terça-feira, 15 de abril de 2008

Expedito Júnior quer criação da Escola Técnica Federal de Nova Mamoré.

O senador Expedito Júnior (PR/RO) apresentou projeto de lei para criação da Escola Técnica Federal de Nova Mamoré, no oeste Estado de Rondônia. A instituição terá cursos de nível médio e de educação profissional, a serem definidos pelo Ministério da Educação. O município tem 20 mil habitantes e é um dos grandes produtores de gado do estado, com um rebanho de mais de 320 mil cabeças.

“Com a criação da Escola Técnica Federal de Nova Mamoré os jovens não precisariam mais deslocar-se para centros mais desenvolvidos e passariam a receber a formação profissional necessária à modernização e dinamização da economia local”, afirmou Expedito Júnior.
A economia do Município é baseada na agricultura, pecuária e extração vegetal. Há mais de 300 estabelecimentos comerciais. São exploradas as culturas de café, milho, arroz, feijão e mandioca para fabricação de farinha. Também há produção de frutas, dentre as quais, as mais comercializadas são: cupuaçu, acerola, açaí, goiaba, manga, banana, abacaxi, araçá e cajá.