terça-feira, 1 de abril de 2008

NUVEPA intensifica controle da dengue



A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental – Nuvepa, estão intensificando o combate do mosquito aAedes aegypti no município. São 62 duas pessoas trabalhando diretamente no combate da dengue, com fumacê, visita nas residências e orientações.
Das 6hs às 8hs e das 17hs30min às 19hs são os horários utilizados pela equipe da Nuvepa para o trabalho de fumacê e segundo o diretor da Nuvepa Abrahim Cuellar Chamma são os horários de maior pico do aedes aegypti. Os bairros Tamandaré, Santa Luzia e São José são apontados como os principais locais onde foram registrados os casos de dengue em Guajará-Mirim. Esta semana foram confirmados 37 casos de dengue, dos 156 exames ocorridos. Ao sentir dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo, o paciente deve procurar um médico para que lhe encaminhe a fazer o exame da dengue, que é gratuito e feito somente no Lacen, no Posto de Saúde Carlos Chagas e que chega somente após o décimo quinto dia. Embora para a prevenção da febre amarela, existem vacinas o que não ocorre com a dengue.
“Há casos de dengue sim no município, mas ainda assim está sob controle, no entanto, se a população não contribuir com a limpeza de seus quintais, jogando água parada e evitando que o mosquito aedes desove em sua residência”, alerta Abrahim Chamma.
Enchente
Com a alagação no bairro Triângulo e Cristo Rei, a Nuvepa estará mantendo no início dessa semana o controle da leptospirose nessa área e orientando as crianças a não estarem brincando na água.
Minerva SotoAssessora de Imprensa da Prefeitura de G. Mirim