quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Índios de aldeias de Guajará-Mirim tem material recolhido para identificar casos de hepatite

Todo o material recolhido para diagnóstico de hepatite, nas aldeias localizadas na região fluvial de Guajará-Mirim está sendo analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O trabalho foi realizado pela equipe técnica da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), em pareceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município, Coordenação Estadual de Hepatite e DST/AIDs, Lacen e representantes indígenas.
O objetivo principal da ação era identificar, diagnosticar, acompanhar e monitorar os casos susceptíveis de hepatite. A equipe composta por bioquímico, técnico em laboratório, auxiliares de laboratório, registradores, pilotos de embarcação, enfermeiros que atuam em aldeias e agentes indígenas de saúde visitou oito aldeias, que juntas possuem uma população de aproximadamente de 1.340 habitantes.
Durante o trabalho, os profissionais de saúde coletaram 1.326 amostras. A previsão é que até o final deste mês, os resultados dos diagnósticos sejam liberados pelo Lacen. A partir deste momento, a mesma equipe dará continuidade ao trabalho, monitorando e acompanhando o tratamento dos portadores de hepatite.
Segundo a Funasa/RO, o mesmo trabalho deve iniciar ainda em novembro, nas aldeias do município, onde o acesso é feito por estradas.
Tuberculose
Durante a ação, a equipe também recolheu 50 amostras de material para diagnosticar a tuberculose, os quais encontram-se no Lacen, para serem analisados.