quarta-feira, 16 de abril de 2008

Jornalista Roberto Cabrini é detido em SP

O jornalista Roberto Cabrini, repórter da Rede Record, foi detido na noite desta terça-feira (15) na Zona Sul de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O delegado seccional de Santo Amaro, Dejair Rodrigues, disse que o jornalista foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e seria transferido para o 13º Distrito Policial (Casa Verde).
O repórter foi detido por policiais do 100° Distrito Policial, que fica na Rua José Carlos Marques, no Jardim Herculano, na Zona Sul de São Paulo. Segundo os agentes, uma denúncia motivou a abordagem ao jornalista.
Procurado pelo G1, o gerente nacional de comunicação da Rede Record, Ricardo Frota, afirmou por volta das 22h40 que o jornalista Roberto Cabrini foi detido pela Polícia Civil para averiguações enquanto fazia uma reportagem investigativa. De acordo com Frota, Cabrini estava sozinho, sem carro de reportagem ou equipe de cinegrafistas, em um local na Zona Sul de São Paulo. Frota disse que Cabrini usava o próprio carro no momento e que foram encontrados dez papelotes de cocaína com uma pessoa que estava com o jornalista. O funcionário da Record preferiu não dar informações sobre quem era a pessoa que estava com o jornalista. Ele informou que o departamento jurídico da Record enviou representantes para o 100° DP.
Cabrini disse em uma carta que se encontraria com uma fonte - uma pessoa que lhe passaria informações - quando foi detido. O comunicado foi enviado aos jornalistas presentes no 100º DP por volta das 5h da madrugada de quarta (16). A nota escrita à mão foi entregue pelo repórter Carlos Cavalcanti, amigo de Cabrini, que esteve na delegacia.
Cabrini se diz "vítima de uma armação" e explica que houve uma "abordagem policial", quando esperava receber gravações de uma fonte, com quem tinha marcado de se encontrar pelo telefone.
A Rede Record divulgou nesta quarta-feira (16) uma nota sobre a prisão do jornalista Roberto Cabrini, repórter da emissora.
A direção da Record determinou, logo que teve conhecimento sobre a detenção do repórter Roberto Cabrini, que o departamento jurídico da emissora acompanhe atentamente o caso e preste a assessoria necessária ao jornalista, para que o ocorrido seja esclarecido em breve.
A área de jornalismo da Record tinha o registro interno que o repórter estava desenvolvendo uma reportagem de caráter investigativo. Roberto Cabrini é reconhecido pela cobertura de reportagens especiais e por sua trajetória profissional nas principais tevês brasileiras. A Record acredita na Polícia e na Justiça do Estado de São Paulo e espera a correta elucidação dos fatos. São Paulo, 16 de abril de 2008. Rede Record de Televisão"