terça-feira, 22 de abril de 2008

Preso o Homem mais procurado de Guajará-Mirim.



Desde o dia 25 de março, quando o 6º Batalhão de Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil desbaratou uma quadrilha de assaltantes de motos, o Serviço de Inteligência não saiu do encalço de Davi Costa Melo, o “Bodó”, 24 anos, natural de Açailândia – Maranhão. Na época ele e três comparsas foram surpreendidos pela Polícia no momento em que tentavam desembarcar armados na Praia do Acácio no Tamandaré. Segundo informações obtidas pelos policiais, eles vinham preparados para realizarem mais roubos de motocicletas e cruzar à Bolívia.
Na abordagem da Polícia, nas margens do Rio Mamoré, o quarteto reagiu com tiros. Cessado o tiroteio foram presos dois dos quatro acusados, sendo eles: Joacir Rodrigues, 29 anos que foi alvejado com um disparo de arma nas nádegas e Juarez Cêzar Peroni Muller, 36 anos vulgo “Juareizão”. A Inteligência da PM descobriu que em desfavor de Juarez tinha dois mandados de prisão, um da Comarca de Ariquemes por fugir do Albergue e o outro de Cacoal por associação ao tráfico de drogas.
“Bodó” furou pela segunda vez o cerco da Polícia Militar, na madrugada do dia 27, na Estrada do Matadouro no Tamandaré quando percebeu a presença da guarnição do Grupo de Operações Especiais – GOE. Na fuga adentrou numa área alagadiça nas margens do rio e deixou cair uma pistola 9mm cor preta marca Exported By Norinco nº 904040 de fabricação chinesa com quatro cartuchos intactos no carregador.
PRISÃO DO HOMEM MAIS PROCURADO
Sendo considerada uma pessoa calculista, fria em suas ações criminais, representava um alto grau de perigo à sociedade guajaramirense, principalmente aos proprietários de veículos automotores, como os motociclistas da cidade. Como sendo o homem mais procurado de Guajará-Mirim, populares reconheceram o mesmo por volta do meio dia de domingo 20, enquanto circulava nas Avenidas do Bairro Fátima. Do Fátima ele evadiu-se sem deixar rastro antes que as guarnições da PM lhe localizasse.
No início da noite de domingo, novamente foi reconhecido quando andava nas proximidades de uma fábrica de café, no Próspero. De lá escapou correndo, varando duas quadras pulando quintais, cercas, muros e parando no Planalto. Homiziou-se, depois de atravessar terrenos alagadiços e com matos, atrás de uma serraria que fica na BR – 425 e há 1 quilômetro da área urbana da cidade.
Em menos de 24 horas, sendo o causador da movimentação de quase todas as RPs de serviço, viatura do GOE e da Inteligência do 6º BPM , finalmente “Bodó” foi preso por volta das 10h30min de segunda-feira 21. Com ele os policiais militares ainda apreenderam um revólver Taurus Special Calibre 38 de nº. JD291091 pertencente ao acervo da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia – SESDEC, com quatro munições intactas. Três delas estavam “batidas”, ou seja, não deflagraram quando Davi tentou atirar contra os policiais.
Na DRPC local disse aos policiais que além das várias motos roubadas em Guajará na companhia de comparsas e cruzadas para Bolívia. Também é autor junto com outro do roubo do carro táxi CM 0017 de Nova Mamoré Vectra de cor vermelho, placa NBI – 8484, de posse de uma pistola realizaram o crime e de um Gol branco roubado no Araras. O automóvel Vectra foi recuperado dois dias depois do ocorrido, pela Polícia Civil a 90 km de Riberalta na Bolívia.
Segundo palavras de “Bodó”, na segunda vez em que fugiu só conseguiu devido ajuda de traficantes que moram no país vizinho e do Fátima pegou carona de um conhecido em uma moto. Relatou que ainda tem pena a ser cumprida, por porte ilegal de armas de fogo, tentativa de homicídio, furto e uso de substância de produtos entorpecentes. Ele antes de ser preso no Urso Branco, morava na Rua Beira Rio nº 414 em Jí-Paraná. Conforme consta nos arquivos da Secretaria de Segurança ele estava foragido da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro, desde o dia 11 de agosto de 2007. Foi apresentado ao plantonista e agora irá responder pelos crimes cometidos.
FONTE e FOTOS AO PM ALMEIDA/6º BPM