quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Hospital de Base fará transplantes de rins

O Hospital de Base Ary Pinheiro implanta em seus serviços prestados à comunidade o transplante de rins. A informação é do diretor do HB, médico Amado Rahhal. O governador Ivo Cassol e o secretário de Saúde Milton Moreira, colocaram oficialmente à disposição da população de Rondônia mais um serviço de tratamento de alta complexidade. O transplante de rins no Hospital de Base vai atender aos pacientes que antes faziam esse tipo de procedimento médico fora de domicilio, e agora poderão se tratar em Porto Velho, perto de suas famílias.

Preocupação e compromisso com a saúde de nossa população têm motivado o governador Ivo Cassol a investir, mais do que determina a Constituição Federal, no setor de saúde do Estado. “Só faltava sensibilidade e vontade política para que todo o sistema de saúde pública de Rondônia sofresse os investimentos tanto quantitativos, quanto qualitativo nessa área”, declara Rahhal.

Segundo o diretor do HB tanto o Estado e os parceiros sabem da necessidade de investir, modernizar definitivamente toda a estrutura física, técnica e humana da Secretaria de Saúde. O transplante de rins no HB é resultado de determinação do próprio governador Ivo Cassol, que ficou preocupado com a quantidade de pessoas enfermas do Estado, que fazem tratamento fora de domicílio.

Três mil doentes e três mil acompanhantes oneram os cofres do Estado e da União no custeio desses tratamentos entre eles, transplantes de rins.

O gerente do TFD Jair Rocha declarou que o transplante de rins, implantado no HB, é mais uma vitória da população. “É mais um compromisso do governador Ivo Cassol cumprido, que com essas medidas inovadoras investe alto, mas os benefícios e o retorno são maiores”, completou.

Em Rondônia, já existem listados para serem transplantados, mais de 50 pacientes. Amado Rahhal disse que “o transplante de rins no HB, é feito nos mesmos moldes e padrões de qualquer centro de saúde, do Sul e Sudeste do Brasil”.