sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Empresas de Guajará-Mirim fazem curso de boas práticas

Encontra-se em andamento em aproximadamente 80 empresas do ramo de alimentos açougues, restaurantes, lanchonetes e panificadoras de Guajará-Mirim, em Rondônia, o curso do segmento mesa de Boas Práticas de Fabricação. A ação é uma realização do Sebrae, Vigilância Sanitária e prefeitura municipal que deve ser concluída na primeira quinzena de dezembro.
Sob diretrizes do Programa de Alimento Seguro (PAS), o curso beneficia, em sua maioria, empresas restaurantes e açougues, explica Shewrem da Silva Amaral, coordenador do BPF no Sebrae.
De acordo com Shewrem, a proposta do curso, que integra o segmento mesa há também os grupos distribuição (transporte e distribuição), indústria (matéria-prima e manipulação) e, ainda, o de campo (colheita e preparo de insumos).
Nossa proposta é oferecer as informações necessárias às empresas participantes da capacitação para a redução, ou eliminação, das chances de contaminação e intoxicação alimentar ao consumidor, diz o técnico. Ele vai adiante, citando que os cuidados tomados pelas empresas participantes do curso contribui para o banimento de possibilidades de risco à saúde pública, o que compromete seriamente o desempenho das empresas no mercado.
O curso faz parte de uma agenda chancelada pelo Sebrae Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com os Estados, municípios e entidades empresariais. Em Rondônia, sua execução é uma ação da área de tecnologia do Sebrae/RO. A capacitação fecha, na área de Boas Práticas de Fabricação, o calendário de ações previstas para 2007. Sua aplicação é feita pela consultora Sandra Maciel Faria.