segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Magistrados de Rondônia se reúnem a partir do dia 22 em Guajará para discutir temas como O Juiz e a Sociedade

O Juiz e a Sociedade é o tema central do IV Congresso de Magistrados do Estado de Rondônia que pretende discutir a importância da integração e atuação do juiz na sociedade. O Congresso será realizado entre os dias 22 a 24 de novembro, na cidade de Guajará-Mirim, no hotel Pakaas Palafitas Lodge, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Péricles Moreira Chagas, que presidirá o evento na condição de presidente de honra da Ameron, e da Corregedora-Geral de Justiça de Rondônia, Ivanira Feitosa Borges. No evento serão proferidas palestras por especialistas nas áreas de economia e mercado de capitais, comunicação, direito e psicologia e serão abordados temas como “Função, Objeto Social e Auto-Regulação da Bolsa de Valores”, “Saúde Mental”, “A efetividade na Administração da Justiça” e “Imprensa e Sociedade”. Objetivando o congraçamento e união dos magistrados, a organização do Congresso oferecerá programação paralela destinada aos participantes e familiares, e contará com a impar receptividade do hospitaleiro povo de Guarajá Mirim. Materiais de divulgação, folders e formulários de inscrição estão sendo providenciados, e em breve estarão à disposição dos interessados. Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do evento, pelo telefone 32291736 (Andréia ou Angela).

Para cada tema a apresentação de um experiente profissional
“Imprensa, Juiz e Sociedade – Diminuindo distâncias”, o assunto será abordado pelo jornalista Paulo Queiroz Bezerra, “articulista político” e autor da coluna “Política em Três Tempos”, publicada no jornal “O Estadão do Norte”. Mídia e Judiciário têm funções essenciais na manutenção e defesa da democracia, porém não é rara a ocorrência de desencontros entre esses dois segmentos da sociedade. A ajuda mútua, quando houver convergência de interesses, baseada no esclarecimento de limites e liberdades, será a ênfase dada pelo palestrante.
“A efetividade na administração da Justiça”, será a palestra a ser proferida pelo Desembargador Federal aposentado, Vladimir Passos de Freitas, que além de outras atividades, atualmente é professor doutor da PUC/PR, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, consultor em Direito Ambiental, Diretor da Escola da Magistratura Federal do Paraná, Consultor do site Conjur e Presidente do “Instituto Brasileiro de Estudos do Sistema Judiciário – IBRAJUS”. Autor, co-autor e organizador de 22 livros na área do Direito, com mais de 200 artigos publicados, Vladimir Passos tem feito palestras no Brasil e no exterior. Para saber mais sobre o jurista acesse http://www.vladimirfreitas.com.br/
Luiz Eduardo Martins Ferreira, diretor de Auto-Regulação da Bovespa Supervisão de Mercados (BSM) desde 28.08.2007, com mandato até 27.08.2010, discorrerá sobre o tema “Bolsa de Valores – Função – Objeto Social – Auto-Regulação”. O palestrante já desenvolveu atividades como Professor de Mercado de Capitais, e é responsável pelo projeto Bovespa Vai ao Judiciário desde abril de 2004. Na Bovespa também exerceu os cargos de Superintendente de Supervisão de Mercado, Consultor Jurídico, Secretário dos Conselhos de Administração e Secretário Geral da Câmara de Arbitragem do Mercado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde a Saúde Mental abarca, entre outros aspectos, o bem estar subjetivo, a percepção da própria eficácia, a autonomia, a competência, a dependência intergeracional e a autorrealização das capacidades intelectuais e emocionais. Este tema, de relevante importância para a qualidade de vida de um profissional, também será tratado no IV Congresso de Magistrados do Estado de Rondônia, em diversas atividades interativas que serão realizadas pelos psicólogos do Tribunal de Justiça de Rondônia, Sara Lúcia da Silva Manente, Celso Cornélio Pereira e Josefina Rica Mourão.