quinta-feira, 3 de abril de 2008

Friagem atinge Rondônia na próxima quinta-feira.

Nesta próxima quinta-feira (03/03/08) uma frente fria atingirá o sul da Amazônia. Este sistema, além de provocar grandes volumes de chuva nos próximos dois dias no Mato Grosso, em Rondônia e no Acre, vem acompanhado de uma massa de ar polar de intensidade considerável para esta época do ano. Com isso, este sistema provocará o primeiro episódio de friagem do ano de 2008 nos Estados do sul da Amazônia, apesar de chegar à região com intensidade fraca.
As menores temperaturas do evento ocorrerão na madrugada de quinta-feira para sexta-feita e também de sexta-feira para sábado no Mato Grosso. Já em Rondônia e no Acre, as menores temperaturas do evento serão observadas na madrugada de sexta-feira para sábado. As tardes de quinta e de sexta-feira, nos três Estados, ficarão amenas. Com o aumento da intensidade do vento, que passará a apresentar direção do quadrante sul, a sensação térmica baixará significativamente para o período, aumentando ainda mais a sensação de frio nas regiões mais atingidas pela friagem.
No Mato Grosso, as temperaturas mínimas podem chegar aos 16 graus na região do Pantanal e no oeste do Estado, no sul e no sudeste as temperaturas mínimas podem ficar entre 17 e 18 graus, em Cuiabá a temperatura mínima pode chegar a 20 graus. As demais áreas do Estado não sofrerão queda significativa de temperatura.

Em Rondônia, os termômetros podem registrar temperaturas mínimas de 17 graus na região de Vilhena (área mais elevada do Estado) e entre 18 e 19 graus nas demais cidades do interior. Em Porto Velho, a mínima pode chegar aos 20 graus de temperatura.

No Acre, as menores temperaturas serão observadas no sul do Estado, com previsão de 18 graus de mínima para a madrugada de sexta para sábado. Já no oeste do Estado, as temperaturas mínimas não devem ficar abaixo de 20 graus nas cidades da região. Nas demais áreas, inclusive em Rio Branco, a previsão é de que a temperatura mínima possa atingir os 19 graus.