quarta-feira, 26 de março de 2008

Aluna do interior do Estado participa do quadro “Soletrando” neste sábado

Depois de se apresentar no dia 23 de fevereiro com os outros 26 estudantes de escolas públicas de cada Estado brasileiro, a representante de Rondônia no quadro “Soletrando” do programa Caldeirão do Huck, Assussena Nunes Lobato, de 13 anos, participará no próximo sábado (29), da primeira fase da competição exibida a partir das 13h30 (horário de Rondônia), pela Rede Globo (TV Rondônia). Assussena Nunes, que cursa a 9ª série na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Casimiro de Abreu, no município de Nova Mamoré, foi classificada no dia 7 de novembro do ano passado ao concorrer com outros 30 alunos rondonienses na fase estadual, realizada em Porto Velho.
Para garantir bom resultado, ela disse que intensificou a leitura, principalmente sobre regras gramaticais, acentuação gráfica e formação de palavras. E afirmou que escrever tornou-se um hobby em sua vida, o que lhe possibilitou obter amplo domínio sobre a formação de palavras.
A representante de Rondônia no Soletrando foi acompanhada de sua tia Lindomar e do professor Gerry Salvaterra, diretor da escola. O secretário estadual da Educação, Edinaldo Lustoza, assim como a representante de Ensino da Seduc em Nova Mamoré, Doranilda Alves, considera a participação da aluna da rede estadual rondoniense como mais uma demonstração da qualidade do ensino no Estado, fato que vem se destacando a cada ano durante os concursos vestibulares, principalmente da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O vencedor da etapa nacional irá receber o prêmio de R$ 100 mil, a ser entregue depois de 30 dias da exibição do programa. O campeão da primeira edição, realizada no ano passado, foi Aurélio Sampaio Carrilho de Castro Povoa, também de 13 anos, do Colégio Estadual Jales Machado, de Goianésia (GO). “Vamos todos ficar na torcida para que a estudante da escola Casimiro de Abreu, de Nova Mamoré, obtenha êxito, mas independente do resultado o mais importante, sem dúvida, é sua participação na competição, que com certeza lhe garantirá novos conhecimentos com o intercâmbio de informações”, concluiu Lustoza logo após ser informado sobre a classificação de Assussena Nunes.