quinta-feira, 25 de outubro de 2007

CENSO 2007: RONDÔNIA FICOU PREJUDICADA COM OS NÚMEROS DIVULGADOS.

A contagem da população brasileira foi concluída no dia 31 de agosto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já tendo sido comunicado o resultado aos 5.564 municípios brasileiros. No entanto, a maioria não concorda com os números finais. Vários municípios de Rondônia, por exemplo, estão reclamando dos resultados finais do censo 2007. O Estado também ficou prejudicado com os números apresentados. Rondônia restou com uma população final de 1.454,237 habitantes, abaixo do esperado. É a quarta menor do país, ficando na frente apenas de Roraima (394.192), Amapá (585.073), e Acre (653.620).

O resultado oficial foi publicado no Diário Oficial de 05 de outubro de 2007 e aos prefeitos descontentes foi dado um prazo de 20 dias para a contestação fundamentada com outros números oficiais, como o número de eleitores, censos, pesquisas, cadastros municipais e outros possíveis. Até o dia 31 deste mês o IBGE deverá informar o resultado do censo 2007 ao Tribunal de Contas da União que, com base nos números da contagem populacional, definirá a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano que vêm, o que poderá aumentar ou diminuir do valor atual.

UM CASO: Prefeitura de Vilhena cobra revisão de números oficiais

A Prefeitura de Vilhena protocolou esta semana a contestação do município de Vilhena em relação à contagem populacional do município. Pelas contas do IBGE Vilhena tem atualmente 66.751 habitantes, quantia que está, de acordo com outros números oficiais do município, bastante aquém da realidade local. Ele está cobrando uma revisão dos números finais que apontam, de acordo com dados oficiais da Secretaria Municipal de Planejamento, uma população acima de 80 mil habitantes.

Conforme números apresentados pela prefeitura, embora Vilhena tenha a segunda maior arrecadação de Rondônia (ICMS), ficando apenas atrás da capital, é a quinta em população, ficando atrás de Porto Velho (371.791), Ji Paraná (107.638), Ariquemes (82.388) e Cacoal (76.155). “Como cidades com menor repasse de ICMS, têm números maiores de habitantes que o Município de Vilhena?” contesta o documento apresentado pela prefeitura de Vilhena.

O documento também busca provar que a conta do IBGE em relação à população de Vilhena está errada. Contando os alunos matriculados nas redes municipal, estadual e particular de ensino a conta chega a 23.112 estudantes. Novas escolas estão sendo construídas para atender mais de 1.200 novos alunos no ano que vêm. De acordo com o cartório eleitoral estão cadastrados em Vilhena 43.154 eleitores, excluindo os títulos suspensos e cancelados.

A Secretaria de Saúde registrou 6.927 crianças vacinadas, entre zero a quatro anos de idade este ano. Por esses dados a população já ultrapassa a quantia de 74 mil habitantes. A contestação fica ainda mais robusta com dados de crescimento de Vilhena, os cadastros de propriedades rurais e urbanas, além do fato de que muita gente reclamou não ter recebido a visita dos recenseadores em suas casas.