quarta-feira, 19 de março de 2008

Guajará-Mirim recebeu mais de 340 mil visitantes em 2007.

Um total de 346.750 pessoas esteve visitando Guajará-Mirim em 2007. Os números precisos foram apresentados pelo Sindicato das Empresas de Navegação - SINDINAV – responsável pela travessia de passageiros entre Brasil e Bolívia, durante a apresentação do diagnóstico do Plano Diretor do município, na semana passada. O diagnóstico revelou também que Guajará-Mirim recebe por dia, 100 carretas de diversas empresas que aproveitam os incentivos fiscais da Área de Livre Comércio do município. Os dados são da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, responsável pela liberação dos veículos de carga.


E é de olho nesse fluxo de visitantes, que a prefeitura está se preparando para melhorar a qualidade dos serviços prestados e lança, nos próximos dias, um guia turístico e um novo site institucional. Segundo o prefeito Dedé de Melo (PSDB), o guia a ser lançado conterá informações sobre serviços de hospedagem, oficinas mecânicas, um mapa com os principais pontos turísticos, serviços de saúde e outras informações necessárias para o viajante, “muita gente vem a Guajará-Mirim pela primeira vez e fica meio desorientado e por falta de informação, atravessa para a Bolívia, faz compras e retorna para sua cidade. Nós queremos mostrar que a cidade oferece uma série de opções de lazer. E esse guia será o primeiro passo”, explicou o prefeito.

O guia turístico de Guajará-Mirim será distribuído gratuitamente em Porto Velho e em outras cidades, além de ter uma opção para download no novo site da prefeitura, que está em fase final de implantação. O novo portal da prefeitura terá ainda informações mais detalhadas sobre as opções turísticas, além de informações institucionais e uma área específica para acompanhamento das obras que estão em andamento no município, “nós queremos que a população acompanhe o andamento das obras que estão sendo feitas. Vamos fotografar cada uma delas, colocar os valores, a origem dos recursos e o prazo de conclusão. Pelo menos uma vez a cada 15 dias vamos atualizar as imagens, para que os munícipes possam ver o andamento dos trabalhos”, disse o prefeito.

A prefeitura de Guajará-Mirim atualmente está construindo um novo terminal rodoviário, um complexo de lazer no estádio João Saldanha, está concluindo o calçamento de várias ruas e avenidas, reformando o Hospital Regional e já concluiu a reforma da Praça dos Pioneiros (Porto Oficial).

Atualmente a prefeitura mantêm um site institucional, que pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://www.guajaramirim.ro.gov.br/. O novo portal do município será acessado pelo mesmo endereço e deverá estar no ar nos próximos 15 dias. O guia turístico será distribuído a partir de abril.
Conheça Guajará-Mirim
O município de Guajará-Mirim, que na língua Tupi-Guarani significa Cachoeira Pequena, também é conhecido como a Pérola do Mamoré, por ser banhado pelo Rio Mamoré. Fundado em 10 de abril de 1929 foi ponto fundamental de apoio durante o período em que funcionou a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (que ligava Guajará-Mirim a Porto Velho). Atualmente o município mantêm o museu da Estrada de Ferro, na Praça dos Pioneiros, onde funciona o porto oficial. De acordo com dados do IBGE, em 2006 o município contava com 42.082 habitantes. Ao Sul, faz fronteira com a cidade boliviana de Guayaramerin, que oferece aos brasileiros uma série de produtos importados, tais como bebidas e eletrônicos.
Tem como atrações naturais a caverna dos Pacaás Novos, o Alto da Chapada dos Pacaás Novos, o encontro das águas dos rios Mamoré e Pacaás, diversas cachoeiras e corredeiras e nos períodos de verão amazônico, dezenas de praias fluviais. O município conta com uma rede hoteleira composta por 21 hotéis ou pousadas, dos quais com exceção de quatro hotéis que dispõem de acomodações e serviços de médio padrão, os demais podem ser considerados como pousada ou pensão simples que no conjunto oferecem 300 leitos em apartamento com televisão e ar condicionado e em alguns casos com frigobar e telefone, bem como 200 leitos em quarto simples.