da Prefeitura e tem certeza que 2007 e 2008 também não será surpresa, porque tudo está sendo levado muito a sério.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Motor falha e avião faz pouso forçado em Sena.

Um avião monomotor (prefixo PT-EAD), pilotado por Adolfo Filho, fez um pouso forçado ontem de manhã em uma fazenda, localizada a 12 de quilômetros de Sena Madureira.
O avião levaria seis passageiros a Manoel Urbano, 84 quilômetros de Sena.
A aeronave havia decolado de uma pista no km 7 da BR-364 e, cinco minutos após sair do chão, o motor apresentou falhas. Além do piloto, estavam Osmar Géber, Estela Nádima, Maria Mafisa, Luzia e Adriano Cipriano, além de um bebê de 13 dias de nascido, todos da mesma família.
O piloto contou que logo ao decolar notou que as luzes do painel indicavam uma pane no motor. Ele disse que iniciou uma manobra para retornar à pista, mas foi obrigado a realizar o pouso forçado quando o motor parou totalmente.
“Eu procurei uma área desabitada para aterrissar. A gente estava a 400 metros do chão, mas felizmente não houve vítimas fatais”, disse aliviado.
No impacto, o trem de pouso e parte da fuselagem do avião ficaram danificados. No choque, duas passageiros ficaram imprensadas entre as cadeiras, mas foram socorridas. Uma dela, Luzi Cipriano, era a mãe do recém-nascido, que no início da tarde de ontem foi encaminhada a Rio Branco.
Os três membros da mesma família são parentes do vereador de Manoel Urbano, Raimundo Cipriano, o Cocão.
O primeiro a chegar ao local do acidente foi um peão da Fazenda Brasil, onde a aeronave aterrisou. Ele contou que viu quando o avião se aproximava do solo e percebeu que algo de errado estava acontecendo. Ao se aproximar, viu quando duas pessoas desceram e ajudaram os demais passageiros a saír da aeronave.
Osmar Geber, um dos passageiros contou que houve pânico, gritaria e muito choro a bordo.
“Quando a gente notou que o avião ia cair, entramos em pânico. Todo mundo começou a gritar. Eu fechei os olhos e só abri quando senti o impacto com o chão. Acho que a gente nasceu de novo”, disse emocionado.
A Aeronáutica enviou ontem ao local do acidente uma equipe que investigará as causas do ocorrido. Pelo estado em que ficou o avião, terá que ser removido do local, porque, segundo o piloto, o sistema que permite a decolagem foi danificado.

Foragido da justiça é preso em Jaru.

Policiais Militares lotados na 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru, prenderam na tarde de sexta-feira (07), por volta das 13h30min, na BR 364, em frente o Posto São Jorge, Agamenon da Silva Félix, 52 anos.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência Policial, a Central de Operações da Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima, informando sobre uns elementos em atitudes suspeita em um veículo Santana, de cor prata. Foi enviada ao local a guarnição de serviço do Grupo Tático, comandada pelo Cabo PM Valmir, auxiliado pelos Policiais Militares Chuika e Luiz, que abordaram os elementos nas margens da BR 364, sendo encontrado no interior do veículo 02 rolos de fios. Após diligências, os policiais militares ficaram sabendo que minutos antes os elementos estiveram na Loja Materiais de Construção Jaru. Foi deslocado até a loja, onde o vendedor relatou que os respectivos fios eram de propriedade da loja. Conforme relato do agente, foi ele quem praticou o furto, tendo em vista que estavam em sua companhia várias pessoas. Após fazer consulta ao Infoseg, foi encontrado em desfavor do agente 03 Mandados de Prisões, das Comarcas de Acre, Mato Grosso e Rondônia.
Agamenon da Silva Félix, após receberem voz de prisão foi submetido a exame de corpo de delito no hospital municipal, em seguida foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais recuperados que posteriormente serão restituídos ao legítimo proprietário.

Camionete capota na Jorge Teixeira na noite de sábado.

Na noite de sábado (8), por volta de 23h, na avenida Jorge Teixeira esquina com rua Padre Chiquinho, uma camionete Ford Ranger cor prata, placa NBT – 6100 levou uma fechada de um veículo Monza de placa não identificada, vindo a capotar no canteiro central da avenida. No carro estavam cinco pessoas e todos foram encaminhados ao Hospital com pequenos ferimentos.
Um leitor do Rondoniaovivo flagrou o acidente e registrou a cena, postando no Youtube.

sábado, 8 de março de 2008

TSE aceita recurso de prefeito afastado Cláudio Pilon.

