quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Advogado petista acusa jornalista Tim Lopes de pedofilia

Durante a realização de um WorkShop sobre Mídia e Poder na sede do Partido dos Trabalhadores na noite desta quarta-feira (3) em Porto Velho, capital de Rondônia, um convidado palestrante fez uma grave acusação contra o premiado jornalista Tim Lopes, assassinado no Rio de Janeiro em 2002.
Valdeci Nicácio Lima ( foto), advogado, militante do Partido dos Trabalhadores do Acre e ex-subsecretário Adjunto de Segurança do Estado do Rio de Janeiro na época da morte do repórter investigativo da TV Globo, afirmou que existem duas versões para a morte de Lopes.
Uma história oficial, que segundo Nicácio foi reproduzida a exaustão pela mídia, dando conta que Tim Lopes estaria produzindo uma reportagem com câmera escondida para denunciar os bailes Funk agregados à exploração de adolescentes. Tim teria sido aprisionado pelos traficantes que o reconheceram como o autor da reportagem ''Feira das Drogas'', série de matérias investigativas que denunciaram a ação de traficantes à céu aberto na favela da Grota.
Após sessão de tortura, Lopes foi morto e levado ao “microondas”, processo de queima de cadáveres com auxilio de pneus.
Para espanto da platéia, composta por cerca de trinta militantes do partido que participam do curso de formação política do diretório estadual, além do deputado estadual Ribamar Araújo, da secretaria municipal de educação Epifania Barbosa e diversos jornalistas, Nicácio relatou sua segunda versão para a morte de Lopes. ( Confira foto com lista de presentes no local)
Segundo o advogado acreano, o serviço de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, da qual o mesmo era o secretário-adjunto, tinha informações confidenciais que o jornalista Tim Lopes era pedófilo, tendo casos com garotas menores de idade nos morros cariocas.
Na noite do crime, Lopes teria ido ao morro da Vila Cruzeiro buscar uma garota com quem estava mantendo um caso amoroso. A menina também seria amante do responsável pelo tráfico no local, o que acabou gerando ciúmes e possivelmente um crime passional. Como os investigadores da Civil carioca não conseguiram provar a prática de pedofilia de Tim, as acusações foram sepultadas junto com o que sobrou do cadáver do repórter.
Depois de fazer a grave acusação contra Tim Lopes no auditório petista, Valdeci disse que se alguém afirmasse que ele tinha dito isto, o mesmo morreria negando.