terça-feira, 4 de março de 2008

Após incêndio na Facilar em Guajará, vereador quer usar recursos do Funesbom para equipar bombeiros

Um incêndio ocorrido em Guajará Mirim na primeira semana de fevereiro chamou a atenção do vereador Rodrigo Melo (PDT) sobre a falta de estrutura do subgrupamento do Corpo de Bombeiros do município. De acordo com Rodrigo, no dia do incêndio, que atingiu uma loja de móveis situada no centro da cidade, o corpo de bombeiros, por falta de equipamentos, não conseguiu fazer seu trabalho e por sorte o sinistro não atingiu outras lojas e prédios, inclusive uma agência bancária que funciona ao lado do imóvel atingido.
Para o vereador a questão é grave. Ele destacou que o único caminhão pipa que os bombeiros possuem, tem capacidade para 1.500 litros e que foi doado pela Infraero, “esse caminhão na verdade funcionava com espuma química e foi adaptado para utilizar água. 1.500 litros são insuficientes para combater um incêndio de grandes proporções, por isso fiz um requerimento ao Tenente Roberto Elói de Souza, comandante do grupamento, solicitando que ele encaminhe para a Câmara, uma relação de equipamentos que são necessários para o funcionamento total da unidade”, explicou o vereador.
Rodrigo Melo disse que, tão logo esteja de posse dessa relação, vai encaminhar um ofício ao Governo do Estado e a Assembléia Legislativa solicitando que esses equipamentos sejam comprados utilizando recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar (FUNESBOM), criado em 2002, cuja receita é oriunda das taxas cobradas pelos bombeiros, “o dinheiro existe e nós precisamos equipar nosso subgrupamento. O incêndio ocorrido foi lamentável, mas serviu ara nos alertar sobre o problema. O corpo de bombeiros precisa também, por exemplo, de equipamentos de mergulho. Vivemos em uma região de fronteira, cercada de rios e igarapés e caso seja necessário fazer algum resgate, isso não será possível”, disse Rodrigo Melo. Hoje pela manhã o vereador disse que poderá não mais ser defensor da atual administração pois segundo ele não vem recebendo o devido respeito por parte do líder do poder executivo, quanto a declaração a nossa reportagem procurou o prefeito Dedé de melo mais ele não foi encontrado pra falar sobre o caso e ninguém do P.S.D.B se manifestou sobre o caso.
Fonte: o combatente