O ministro Cezar Peluso, do Tribunal Superior Eleitoral, deferiu monocraticamente na noite de ontem (06.03) o Agravo Regimental no Recurso Especial Eleitoral impetrado pelos advogados de defesa do prefeito afastado Cláudio Pilon (PMDB) que teve o mandato cassado em 2005 pela acusação de contratação de servidores públicos para trabalhar em sua campanha eleitoral. O ministro já havia negado um outro recurso de Pilon, mas voltou atrás de sua decisão no julgamento do recurso especial 25747. Segundo o ministro, a Côrte Eleitoral firmou o entendimento no julgamento de um outro Recurso Especial do qual ele foi relator de que a representação contra candidatos deve ocorrer até as eleições e não após o pleito. No caso, a denúncia feita por Dedé de Melo foi feito após a eleição, dia 10 de dezembro de 2004, portanto, após o prazo estabelecido pela legislação. A partir de agora, Pilon ganhará mais prazos para recorrer da sentença e retomar o mandato de volta. O mandato de prefeito acaba dia 31 de dezembro deste ano, mas para Pilon, a volta ao cargo, mesmo há um dia do término do mandato já representaria uma vitória, pois mostraria que durante todo esse tempo ele era inocente e vítima de uma armação, como ele mesmo disse por diversas vezes em sua defesa aos meios de comunicação.
Mais O fato do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – Cezar Peluso ter reconsiderado a decisão no Recurso Especial 25747 sobre o prefeito cassado de Guajará Mirim Cláudio Roberto Scolari Pilon, não altera em nada o quadro político no município. O recurso em questão, trata-se de um, entre diversos processos que o ex-prefeito responde.
Cláudio Pilon teve duas sentenças transitadas em julgado, ou seja, não cabem mais recursos, o Recurso Eleitoral 660 e o Recurso contra expedição de diploma número 11. Estas decisões culminaram com sua efetiva cassação, não havendo, portanto, possibilidade de seu retorno ao cargo.
A população de Guajará Mirim, portanto, pode ficar tranqüila em relação estabilidade política do município.
fonte: o Observador

Foto: Fábio

EX-ASSESSOR PARLAMENTAR PRESO COM MAIS DE 15KG DE COCAÍNA EM ARIQUEMES.

Os policiais do Departamento de Narcóticos (DENARC) prenderam na noite de ontem (06) mais de 15Kg de cocaína que estava enterrada próximo a ponte do Rio Machado. O chefe da quadrilha seria o ex-assessor parlamentar do ex-deputado e ex-secretário de segurança pública Paulo Moraes, Aristeu de Sousa Barroso que também foi expulso da Policia Militar, foi preso por volta do meio dia de hoje. Conforme informações policiais, Aristeu era quem comandava a quadrilha formada pelo auxiliar de serviços gerais Adilson Rodrigues de Souza, 41 e pelos autônomos Gedeon de Alcântara, 37 e Janary Aguiar da Silva.

Os integrantes foram pegos em uma caminhonete Toyota Hilux – SW4 de cor prata e placas DPS 1127 na Linha 67, Ramal do Caracol que dá acesso ao município de Buritis onde seria deixada a droga. Como não foi possível seguir viagem por que o rio havia transbordado, o trio enterrou a droga próximo a ponte.
A caminhonete foi interceptada no meio da estrada e em conversa informaram o local onde estaria a droga. Mais três carros foram apreendidos alem da caminhonete, um Gol de placas NBL 3926, um Golf de placas JGA 4055 e um Fiesta NBT 8087.

Segundo os policiais o chefe da quadrilha fornecia suas contas bancarias para que fosse depositado o dinheiro para a compra da droga em Cobija/Bolívia e emprestava uma casa em Porto Velho para os encontros e estadias da quadrilha. Aristeu ficava encarregado pela locação dos veículos utilizados para buscar cocaína no país vizinho.
Os três que foram presos primeiro serviam de mulas para Aristeu, eles iam até Cobija comprar a droga por um preço, transportavam até Ariquemes aonde chegava às mãos de ex-assessor que comprava pelo valor local da droga e em seguida distribuía em para os estados do Centro-Oeste por um preço muito maior que o que comprou dos laranjas. A quadrilha recebeu voz de prisão e estão detidos na Delegacia de Narcóticos.
Fonte : O Rondoniense Autor : O Rondoniense

