terça-feira, 13 de novembro de 2007

GOE REALIZA OPERAÇÕES NA FRONTEIRA

O Grupo de Operações Especiais – GOE do 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim, nos meses de setembro e outubro, cumpriu várias missões de patrulhamento em toda área delimitada ao 6º BPM, lá na fronteira com a Bolívia. Os policiais militares que compõem o GOE em Guajará estão imbuídos de também buscarem a integração Polícia Militar/comunidade com base nos preceitos da filosofia de policiamento Comunitário, modalidade implantada recentemente naquele Batalhão de Polícia Militar do estado de Rondônia.
Dentro das muitas missões que o GOE realizou em Guajará, está a "Operação Itaúba" onde foi feito Policiamento e Comando de Abordagem no Lago das Garças, Ramal União, Rio Pacaás Novos, primeira Linha do Iata e ainda nas proximidades de Nova Mamoré.
Os militares do GOE interagiram junto à comunidade com Patrulhamento no Festival de Praia do Distrito do Iata. Além de uma Abordagem em pessoas num bar em Vila Murtinho, distrito de Nova Mamoré, a mão amiga da Polícia Militar prestou apoio a um morador, daquele Distrito, que estava enfermo conduzindo-o ao Hospital. Os bravos militares da fronteira também prestaram serviços à comunidade de Nova Mamoré em um sorteio de motos.
Os Patrulhamentos e Abordagens do GOE se estenderam até as localidades de Cachoeirinha, Embrapa, Misericórdia, Palmeiral, linha 20 do Sidney Girão, praia e sitio do "Cuca", em Vila Murtinho. Outra missão cumprida com êxito foi a de garantir a segurança dos agentes penitenciários no transcorrer dos serviços de uma revista minuciosa nas celas do presídio masculino local. Foram localizados dentro das celas um aparelho celular com carregador, objetos cortantes e perfurantes "chucho".
Oferecer segurança aos brincantes do carnaval fora de época foi uma das missões que o GOE cumpriu na Pérola do Mamoré. Durante as duas noites de evento, com abordagens constantes em pessoas suspeitas nas imediações, o GOE apreendeu no último dia uma faca tipo peixeira, a mesma estava abandonada nas proximidades e não foi possível prender o suposto dono.
No combate aos entorpecentes o GOE vem fazendo buscas em residências, bares e similares. A última casa visitada pelos militares foi a de Lucilane de Araújo, conhecida por "Teta", lá foram apreendidos vários pedaços de plástico transparente com fita crepe de cor bege, muitos saquinhos plástico tipo sacolé com um forte odor e vestígios de entorpecente (cocaína), fato comprovado pela perícia. "Teta" não estava em casa, por isso não foi presa. Uma das últimas apreensões de cocaína feita pelo GOE/6º BPM, foi na noite de 30/10, onde após denúncia anônima os militares apreenderam 7,150 kg de pasta base de cocaína que estavam acondicionados nas laterais do gol branco, conduzido por Valmi Pires de Almeida, 44 anos. Carro e Valmi foram encaminhados até a Polícia Federal, onde com base na Lei Valmi foi flagranteado.
Dentre todas elas a melhor ou a mais ilustre e árdua missão cumprida pelo GOE, foi a de escoltar o Ministro da Defesa, Nelson Jobin, do Aeroporto de Guajará-Mirim ao Quartel do 6º BIS e depois o retorno ao Aeroporto. Todo o percurso de escolta foi realizado com êxito. O GOE naquele dia foi supervisionado pelo Tenente Coronel PM Derzete e Major PM Marconatto, Comandante e Sub-Comandante do Batalhão Mamoré, respectivamente.
PM Almeida/6ºBPM