quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pão ficará mais caro sem trigo argentino.

O valor do pãozinho que os Rondonienses estão acostumados a comer deve aumentar ainda mais, isso porque a Argentina voltou a suspender as exportações de trigo para o Brasil. Os registros, que deveriam ser abertos nesta semana para possibilitar os embarques em 5 de maio, foram cancelados pelo governo, surpreendendo, mais uma vez, os moinhos brasileiros.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o fechamento das exportações pela Argentina é por tempo indeterminado afetará ainda mais a inflação.
Esse adiamento complica ainda mais a situação da indústria brasileira, que, com estoques para até o final de maio, vai ter de buscar o cereal em outros mercados, principalmente na América do Norte.
Uma pesquisa realizada em algumas padarias de Porto Velho revelou que as panificadoras aumentaram cerca de 17% o preço do quilo do pão francês em meados de fevereiro, que pode chegar ao consumidor por R$ 6,00 kg em média.
O resultado será aumento de custos para as indústrias e, conseqüentemente, mais repasse de preço ao consumidor. O que afetará ainda mais a inflação.
A principal justificativa para o aumento do preço do pãozinho, de acordo com os próprios comerciantes, que hoje custa cerca de R$ 0,38 centavos cada, seria principalmente, o aumento do preço do trigo. De acordo com Jozineize Veras, responsável pela panificadora Karoline, o aumento nos preços dos produtos fizeram com que a elevação de preço fosse indispensável.