Traficantes trocam tiros com polícias Militar e Federal na ponte do Araras



Às três horas da madrugada desta sexta-feira (07), policiais militares do Serviço de Inteligência do 6º Batalhão de Polícia Militar e policiais federais lotados em Guajará-Mirim, interceptaram na ponte do Araras na BR-425 mais uma quantidade de produtos entorpecentes. Tudo começou quando eles receberam uma ligação anônima, informando que três homens em um Santana 2.0 de cor azul e placa NCL 5839 de Porto Velho, estavam levando para Porto Velho. vários quilos de cocaína.
Os policiais montaram campana nas proximidades da ponte e aguardaram a chegada do carro suspeito com os traficantes. Os ocupantes do veículo ao perceberem a presença da Polícia na cabeceira da ponte começaram atirar em direção aos policiais. Os policiais tiveram que revidar com vários disparos de pistola. Nesse momento os bandidos abandonaram o carro, sendo que dois deles conseguiram escapar do cerco policial pulando no rio.
Francisco de Assis Silveira Uchoa, 39 anos, foi capturado e preso pelos policiais. Raimundo Amaro Serrao Ribeiro, 46 anos, natural de Pinheiro no estado do Maranhão ao fugir deixou cair sua carteira de identidade. Na revista feita no interior do Santana foi encontrado doze pacotes de substância tóxica envoltos em bexiga de várias cores. Depois de periciado, foi constatado tratar-se de 12,5kg de pasta base de cocaína.
Francisco, a droga e o carro foram encaminhados até a Polícia Federal para registro do flagrante.
Fonte e fotos : P.M Almeida

HOMENAGEM DO 6º BPM ÀS MULHERES.

O Dia Internacional da Mulher, festejado todos os anos em 08 de março é um dia comemorativo para celebrar os feitos sociais, políticos e econômicos conquistados pelas mulheres. Em diversos países do mundo também realizam-se reuniões e debates com a finalidade de discutir o papel da mulher na sociedade. Esse dia foi instituído durante uma conferência na Dinamarca em 1910 e não teve a intenção de apenas comemorar.
Em nosso país, um marco de conquista das mulheres aconteceu em 1932 quando foi instituído o voto feminino. Após muitos anos de lutas as mulheres passaram a ter direito de escolher seus governantes, assim como de serem eleitas à cargos políticos.
Na manhã de hoje o Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, reuniu as policiais militares femininas do Batalhão e em um gesto de carinho, respeito e profissionalismo parabenizou-as pela data comemorativa. As palavras do Capitão PM Sílvio, que representou o Comando do BPM, também foram dedicadas às esposas de todos os policiais militares masculinos e ainda as mulheres civis de nossa região.
FONTE e FOTOS AO PM ALMEIDA/6º BPM

quinta-feira, 6 de março de 2008

TSE mantém número de vereadores fixado em 2004.

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não precisará baixar nenhuma resolução relativa ao número de vereadores para as eleições municipais deste ano, mantendo o que o próprio tribunal fixou na Resolução nº 21.702, de 2 de abril de 2004. Essa resolução observou os critérios determinados pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso 197.917.O tribunal tem prazo até amanhã (5) para baixar resoluções regulamentando as eleições municipais deste ano, e a sessão de hoje é o limite, porque o tribunal só volta a se reunir na quinta-feira (6). O relator das resoluções sobre as eleições, ministro Ari Pargendler, representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no TSE, informou, por meio da assessoria de Comunicação Social do TSE, que não pretende baixar resolução sobre número de vereadores.Segundo o ministro, a resolução de 2004 do TSE já fixou um critério definitivo para o cálculo do número de vereadores por Câmara municipal. De acordo com esse critério, as Câmaras fixarão em no mínimo nove e no máximo 21 o número de vereadores em municípios com população entre 47.619 e 1 milhão de habitantes, seguindo um critério de divisão populacional a cada 100 mil habitantes.O número máximo de 55 vereadores, permitido pela resolução de 2004, é para municípios com população acima de 6.547.612 habitantes, o que somente enquadra o município-capital de São Paulo.Nesse critério, a segunda cidade mais populosa do país, o município-capital do Rio de Janeiro, tem direito a 50 vereadores, com população entre 5.952.377 e 6.071.423 habitantes.

Operação do Denarc na zona Leste consegue prender "rei" do tráfico local.

No início da tarde dessa quarta-feira (05) policiais do Departamento de Narcóticos realizaram uma operação de "limpeza" na rua Raimundo Cantuária, próximo a Dydyo Refrigerantes, na tentativa de coibir o tráfico de drogas na zona Leste da capital.
A operação foi realizada pelos policiais do denarc após efetuar três prisões, entre elas a do traficante Aladibi de Paula Bandeira, conhecido como "Pelado", considerado o "chefe" do tráfico na zona leste da cidade.
"Pelado" foi preso no pátio do Supermercado Gonçalves, localizado no bairro JK, junto com outros dois comparsas quando realizava uma troca.
Os policiais realizaram batida na casa de "Pelado" e em outras três casas, suspeitas de serem utilizadas para armazenar droga.
Segundo informações do Denarc, "Pelado" já havia sido preso anteriormente pela Polícia Federal com 50 quilos de cocaína, mas recebeu salvo conduto e respondia o processo em liberdade. Porém os policiais disseram que o mesmo continuava traficando.
Além de dois quilos de cocaína foram apreendidos dois televisores, um televisor de plasma de 42 polegadas, um aparelho de som um aparelho de DVD, e dois veículos - um Gol e um Corsa.
Fonte:Rondoniaovivo.com