quarta-feira, 7 de novembro de 2007

I Conferência de Educação Básica aconteceu na Pérola do Mamoré

A I Conferência Municipal de Educação Básica aconteceu nesta terça-feira (6/11), no município de Guajará-Mirim. Visando promover a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação (tema da Conferência), com a garantia do direito à educação, indicando políticas educacionais de forma articulada entre os sistemas de ensino, garantia da democratização da gestão e da qualidade social da educação foram uns dos objetivos do evento.
A abertura da solenidade da I Conferência contou com a participação do Chefe de Gabinete, Marcos Marinho Passos, representando o prefeito Dedé de Melo por estar resolvendo relevantes assuntos do município em Brasília; Expedito Ferraz Júnior, diretor e professor do Campus de Guajará-Mirim/UNIR; Miguel Edson Hurtado Oreyai, Representante de Ensino da SEDUC/GM; Profª. Janaína das Dores Elias Menacho, secretária Municipal de Educação; Marilete Diniz, representante do Sindicato dos Trabalhadores; Israel Crispim Ribeiro, representando os Conselhos Municipais. A secretária de Educação, Profª. Janaína das Dores Elias Menacho ponderou a democracia e a participação dos presentes que preencheram todos os espaços do Centro de Treinamento São José.
Após a solenidade de abertura, foi lido e aprovado o Regimento Interno da I Conferência Municipal de Educação Básica, seguindo com o ciclo de palestras, com o tema Desafios da Construção de um Sistema Nacional articulado de Educação, palestrado pelo Prof. Dr. Dorosnil Alves Moreira; Democratização da Gestão, conferencista Prof. João Ramon Zarete. Foram promovidos grupos de trabalho para discussão dos eixos temáticos e mesa redonda. Na parte da tarde foram apresentas as palestras do Vereador Rodrigo Melo Nogueira com o tema Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educação, também palestrou o Prof. Ms. Oziel da Silva Marques com o tema Inclusão e Diversidade na Educação Básica e o Prof. Dr. Expedito Ferraz Júnior com o tema Formação e Valorização Profissional.
A Conferência foi idealizada e realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores- SINTERO, Campus de Guajará-Mirim/UNIR e Representação de Ensino da Secretaria Estadual de Educação/GM.

Minerva Soto
Assessora de Imprensa da Prefeitura de G. Mirim